Seguidores

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O que signifia batizar em nome de Jesus? (Série batismo - 4ºparte)

Batismo Em Nome... De Quem?. (4ºparte)

(Continuação do post. Anterior)

O que significa batizar em nome de Jesus?

Herbert W. Armstrong em seu livro “Tudo Acerca do Batismo” escreveu o seguinte:

“Em virtude de que hoje em dia muitos são batizados de novo “em nome de Jesus somente” para eliminar o Pai e o Espírito Santo, devemos considerar o porquê desta prática.

Sustentam os que tal fazem que Mateus 28:19 é a única passagem da Bíblia onde se manda nomear o Pai e o Espírito Santo. Acrescentam que, uma coisa tem que ser estabelecida, “ da boca de duas ou mais testemunhas”. E, como, afirmam eles, só há esse testemunho para tal mandato, deve ser rechaçado. Todas as outras passagens mencionam apenas o Nome de Jesus.

O certo é que se requerem dois ou mais testemunhos, unicamente em caso de testemunho humano, quando um acusa o outro. Mas essa instrução não é aplicável ao Testemunho Divino, já que foi inspirado pelo Espírito Santo. Pelo contrário, Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil. ... (2Timoteo 3: 16.) e a escritura não pode ser quebrantada.

Se você pode quebrantar, desaprovar, rechaçar, ou suprimir, ou desprezar este verso da escritura, pode desprezar o restante.

A palavra “em” que aparece em Mateus 28: 19, propriamente deve traduzir-se “dentro de” o significado é, pois, que os crentes arrependidos são batizados, imergidos, mergulhados , dentro de Deus o Pai, e dentro de Cristo o Filho, e dentro do Espírito Santo.

E o que realiza a imersão, o que imerge o novo crente sob a água, executa o ato em nome de, ou seja, pela autoridade de Jesus Cristo, por sua ordem.

Por que Jesus disse: “toda autoridade me foi dada no céu e na terra” ele tem todo o mando. Assim que, o fazemos por sua autoridade, do contrário, não teríamos nenhum poder para fazê-lo. Herbert W. Armstrong, Tudo acerca do batismo, Pags 13,14. (Tradução livre)

Conforme o texto acima, batizar em nome de Jesus, não é apenas usar as palavras, “ Eu te batizo Em Nome de Jesus”, como se fosse um mantra, uma palavra mágica.

Batizar em nome de Jesus, é batizar por Ele, em lugar dele, substituindo-o, é batizar pela autoridade recebida de Jesus, ter a autoridade para executar o ato, é ter sido investido na função. É ter sido ordenado para realizar o batismo.

Não é qualquer “zé mané”, que vai sair por aí levantando a mão para o céu, e batizando qualquer um “em Nome de Jesus” que o batismo será aceito.

A pessoa que batiza deve ser investida na função, deve ser reconhecido pela igreja, deve ser ordenado pastor, ancião, ou mesmo diácono, como era Filipe. Só assim o batismo terá validade.

Quando o Espírito Santo escolheu a Saulo e Barnabé, para o ministério, não atropelou a igreja. Ele poderia ter enviado os dois sem dar satisfação a ninguém, afinal é o Espírito Santo, Ele é o terceiro poder da Divindade. No entanto, Ele deu a seguinte ordem à igreja:

“ Disse O Espírito Santo: Separai-me, agora, a Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”. Bíblia, Atos 13:2

“Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram” Bíblia, Atos 13:3

Veja que o Espírito Santo fez o chamado, e a igreja em oração e jejum confirmou o chamado, os separou e os ordenou pela imposição de mãos (verso 3). É assim que Deus trabalha. As coisas de Deus são feitas com decência e ordem.

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque