Seguidores

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

2Reavivamento e Reforma Adventistas: Qual o melhor modelo?

May
 

Acredito que a maioria dos adventistas do sétimo dia dá as boas-vindas ao chamado para o reavivamento e a reforma. A maioria de nós sentimos nossa deficiência espiritual, pessoal e coletiva e gostaria de fazer algo para mudar isso.
O reavivamento é, para mim, um retorno a piedade simples, direta e primitiva, o tipo de paz que sentimos quando colocamos nossa confiança em Jesus, e o entusiasmo de dizer aos outros que vieram com ele. Nós gostaríamos de sentir isso de novo. O reavivamento, por essa razão, parece-me situar-se mais no campo individual do que o corporativo: cada um de nós precisa de um coração pessoais e reavivamento de alma.
A palavra "reforma" é um pouco mais difícil. O que imediatamente nos vem à mente é a Reforma Protestante, esse período histórico apoiado pelas 95 Teses de Lutero (1517) e o Tratado de Westphalia (1648) que marcou o renascimento de um cristianismo enraizado na experiência e os ensinamentos da igreja cristã primitiva. Com isso como nosso ponto de partida, sou levado a pensar que a reforma é uma mudança na comunidade mais do que o indivíduo, especificamente, encontrar no passado um ideal que pode ser o modelo para que a reforma da comunidade Adventista do Sétimo Dia de hoje.
A Reforma Protestante pode ser interpretada de várias maneiras. Embora um relacionamento de fé pessoal com Cristo informado pela Escritura é o que nós evangélicos nos referimos a ela, os historiadores têm mostrado que este era mais do que um conflito doutrinário. Alguns até dizem que foi um conflito político e cultural, de que a reforma doutrinária foi um dos componentes, e é sem dúvida verdade que, para alguns dos príncipes europeus descontentes com os exércitos do Papa, ela foi tão motivadora como um desejo de espiritualidade pessoal. Houve mais do que dissonância doutrinária. A página impressa explodiu as formas de comunicação. Curiosidade científica e filosófica criou um público receptivo a novas idéias. E, em muitos aspectos, a igreja romana foi seu pior inimigo, seus excessos auto-destrutivos e hipocrisias coincidindo com uma fome por Deus, em cuja abertura pisaram líderes como Lutero, Knox e Calvino.
Eu não acho que, quando falamos da nossa reforma, que estamos falando de um retorno à Reforma Protestante. Embora ela tenha aberto a porta a uma expansão do cristianismo bíblico, a Reforma Protestante não criou uma igreja que hoje deveríamos ser. Entre outras coisas, a Reforma adotou com poucas críticas muito do estilo da igreja romana de adoração, incluindo os sacramentos. A nova igreja protestante não era aberta e democrática: ela era tão hierárquica (particularmente em Genebra), como a igreja romana tinha sido, e os protestantes nova não hesitaram em perseguir os anabatistas como eles haviam sido perseguidos pelos católicos.
E lembre-se que o resultado dessa reforma foi uma fragmentação do cristianismo em vários grupos concorrentes. Quando chamamos para a reforma aqui, estamos dizendo que estamos dispostos para que isso aconteça para nossa denominação?
Ao buscarmos um modelo de reforma, é melhor voltarmos até a igreja cristã primitiva antes de ela se tornar corrompida. (Que, aliás, começou muito cedo, até a igreja de Jesus teve pelo menos um líder corrupto). As cartas de Paulo às congregações esboçam um quadro importante da igreja cristã. Mas duas coisas a impedem de que ela seja um modelo perfeito: em primeiro lugar, a Igreja à qual Paulo estava escrevendo estava bagunçada, sucumbindo a heresias e mau comportamento geral e se transformou em um monstro político-religioso logo depois que ele morreu e, segundo, ele e os outros apóstolos escreveram sua eclesiologia esperando apenas uma vida curta para a igreja e dificilmente poderiam ter imaginado que a espera por Jesus se estenderia por 20 séculos.
Uma das melhores fotos da igreja primitiva é no final de Atos 2. "Todos os dias eles continuaram a se reunir no templo. Partiam o pão em suas casas e comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos "vss [46,47]. Se eu pudesse reformar-nos a qualquer imagem de que a igreja deveria ser, esse seria o melhor modelo.
Existem alguns elementos difíceis, mesmo em Atos 2. Por um lado, a história começa com manifestações carismáticas públicas, que teriam feito muitos dos adventistas do sétimo dia sair correndo. Além disso, parece-me que para entrar na igreja, os requisitos eram menores do que nós os definimos, razão pela qual três mil pessoas que ouviram a mensagem foram batizadas e adicionadas como membros da igreja (se houve de fato uma lista desse tipo) num só dia (vs. 41). Duvido que eles foram instruídos em todas as crenças fundamentais, não houve tempo para eles aceitarem muito mais do que Cristo ressuscitado, o Messias.
E mais, há um elemento comunista aqui, nada atrativo à sensibilidade ocidental: "Todos os crentes viviam unidos e possuíam tudo em comum. Vendiam propriedades e bens para dar a qualquer um que tivesse necessidade "vss [. 44,45]. Vários grupos de notórias conexões adventistas tentaram a abordagem "comunista", e isso deu pano pra manga, e é por isso que eu não vejo a Igreja aprovando esse aspecto da igreja cristã primitiva.
Muitos preferem olhar para o ponto crucial na história de nossa denominação. Há um período que sempre me pareceu particularmente inspirado, o momento imediatamente anterior à grande desapontamento que Ellen White descreve em Life Sketches assim:
"À medida que voltamos para nossas casas através de vários caminhos, uma voz, louvando a Deus que nos chega de um lado, e como se em resposta, as vozes do outro e ainda outro quarto exclamam: "Glória a Deus, o Senhor reina! "Os homens procuraram suas casas com louvores nos lábios, e o som alegre ecoou no ar a noite. Ninguém que participou dessas reuniões pode esquecer aquelas cenas do mais profundo interesse. ... Negócios do mundo foram, na maior parte deixados de lado por algumas semanas. Analisamos cuidadosamente cada pensamento e emoção de nossos corações, como se estivessémos em nosso leito de morte, e em poucas horas prestes a fechar nossos olhos para sempre das cenas terrestres. ["P. 56]
Como Atos 2, é uma experiência que gostaria muito de ter em nossa igreja (mesmo que essa alta espiritual foi seguida por uma baixa). Como Atos 2, ela está firmada sobre uma profissão muito mais simples do que os adventistas de hoje do sétimo dia estão chamado a fazer, porque, além da sua esperança de que Jesus estava voltando em breve, eles estavam perdendo muito do que temos como componentes necessários da verdadeira final do tempo adventismo do sétimo dia. Nós gostaríamos de recuperar sua fé, mas gostaríamos de alterar fortemente sua doutrina.
Então, se estamos reformando volta a um passado bom Adventista, que período deve ser nosso modelo? 1844, quando os fiéis esperaram a ascensão? 1862, quando a igreja foi organizada? 1888, quando Ellen White ratificou a mensagem da Reforma protestante da justificação pela fé para os adventistas do sétimo dia? 1915, depois de Ellen White tinha completado o seu ministério de ensino para a igreja? 1956, antes da publicação de Questions on Doctrine?
Isto pode parecer como tentar complicar demais as coisas e alguns podem dizer, "Eu sei exatamente como eu quero que esta igreja se reforme." Mas parece-me que todos nós precisamos saber o que nós estamos apontando para isso temos imagens de hamornia em mente. Se nós estamos começando uma reforma, como será reformada a Igreja Adventista do Sétimo Dia? E quem decide?
Talvez a palavra "reforma" não significa voltar a um passado ideal. Quando falamos, por exemplo, da reforma do sistema prisional, não significa voltar a um tempo quando as prisões foram melhores, porque as prisões no passado não eram muito boas. Queremos reformar-lhes não a uma prisão ideal do passado, mas de acordo com os princípios da moralidade, da reabilitação, segurança e correção, e tendo em conta as circunstâncias contemporâneas, para fazer prisões mais eficazes do que foram.
Nós certamente poderíamos criar uma lista de princípios sobre os quais podemos basear uma reforma Adventista do Sétimo Dia, mas a diversidade da igreja mostra que haveria propostas demasiado numerosas e detalhadas para alguns e não específicas e abrangentes o suficiente para outros. Tudo o que nós poderíamos provavelmente concordar é que queremos ser uma igreja melhor do que temos sido.
Ainda assim, precisamos falar de uma visão comum para a nossa reforma. Só espero que a nossa igreja reformada ainda terá um lugar para todos nós.
 
Pr. Loren Siebold, Pastor Adventista em Ohio, EUA.

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque