Seguidores

terça-feira, 30 de outubro de 2012

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO


Durante minha vida conheci pessoas e fiz amigos que eram adeptos ao espiritismo. É fato que infelizmente não tinham contato com a Bíblia (até porque, por causa da maneira como algumas denominações se comportam, não se renderiam a “discursos evangélicos”), mas são todas pessoas muito boas. Alegres, honestas, caridosas, entre outras qualidades, diferente do muitos pregam por aí, julgando suas crenças.

Procurando argumentos mais neutros e honestos sobre o assunto, felizmente encontrei o seguinte livro: "Porque não sou mais espírita" que apresenta as doutrinas espíritas à luz da Santa Bíblia, sem nomear qualquer outra religião como certa ou errada.

 
Veja que interessante:

--
 
Porque não sou mais espíritaconta a história de Maurício Braga, ele estava feliz com a sua religião, não sentia nenhum “vazio” em sua vida que precisava ser preenchido e tinha certeza da presença de Deus com ele. Por mais de 16 anos se dedicou ao espiritismo e se tornou um instrutor da doutrina na instituição Seara Bendita, de linha kardecista.

É importante ressaltar que o kardecismo difere da umbanda e quimbanda em atuação, objetivo e cerimônias, sua fonte maior de estudo é o livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo” de Allan Kardec. Logo de início Maurício percebeu que este livro era baseado na Bíblia e fez diversos cursos de estudo da doutrina.

No ano 2000 foi chamado para ministrar aulas no instituto, mas sentiu que elaborar os ensinamentos apenas com base no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo era insuficiente e precisava complementar as explicações com os textos da Bíblia. A linguagem dos textos bíblicos era muito complexa e notou a necessidade de estudar mais profundamente os originais do evangelho.

Para sua surpresa, nenhum dos expositores da instituição tinha qualquer conhecimento da Bíblia e se sentiu obrigado a procurar um estudo fora da sua religião. Seu irmão Mauro Braga era um profundo estudioso da Bíblia havia quatro anos, este lhe indicou um amigo e juntos passaram a estudar. Desde o início, Maurício deixou bem claro que seu objetivo não era se converter a nada, mas apenas melhorar o conteúdo para as suas aulas de espiritismo.

Veja agora um resumo do que ele aprendeu com esse estudo. Os textos a seguir são trechos do próprio livro:
 
REENCARNAÇÃO - Pela doutrina espírita, não há uma só morte, mas várias e indefinidas, assim como não há um só juízo, mas vários, já que após cada desencarnação há uma definição do novo destino ou da nova vida que o espírito vai seguir em direção a uma almejada perfeição.

Ao prevalecer tal entendimento, o ensino bíblico é praticamente inutilizado, do mesmo modo que o próprio sacrifício de Jesus é anulado. Como explicar a promessa de Jesus de que voltará uma segunda vez para resgatar os justos vivos e mortos?

Em Ezequiel 18:4 a Palavra do Senhor adverte que “a alma que pecar essa morrerá”. Note-se que o profeta não se refere ao corpo físico, mas especifica expressamente a alma, definindo-a como mortal.
 
E em Hebreus 9:27 e 28 está escrito “E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação”.

ESTADO DO HOMEM APÓS A MORTE -
Segundo o espiritismo, no plano espiritual há cidades compostas de estruturas próprias e características para abrigar espíritos desencarnados, que se preparam para as novas encarnações. Mas vejamos o que a Bíblia diz acerca do que fazem ou sabem os mortos:

“Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.” Eclesiastes 9: 5-6

“Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio;” Salmos 115:17.
Aqui podemos constatar claramente que a tese da reencarnação não encontra base bíblica, mas ao contrário, contestação bíblica.

LEI DO CARMA -
Também chamada de “causa e efeito”, todas as nossas ações ficariam como que gravadas em nossa “ficha espiritual”, de forma que tudo o que passamos em nossa vida atual seria resultado, direto ou indireto, de nossas ações em supostas vidas anteriores. Nossas más atitudes gerariam consequências que deveriam ser resgatadas. Exemplo: se uns seres humanos têm deficiência em uma das mãos, seria provável consequência de mau uso de sua mão em vida anterior.

Lemos em João 9:1-3 “E passando Jesus, viu um homem cego de nascença. Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus.”
 
Ora, esta seria uma grande oportunidade para Jesus confirmar que a cegueira de nascença daquele homem teria sido imposta por Deus como consequência de atos anteriores dele próprio, até porque, aparentemente, não há causa para tal mal, já que veio desde seu nascimento.

No entanto, Jesus deixa claro que o inocente pode ser atingido pelo pecado, sim, mas não por uma determinação de Deus. Os males são consequência do pecado e Deus apenas não interfere, porque Ele marcou um dia em que vai intervir definitivamente e decisivamente: o dia do juízo final.

MÉDIUNS – Seriam os intermediários entre os espíritos desencarnados e as pessoas e sua atuação serviria para interpretar ou traduzir o que os espíritos nos têm a transmitir, na hipótese de que complementassem, explicassem, esclarecessem as mensagens celestes. E realmente, os médiuns têm um tratamento específico na Bíblia:

“Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.”
Levítico 19:31

“Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.”
Deuteronômio 18: 10-12

“Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? acaso a favor dos vivos consultará os mortos?”
Isaías 8:19
 
EVOLUÇÃO – O espiritismo ensina que a morte não existe, que o espírito do homem é imortal e que atravessa encarnações indefinidas em direção à perfeição. Porém somos esclarecidos sobre o assunto em Eclesiastes 3:19-20 que diz:
 
“Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade. Todos vão para um lugar; todos são pó, e todos ao pó tornarão.”
 
A Bíblia é precisa em esclarecer que o homem foi criado originalmente para não morrer, mas para viver eternamente na presença de Deus. Mas, com o pecado, vieram a dor, o sofrimento e a morte. Como por um homem o pecado entrou no mundo, por um Homem (Jesus) o perdão veio ao mundo. Basta primeiro crer em Jesus e, após isso, seguir Seus passos, fazer Sua vontade, cumprir Seus mandamentos, para viver eternamente com Deus.

OUTRAS CONTRADIÇÕES -
Há ainda alguns outros aspectos da doutrina espírita que contrariam a Bíblia, como a afirmação de que o diabo não existe e que o próprio espiritismo seria o Consolador prometido em João 14:26 “Mas o Consolador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.”
 
Porém, fica definitivamente esclarecido que o Consolador não é uma doutrina (o espiritismo) ou um conjunto de espíritos, mas Deus sob a forma do Espírito Santo: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6.
 
CONCLUSÃO - O espiritismo é uma doutrina sutilmente construída com o objetivo de desviar o ser humano do plano de salvação, na medida em que nega Jesus como nosso único intercessor perante o Pai (“Ninguém vem ao Pai senão por Mim”) e cria uma gama de “entidades intercessoras” e“espíritos superiores”, personalidades inexistentes.
 
Sua intenção é nos iludir com uma argumentação irreal. Tenta nos levar a crer que não há problema de errarmos nesta vida, pois teríamos inúmeras outras vidas (encarnações) para corrigirmos nossas faltas e nos aprimorarmos espiritualmente em direção à perfeição.
 
--
Após ler este livro percebi que não se deve acusar ou acatar qualquer ensinamento com uma análise superficial, mas sempre estudar a Bíblia. Ao se deparar com uma doutrina “baseada” na Bíblia, procure conferir se de fato ela corresponde ao Evangelho original, dado por Jesus Cristo.
 

Érica Lucile


 

 
O livro“Porque não sou mais espírita” pode ser adquirido por apenas R$6,00 através das lojas da Casa Publicadora Brasileira ou pelo site da editora www.cpb.com.br.

 
 

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque