Seguidores

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Adventistas inauguram nova igreja em Sampaio

De vez em quando a gente gosta de falar de coisas que a gente faz, que a gente vê acontecendo. Hoje, estou reproduzindo a matéria que saiu no site da Missao do Tocantins (www.mto.org.br), sobre a inauguração de uma igreja no meu distrito, de Araguatins. É o trabalho de um pioneiro, a união de uma comunidade em busca de um lugar para adorar a Deus, e em que eu estive ao lado, colaborando e vendo acontecer. E dessa vez a postagem tem novidade! Confiram as fotos no final e nos links! rsrs

Adventistas inauguram nova igreja em Sampaio
por Heloísa Barbosa

Pioneiro é quem desbrava novas terras e encara desafios em busca de um objetivo maior. Muitos deles são conhecidos, e tem livros  retratando suas histórias. Mas nem todos estão apenas no passado. Muitos deles estão vivendo e atuando em nossos dias, ao nosso redor.
Ao final do culto de inauguração, no dia 23 de Dezembro de 2009, José Ribamar Correia, olhava a movimentação dos amigos juntando cadeiras e varrendo o chão antes de fechar o prédio para todos irem para casa. A filha pequena, de vestidinho branco segurava seu braço, com sono. Tudo o que ele tinha para declarar era “Estou Muito Feliz”.
Essa declaração também era o sentimento de muitos outros irmãos, que dedicaram o melhor que tinham para a construção de uma casa para Deus, onde pudessem se reunir e realizar seus cultos.

A História
A igreja em Sampaio, pertencente atualmente ao distrito de Araguatins, começou em 2006, na garagem da casa do irmão Ribamar. Não havia adventistas na cidade, e nem mesmo ele era batizado. Mas decidiu mudar essa realidade. Por conta própria, convidou dois obreiros bíblicos para evangelizar a comunidade. Hospedou-os na própria casa e arcou com as despesas de ambos, nos dois meses em que estiveram lá.
Em pouco tempo os novos conversos não cabiam mais na sala, e foi necessário alugar um salão, pago pelo mesmo pioneiro. Nesse salão foi realizada mais uma conferência, dirigida pelo pastor local, Manoel Barbosa. Mas uma sede se fazia necessária.
O irmão Ribamar doou um terreno próprio no centro da cidade e usou na construção o dinheiro que guardava para construir a própria residência. O técnico em edificações, Adão Juscelino,  não é adventista, mas se comoveu com o empenho do amigo. Fez o projeto voluntariamente, e acompanhou a obra passo a passo, orientando os pedreiros. Atualmente, a igreja conta com 20 membros e vários interessados recebendo estudos bíblicos.
Durante a programação, a mensagem principal foi proferida pelo Pr. Marcos Militão, presidente da Missão do Tocantins. Baseado na história bíblica em que Salomão faz a dedicação do santuário em Israel, ele reiterou durante o sermão que os bancos da escola e da universidade trazem conhecimento, mas a sabedoria vem de Deus. E relembrou que o antigo rei de Israel usou seus melhores recursos para construir o templo, e assim o cristão deve agir na hora de trabalhar em prol de suas crenças. O irmão Ribamar, o irmão José Mendes e o Pr. Manoel também passaram seus recados e agradecimentos em frente a congregação.
Na Bíblia, Jesus diz aos seus discípulos qual seria a missão da igreja: “Ide por todo o mundo e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28:19), e a Igreja Adventista do 7º Dia em Sampaio usou seu primeiro culto para fazer cumprir essa ordem. Seis pessoas fizeram os votos públicos de crença e foram batizadas pelo Pr. Manoel Barbosa.

Os Depoimentos
O Pr. Manoel Barbosa em seu depoimento, reconhece a importância de um pioneiro para levar a missão da Igreja para frente: “A construção da igreja de Sampaio é a realização de um sonho que nos enche de alegria, principalmente por ver a dedicação de um homem, o irmão Ribamar, que mesmo ainda não batizado, investiu todas as suas economias para a construção de um templo” revela.
E o fim de uma empreitada, não beneficia só quem a construiu. Altera a espiritualidade de toda uma comunidade. Durante a programação, o Pr. Militão definiu a missão de um novo templo: “A razão dessa construção não é um fim em si mesmo. A razão dessa construção é a glória de Deus”, declarou.
Já o irmão José Mendes, falou em nome dos membros da igreja: “Tínhamos um grande sonho. E esse é um sonho que valeu a pena. Não fizemos esse templo para nós, fizemos para todos encontrarem a Jesus” afirmou fervoroso.
Emília Maria de Jesus frequenta a igreja de Araguatins, mas esteve presente prestigiando a programação e o esforço dos irmãos adventistas: “Eu gostei de ver a boa vontade de quem construiu essa igreja. É verdade que onde está o seu tesouro está seu coração, e a dedicação de quem trabalhou nessa obra prova que o coração deles está nas coisas de Deus” comentou. E Deuzanira Arrais pensou no lado missionário: “Ter esse templo vai motivar o trabalho dos irmãos de Sampaio, vai marcar a comunidade” comemorou.
Genúzia Leal participou da programação, e deixa registrada sua promessa: “Para mim é uma grande alegria participar dessa inauguração. E eu prometo voltar e apoiar o crescimento dessa igreja, para a honra de Deus” discursou.
E o irmão Ribamar não se esquece do foco pessoal de cada cristão: “Nunca é tarde para se descobrir quais são realmente os momentos felizes da vida. Às vezes, somos tentados a nos gloriar por realização de metas. Eu tenho quatro cursos universitários, mas não é isso que me faz feliz. Esse templo para mim significa uma entrega a Jesus. Significa a felicidade verdadeira” testemunhou.








 

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Fico sem palavras ao saber como essa igreja foi erguida. Uma pessoa não adventista se entregar totalmente a Deus! Parabéns irmão Adão, Pr. Manoel e todos que bravamente horaram o nome Deus nessa maravilhosa casa de adoração!!
Carinhosamente Sérgio R. Vieira

schirley disse...

gostaria de saber se essa emilia maria de jesus é de minas gerais estou a procura de uma tia que veio pro estado do parana amais de 50 anos

Postagens de Destaque