Seguidores

domingo, 17 de janeiro de 2016

"Sombras de um sacrifício completo"


Resultado de imagem para Imagens de sombras do sacrificio de cristo

Vinicius Marqueto

"Sombras de um sacrifício completo" - 12/01/2016

"E assim todo sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados; mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, está assentado para sempre à destra de Deus." Hebreus 10:11, 12.

No antigo testamento existe a constante imagem de um sacrifício sendo feito como forma de adoração, mas que na verdade era a sombra de um Salvador. Tanto no período patriarcal, antes do cativeiro egípcio, quanto durante a existência do santuário o sacrifício diário fazia parte da adoração. Inicialmente no tabernáculo, e em seguida no templo, todos os sacrifícios que aconteciam diariamente ensinavam sobre a vinda de Jesus, o Messias, como redentor, sacerdote e rei. Mas uma vez no ano o ritual era sombra dos eventos finais do grande conflito, onde o universo é purificado do pecado. 

Resultado de imagem para Imagens de sombras do sacrificio de cristo

O santuário terrestre foi feito segundo um modelo celeste, para que servisse de alegoria e ensinasse o plano da redenção. Tudo nele era uma representação do que ocorre no céu. Um compartimento para o sacrifício diário, outro para o julgamento. Sendo que o sacrifício diário foi consumado pela morte de Cristo e o julgamento se deu com sua entrada no lugar Santíssimo, pois Cristo, nosso grande Sumo Sacerdote, é hoje “Ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem”. Hebreus 9:9, 23; 8:2.

Satanás sabe que ele não tem completo domínio sobre o ser humano. Quando ele fez com que Adão e Eva pecassem, estes arrependidos foram perdoados por Deus e libertos da condenação de Satanás, e o sacrifício que Adão e seus filhos ofereciam diariamente, era a confiança de que Deus resolveria o problema do pecado fazendo um sacrifício perfeito. O Inimigo reconheceu o plano da salvação por trás dos sacrifícios e viu um símbolo de comunhão entre Deus e o homem, e hoje seu plano é atrapalhar essa comunhão perfazendo com falsidade os símbolos e ritos que apontam para o Salvador. 

Enquanto Deus ensina que o sacrifício era uma forma de agradecimento a Deus e ensinava sobre seu perfeito amor, Satanás tem se empenhado em ensinar que o sacrifício é uma forma de acalmar a Deus de sua ira e vontade de destruir o ser humano. 

"Em palavras e em obras o Messias devia revelar à humanidade durante o Seu ministério terrestre a glória de Deus, o Pai. Cada ato de Sua vida, cada palavra proferida, cada milagre operado, devia ter em vista tornar conhecido à humanidade caída o infinito amor de Deus." EGW

Deus quer nos ensinar de Seu amor profundo, seja com símbolos, seja com sombras, mas tudo aponta para o amor que deu sua própria vida para nos salvar. 

Reflita sobre isso no dia de hoje. Com carinho, Pr Vinícius Marqueto

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque