Seguidores

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A Saúde no Tempo do Fim

 

A Saúde no Tempo do Fim

Correria, estresse, falta de vida social, fé anêmica, sono curto, sedentarismo… Essas são algumas características que acompanham os seres humanos no contexto de mundo em que vivemos hoje. E assim caminha a humanidade. Mas o tempo passa. E como a máquina humana não é de ferro, as doenças chegam. É Inevitável ir ao médico e se encher de drogas pra aliviar os sintomas incômodos. É claro que existem exceções, mas, na sua maioria, esta é a realidade.

Desde criança, como adventista, ouço sobre os oito remédios naturais deixados pelo Senhor (água, boa alimentação, ar puro, exercício físico, luz solar, abstinência, repouso e confiança em Deus) [1]. Esse é um assunto sério, importante e essencial para o povo de Deus que, de forma até mesmo irônica, tem esquecido o quanto isso está relacionado com a salvação. Daí alguém pode questionar: “Pastor, mas nossa Igreja sempre prega sobre a mensagem de saúde e temos muitos materiais que falam sobre o assunto.” Meu irmão em Cristo, a teoria é linda, mas onde está a prática?
Um dia desses, após pregar um eloquente sermão sobre reavivamento, um renomado pregador estava à porta de uma grande igreja cumprimentando os membros que saiam da mesma, quando recebeu uma observação inusitada: “Lindo sermão! Se vocês continuarem desse jeito, ele nunca se cumprirá”, disse uma senhora, olhando-lhe nos olhos, enquanto apertava sua mão. “Como assim?”, perguntou o líder eclesiástico. E ela respondeu: “Já percebeu que, apesar do slogan ‘Reavivamento e Reforma’, vocês falam muito sobre reavivamento e quase nada sobre reforma? Sabe por quê? Porque se deleitam na beleza da teoria, mas não estão dispostos ao incômodo da prática.” E isso é verdade! O reavivamento nunca virá enquanto o desejarmos desassociado da reforma!
Poderíamos ser mais felizes e ter corpos mais saudáveis se tão somente colocássemos em prática a teoria que temos em mãos! Pense um pouco: Quanto tempo diário você usa para sua devoção pessoal? Quantas vezes você faz exercício físico por semana? Quanto tempo você dorme por noite? Você bebe água corretamente e na quantidade certa? Como tem sido o equilíbrio daquilo que você come? Como andam os seus exercícios respiratórios? Você tem feito o uso correto da luz solar? Hum? Identifique o último mau hábito que se empenhou em deixar! Por favor, seja honesto e franco consigo mesmo.
E o que isso tem a ver com a salvação? E o tempo do fim? Seu cérebro não estará pronto para assimilar e discernir o tão complexo grande conflito cósmico que acontece ao seu redor se não estiver ligado a um corpo são. É através do seu sistema nervoso, que está ligado a todo o seu organismo, que Deus quer se comunicar com você. E essa comunicação é imprescindível para que seu caráter vá sendo transformado para mais semelhante ao de Jesus. Como o pós-moderno pode tender a estar tão alienado de Deus? Uma das razões é porque sua velocidade não lhe permite ter um estilo de vida com reflexão.
Tudo bem que o termo “reforma” não está relacionado apenas com a saúde. Mas o que estou querendo dizer é que não adianta querer forçar a máquina. Para o aperfeiçoamento do caráter humano, o corpo humano, criado para glorificar a Deus e refletir Sua imagem, precisa ser o lugar de habitação do Espírito Santo (1Coríntios 3:16-17; 6:19-20). É claro que, para o Céu, levaremos somente o caráter. Mas como é que você vai construir um bom caráter alienado do seu próprio corpo? Esta conscientização é a motivação mais nobre para a objetivação em viver de forma saudável. “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo, e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Tessalonicenses 5:23). Se você não estiver disposto a uma reforma da própria saúde, que lhe traz benefícios tão concretos e imediatos, como conseguirá reformar outras áreas da sua vida que sejam mais subjetivas e, ao mesmo tempo, tão vitais?
Você quer ser feliz? Peça a Deus que lhe dê o poder para que você consiga aplicar os oito remédios naturais na sua vida, e mãos à obra! E o Senhor irá operar, em você, de acordo com a sua escolha e os seus esforços!
[1] Você pode saber um pouco mais sobre o uso correto e equilibrado destes oito elementos a partir da postagem “Saúde: os 8 Remédios Naturais” em:
http://www.nasaladopastor.com/2010/10/saude-os-8-remedios-naturais.html.
 

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque