Seguidores

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A expressão "Em Nome de Jesus" (Série Batismo - 5ºparte)

Batismo Em Nome... De Quem?. (5ºparte)

(Continuação do post. Anterior)

A Expressão Em Nome De Jesus

Por que os discípulos usaram muitas vezes a expressão “Em Nome de Jesus”? Não é um indicativo que esta fórmula deve ser sempre usada ao batizar? A resposta é não.

Eles usavam essa frase, como referência à autoridade que estavam investidos. É lógico que eles tinham que se afirmarem perante as autoridades. Eles não haviam estudado teologia, nem mesmo haviam estudado nas escolas dos rabinos, não eram levitas, nem sacerdotes, tampouco eram profetas. Com que autoridade eles ensinavam, pregavam ao povo e os batizava? Em nome de quem fazia tudo aquilo? ‘Em nome de Jesus,’ respondiam. (Veja este texto bíblico em Atos 4:1-10)

Pedro e João perante o Sinédrio

1 E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus,

2 Doendo-se muito de que ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos.

3 E lançaram mão deles, e os encerraram na prisão até ao dia seguinte, pois já era tarde.

4 Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.

5 E aconteceu, no dia seguinte, reunirem-se em Jerusalém os seus principais, os anciãos, os escribas,

6 E Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, e João, e Alexandre, e todos quantos havia da linhagem do sumo sacerdote.

7 E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto?

8 Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel,

9 Visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado,

10 Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.

A pergunta era: “Com que poder e em nome de quem fizestes isto? Quem vos autorizou?” Pedro respondeu: “Jesus. É a ele que temos que prestar contas.”

Para alguém batizar em nome de Jesus, deve ter sido chamado por Deus, e autorizado pela igreja. Mesmo que não use a frase “Em nome de Jesus” o batismo será válido, pois quem está batizando tem credenciais para fazê-lo.

Ilustração.

Um juiz de paz, quando celebra um casamento, diz: “Eu, juiz de paz desta comarca, pela autoridade que a lei me concede, vos declaro casados, ‘Em nome da lei’”. “E se ele esquecer da frase “Em nome da lei”, E falar apenas, “eu vos declaro casados”. O casamento deixa de ter valor? Não. Claro que não. Mesmo o Juiz não pronunciando a tal frase, o casamento é válido por que ele tem autoridade para realizar o ato, ele foi investido da autoridade. Ele o faz em nome da lei.Quem casa é a lei, o juiz apenas a representa.

Assim também é com o batismo, se o celebrante foi autorizado por sua igreja para batizar, e o batizando deu provas que aceitou a Jesus como seu salvador, o batismo será válido, mesmo que ele, o celebrante, deixe de pronunciar a frase em Nome De Jesus, ou, em Nome da Trindade. Ele é o representante de Jesus, quem batiza é Jesus, o pastor apenas age em seu lugar.

Suponhamos que o pastor, na hora do ato, use apenas o velho e conhecido clichê:

“Prezado irmão em Cristo, renunciaste o mundo com os seus pecaminosos caminhos, e aceitastes a Cristo como teu salvador pessoal, para remissão de teus pecados, e para a gloria de Jesus, eu ministro do evangelho, devidamente chamado por Deus, e autorizado por nossa igreja, e para que tenha uma nova vida, eu te batizo... Amém!”

Está batizado, ou tem que mergulhar de novo invocando a frase “Em Nome de Jesus”?...Ou, “Em Nome do Pai, Em Nome do Filho, Em Nome do Espírito Santo”?





Nenhum comentário:

Postagens de Destaque