Seguidores

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Falece o Pastor Morris Venden

O Pastor Morris Venden faleceu no dia 10 de fevereiro de 2013 aos 80 anos. 

O Pastor Venden é conhecido no Brasil pelo seu livro "95 Teses Sobre a Justificação Pela Fé", "Como Conhecer a Vontade de Deus", "Como Jesus Tratava as Pessoas" e outros.

O livro "95 Teses" foi duramente criticado por haver proposto que a salvação é o resultado do trabalho conjunto de Deus e o homem, uma posição mais próxima à posição católica do que à doutrina da salvação esposada por Lutero, no qual, ironicamente, Venden baseou o título do seu livro. Para Lutero, a salvação é uma declaração forênsica de absolução de pecado e culpa. Para ele, o crente é simul justus et pecator, simultaneamente justo e pecador. Isso não significa graça barata, uma licença para pecar. Lutero simplesmente reconheceu o estado caído do homem que em sua natureza continua sendo pecador mesmo após ter sido absolvido e andar em obediência. Pecado para Lutero não são "atos" senão "natureza".


A parte dessas questões, Venden era conhecido por ser um pregador Cristocêntrico, que amava profundamente a Jesus.

A União de Columbia do Norte publicou o seguinte comunicado:

"Durante sua vida, Venden pastoreou várias igrejas grandes incluindo a Igreja da Universidade de La Sierra e a Igreja do Colégio Pacific Union na Califórnia e a igreja do colégio Union en Lincoln Nebraska. Posteriormente, ele pastoreou a igreja de Azure Hills próximo à Universidade de Loma Linda de onde se aposentou em 1998. Venden se uniu à Voz da Profecia como orador associado.

Além de escrever mais de 30 livros sobre Jesus, Venden era intensamente procurado como orador e era considerado um mestre na arte de pregar.

Seu filho Lee disse: "O papai vai ser lembrado por tocar um violino de uma nota só: Jesus, e o privilégio disponível a todos para ter relacionamento com Ele. Nesse momento, parece claro que o papai vai dormir durante essa doença; um longo sono na nossa perspectiva, mas curto para ele."


Um culto memorial* será realizado no dia 3 de março na igreja de Loma Linda.
_____________
* A prática de realizar um "culto memorial" para falecidos é comum nos EUA. O culto memorial é independente do funeral propriamente dito e ocorre tipicamente posterior ao sepultamento. Ele é uma ocasião para relembrar a pessoal de forma positiva, com dados biográficos, música etc. O funeral tende a ser um evento mais íntimo, para a família e amigos mais chegados enquanto o memorial é aberto a todos os que de alguma forma querem relembrar a pessoa em qualquer lugar do mundo.
 
 
Comentário do Blog do Nezin.
 
O livro "Como Jesus tratava as pessoas" de Morris Venden  era um dos meus preferidos. O mesmo me lembrava um outro livro do Padre João Mohana, "Os melhores encontros de Jesus" ambos apresentavam uma visão maravilhosa do amor de Jesus para com os pecadores, e o plano da salvação de maneira fácil e atraente. É uma grande perda para a igreja a morte desse grande homem de Deus 

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque