Seguidores

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Esta Semana Santa

Esta Semana Santa

Marcos capítulo 15: 15-25


15 Então Pilatos, querendo satisfazer a multidão, soltou-lhe Barrabás e, açoitado Jesus, o entregou para ser crucificado. ( Mt 27:27-31 )


16 E os soldados o levaram dentro à sala, que é a da audiência, e convocaram toda a coorte.

17 E vestiram-no de púrpura, e tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram na cabeça.

18 E começaram a saudá-lo, dizendo: Salve, Rei dos Judeus!

19 E feriram-no na cabeça com uma cana, e cuspiram nele e, postos de joelhos, o adoraram.

20 E, havendo-o escarnecido, despiram-lhe a púrpura, e o vestiram com as suas próprias vestes; e o levaram para fora a fim de o crucificarem.

21 E constrangeram um certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz.( Mt 27:33-34 Lc 23:33-43 Jo 19:17-27 )

22 E levaram-no ao lugar do Gólgota, que se traduz por lugar da Caveira.

23 E deram-lhe a beber vinho com mirra, mas ele não o tomou.

24 E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sobre elas sortes, para saber o que cada um levaria.

25 E era a hora terceira, e o crucificaram.(Marcos capítulo 15)

Não existem palavras que descreva com exatidão o drama do calvário. Nós o descrevemos como horrível, terrível, pavoroso, e consideramos os assassinos que mataram a Jesus, os como sádicos, desumanos, e psicopatas.

E nós o que somos?...

Será que os homens de hoje são melhores do que os daqueles dias?

Quando alguém despreza essa tão grande demonstração de amor, e rejeita a salvação oferecida na cruz, é melhor que aqueles?...

Quando alguém dá as costas ao necessitado não está sendo também desumano? ...Se alguém nega amor à sua própria família, é melhor que, quem?...

Naquele dia mataram um inocente. Não sabiam que Aquele inocente , era o Filho de Deus, achavam que fosse um agitador, O próprio Jesus antes de morrer disse: “Pai, perdoa-lhes por que não sabem o que fazem”

Quantos hoje são, humilhados, despidos, escarnecidos, feridos, fisicamente e no seu amor próprio, por aqueles que de alguma forma detém o poder. Chefes, maridos, ou mesmo os pais. São pessoas que vivem aqui e agora o seu próprio calvário

Milhares de inocentes são mortos, nas salas de espera dos hospitais, por falta de médicos. Mortos de fome na fila do desemprego, por que o dinheiro de continuar a obra, foi desviado. Mortos pelo abandono dos que tem o poder, que usam esse poder para se enriquecerem, e sabem o que estão fazendo.

Roubam o dinheiro que serviria para amparar esses milhares de inocentes e ainda se consideram representantes do povo.

São piores que os soldados romanos. São mais sádicos que os sacerdotes do templo.

E os que sabem de tudo e lavam as mãos, e não os denunciam, são piores que Pilatos.

E a multidão que os elege, é pior que a multidão alienada que gritava: Crucifica-o!... Crucifica-o!...

Dá vontade de dizer: Senhor não os perdoe, por que eles sabem o que estão fazendo.

Porém, como a ética Cristã ensina que devemos orar pelos nossos inimigos, inimigos do povo disfarçados de seus representantes, e fazer bem àqueles que nos maltratam, oremos:

Senhor! Abençoa os nossos representantes, faz de cada um homens e mulheres, amáveis, e dedicados ao servir a comunidade que os elegeu. Ajuda-os a serem honestos, e que tenham um espírito de justiça no trato com os seus semelhantes.

Que nesta semana, a semana da páscoa , o espírito de amor demonstrado na cruz alcance cada um deles e a cada um de nós. Ajuda a cada um de nós a fazer a nossa parte pelo bem de nossos semelhantes. Que a semana santa nos inspire a viver um estilo de vida solidário.

Senhor, ajuda-nos a aceitar esta tão grande salvação que nos foi oferecida na cruz.

Amém!

Manoel Barbosa da Silva





Nenhum comentário:

Postagens de Destaque