Seguidores

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pode-se batizar em Nome Do Espírito Santo?. (7ºparte)

Batismo Em Nome... De Quem?. (7ºparte)

(Continuação do post. Anterior)


E Em Nome Do Espírito Santo, Pode-se batizar?

Quem é o Espírito Santo?

Para os Antitrinitarianos, o Espírito Santo é apenas uma energia, uma força, uma influencia positiva, um conceito, ou uma figura de linguagem. Um modo de expressar os atributos e manifestações de Deus na terra e na vida das pessoas. Mas não é Deus.

Há também quem afirma que é Anjo Gabriel, ou outro anjo qualquer, nunca porém, uma terceira pessoa poderosa fazendo parte da Divindade.

A Bíblia está cheia de referencias ao Espírito Santo. Não precisa ser teólogo para deduzir que Ele é uma pessoa.

Vejamos.

“E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas." (Gênesis 1 : 2)

No principio estava com Deus. Não era algo inerente a Deus, era à parte. Fora Dele. Não era Deus. Estava com, junto, ao lado.

“ E o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”.

Outra tradução diz, “pairava sobre a face das águas”.

No meu velho dicionário, pairar, significa: “Parar acima de; adejar; estar acima, sobrevoar”. Que se conclui?...Que é outra pessoa, diferente do Pai, não é o mesmo

Funções do Espírito Santo

O Espírito Santo encheu de sabedoria a Bezalel e Oliabe, para construírem a Arca. Êxodo. 35: 31. Inspirou a Saul a profetizar, 2 Samuel 10:10. Revestiu a Zacarias de poder para pregar, 2. Crôn. 24:20 Inspirou os profetas a escreverem a Bíblia, 2 Timóteo. 3:16.

O Espírito Santo foi o agente ativo no nascimento de Jesus.

"E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;" (Mateus 1 : 20)

"E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus." (Lucas 1 : 35)

O Espírito Santo, também, ungiu Jesus para o ministério e o enviou a pregar e curar. Ele quem o afirmou:

"O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração," (Lucas 4 : 18).

O Espírito Santo é chamado de outro, não é Deus o Pai, nem o próprio Jesus, mas é outro, outra pessoa, outro ser.

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;" (João 14 : 16)

O Espírito Santo foi enviado pelo Pai.

"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." (João 14 : 26)

Veja bem a expressão: “Em meu nome”. Significa: Em meu lugar, para me substituir, para agir como se fosse eu mesmo, para falar por mim, para fazer as coisas que eu faço.
Outras Funções Do Espírito Santo. João. 16: 7-15

7 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for,o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.

8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

9 Do pecado, porque não crêem em mim;

10 Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;

11 E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

12 Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.

13 Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.

14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.

15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

Estas passagens deixam claro que o Espírito Santo é uma pessoa, e é através Dele que o pecador é convencido do pecado

Sem a atuação do Espírito Santo não haveria salvação pois pecador só é convencido da necessidade de aceitar a Jesus, pelo trabalho do Espírito Santo.

Esse mesmo Espírito que convence o pecador a aceitar a Jesus é o que escolhe as pessoas e as comissiona para o ministério

“Ele mesmo concedeu, uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres”. Efesios.4:11

Mais Funções Do Espírito Santo.

E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios. Atos 21:11

Como se pode ver, o Espírito Santo, foi enviado, convence, guia, fala, diz, anuncia, dar, e recebe, envia pessoas a pregar, e impede outras de agir, distribui dons a igreja, escolhe alguns para ser pastores, outros para evangelistas, outros para mestres, faz alguns se lembrar do que esqueceu, e fica triste quando alguém peca.

Se não é uma pessoa é o que?... Só os de mente obtusa não reconhecem que o Espírito Santo é uma pessoa, assim como o Pai e o Filho são pessoas

O Espírito Santo é uma pessoa. Assim como Deus o Pai e Deus o Filho, Ele também é Deus. A Terceira Pessoa da Divindade

Por que não invocar o nome dessa pessoa no batismo? Claro que invocamos!

Veja o que Diz Ellen White

"Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê, nem O conhece: mas vós O conheceis, porque habita convosco, e estará em vós." João 14:16 e 17. O Salvador estava apontando para o futuro, ao tempo em que o Espírito Santo deveria vir para fazer uma poderosa obra como Seu representante. O mal que se vinha acumulando por séculos, devia ser resistido pelo divino poder do Espírito Santo. ...E recebereis poder MM 1999 Pag. 9

Veja o Espírito Santo não é a energia, não é o poder, Ele TEM O PODER ele tem a energia, e usa essa energia, esse poder que ele possui, para conter o mal que vinha se acumulando por séculos.

Leia de novo.

“O mal vinha se acumulando por séculos e só poderia ser contido pelo inigualável poder do Espírito Santo, a terceira pessoa da Divindade, que viria sem restrições em Sua eficácia, mas em plenitude do divino poder”. Olhando para o alto pag. 45

Leia mais uma vez, para ficar esperto

“O mal se vinha acumulando por séculos e só poderia ser restringido e resistido pelo eficaz poder do Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade, que viria com não modificada energia, mas na plenitude do poder divino. Outro espírito deve ser enfrentado; pois a essência do mal estava atuando de todas as maneiras, e era de surpreender a submissão do homem a esse cativeiro satânico”. Testemunhos para ministros e obreiros evangélicos 392

Percebeu diferença entre um texto e outro?...

Em um texto, Ellen White fala Divindade, no outro, outro fala Trindade. Sabe por quê?... Por que é a mesma coisa. A Divindade é formada por três pessoas. O Pai... O Filho... e o Espírito Santo. Isto é Trindade. Esta claro, ou precisa desenhar?

É pelo Espírito Santo que o coração é purificado. Por meio do Espírito, o crente torna-se participante da natureza divina. Cristo concedeu o Seu Espírito como um poder divino para vencer todas as tendências para o mal, quer hereditárias, quer cultivadas, e imprimir na Igreja o Seu caráter. ... Minha consagração hoje MM 1953 pag. 46

Sendo que o Espírito Santo é quem salva o pecador, ao convencê-lo “do pecado da justiça e do juízo”. É ele quem leva esse pecador aos pés de Cristo e intercede pelo mesmo, “com gemidos inexprimíveis”, e ainda, concede poder para o pecador resistir ao pecado, fica evidente, que esse pecador deve ser batizado também em nome desse Espírito. Pois sem ele o pecador estaria perdido. Não faz sentido, na hora do Batismo o Espírito Santo não ser invocado.

Acredito até, que se o batizando for batizado só em nome do Espírito Santo já está muito bem batizado, por que ao ser batizado, ele, pecador, está sendo imerso no Espírito, fica cheio do Espírito, completamente tomado pelo Espírito Santo, passa a fazer parte da família espiritual, torna-se propriedade do Espírito Santo.

Não esquecendo que o ministro que realiza a cerimônia o faz em nome do Espírito, ou seja, pela sua ordem, em seu lugar. Foi para batizar que o ministro foi escolhido e quem fez a escolha foi o Espírito Santo

É por isto que quem realiza um batismo o faz em Nome do Espírito Santo

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque