Seguidores

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Batismo Em Nome... De Quem?. (Série Batismo - 1ºparte)

Batismo Em Nome... De Quem?. (1ºparte)


Muito se tem falado e escrito sobre a fórmula correta de batizar. Há aqueles que defendem a tríplice forma: “em Nome do Pai, em Nome do Filho e em Nome do Espírito Santo”. E como defesa desta forma, citam a ordem expressa de Jesus no evangelho de Mateus 28: 18 – 21

Outros há, entretanto, que condenam essa fórmula, dizem que batizar em nome da Trindade é uma tradição católica, e quem procede assim está em erro, pois os apóstolos batizavam apenas em O Nome de Jesus; e que a passagem citada em Mateus foi acrescentada à Bíblia, por algum copista através dos tempos e que a mesma não é encontrada nos mais antigos pergaminhos

Procede este argumento? A Bíblia foi adulterada para defender uma prática católica? É correto batizar em nome da Trindade? O batismo só é válido se realizado apenas em O Nome de Jesus?

Nas linhas a seguir, tentaremos tirar estas dúvidas e mostrar pela Bíblia a fórmula correta de batizar.

O Que Significa O Batismo? Para Que A Pessoa É Batizada?

“O ato do batismo é uma expressão externa para mostrar a Deus e ao mundo que, desse dia por diante, estamos resolvidos a deixar que Deus dirija em tudo que temos e somos. Desse dia em diante viveremos para Ele. Para o cristão renascido, esse é o dia no qual se uniu a Cristo. Justamente como, para a noiva, o dia do casamento e o dia em que se une ao esposo. Nessa ocasião toma o nome do marido e promete viver para ele o resto de sua vida. Semelhantemente, o cristão não pode por mais tempo viver para o próprio eu, mas viverá para Cristo daí por diante”. Curso ‘A Bíblia Fala’, estudo 17

“Na verdade o batismo nas águas é um ato simbólico, é uma expressão que externiza o sentimento de repúdio ao pecado, tornando público o arrependimento por meio de uma ação simbólica.” Ultimato 14 de junho 2008

A palavra batismo, etimologicamente, significa mergulho. Não se sabe quando começou esta prática, o que se sabe é que os judeus a mantiveram através dos tempos. E há quem acredite que já nos tempos do profeta Elizeu o batismo era praticado, e por este motivo é que ele, Elizeu, mandou que o leproso Naamã se auto-batizasse no rio Jordão, ou seja, mergulhasse sete vezes.

O batismo moderno teve início com João o Batista. O chamamos de batismo moderno, porque o próprio Jesus foi batizado, porém era uma prática comum em Israel e tão conhecida, que nenhum sacerdote, escriba, ou mestre da lei contestou o fato de João estar batizando o povo, pelo contrário, muitos fariseus quiseram batizar-se também, João é que se recusou a fazê-lo. Lucas 3:7

(Continua no proximo post)

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque