Seguidores

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Lição da Escola Sabatina - Terceira Semana

Homem: criatura de Deus


Casa Publicadora Brasileira – Lição 342012




Sábado à tarde
Ano Bíblico: Mt 27, 28

VERSO PARA MEMORIZAR: “Sabei que o Senhor é Deus; foi Ele quem nos fez, e dEle somos” (Sl 100:3).

Leituras da semana: Gn 1:27; 1:26, Mc 12:13-17; Gn 2:19-25; At 17:26; Rm 5:12-19

Pensamento-chave: Deus criou a humanidade à Sua própria imagem, mas o pecado corrompeu essa imagem. O plano de Deus é restaurar essa imagem em nós.

Um pensador do século 19, Arthur Schopenhauer, acidentalmente esbarrou em alguém na rua. A pessoa atingida perguntou com raiva: “Quem você pensa que é?”

“Quem sou eu?”, Schopenhauer respondeu. “Gostaria de saber.”

Quem somos nós? O que fazemos aqui? Como e por que chegamos aqui?

Essas são perguntas antigas que os seres humanos ainda debatem. As Escrituras, no entanto, respondem a todas elas. Essa é a razão pela qual existe uma ligação inseparável entre a questão da nossa identidade e a doutrina da criação. Nenhuma outra doutrina bíblica é tão central à nossa compreensão da humanidade quanto a criação, porque ela focaliza a nossa origem, não apenas nosso começo. “Princípio” pode se referir apenas ao fato de passar a existir, mas “origem” atribui a ideia de propósito para o fato de existir.

Portanto, o ensino bíblico sobre a criação da humanidade é radicalmente oposto à evolução, que argumenta que não há propósito para nossa existência (estamos aqui por acaso). São dois ensinamentos irreconciliáveis acerca da nossa existência e da nossa identidade como seres humanos.

Domingo
Ano Bíblico: Mc 1–3


Criação e origem humana


1. No ensino bíblico, o que é radicalmente diferente, e mesmo abertamente contrário a outras visões da origem humana, tais como a evolução? Gn 1:27


É impossível não perceber a questão de que, como um ato consciente de Deus, havia um propósito por trás da criação da humanidade. As Escrituras não dão espaço para qualquer ideia de acaso. Fomos feitos com um propósito distinto, e recebemos uma natureza e essência distintas desde o princípio.

Ser criado “à imagem de Deus” significa essência e propósito tão concretos e distintos quanto poderíamos imaginar. Esse ponto é importante porque alguns pensadores têm argumentado que os seres humanos têm que criar seu próprio significado, porque viemos à existência sem qualquer sentido ou propósito inerente em nós. Se, por exemplo, a evolução fosse verdadeira, poderíamos afirmar que, em razão do ensino de que não viemos à existência com qualquer propósito (como poderíamos tê-lo, sendo frutos de acidentes, e tudo o mais?), temos que inventar nosso propósito. Em contrapartida, segundo a Bíblia, fomos planejados, “produzidos” e “embrulhados” à imagem de Deus, para dar glória a Ele.

2. As origens lidam com a história. Como a Bíblia nos ajuda a compreender a historicidade de Adão em Gênesis 1; 2? Por que é importante entender Adão como uma pessoa histórica? Jd 14; Rm 5:12-21; 1Co 15:20-22


É incrível como muitos estudiosos da Bíblia descartam a historicidade de Adão: “Ele é um mito”, dizem eles, “um símbolo para a humanidade, mas não uma pessoa real.” Podemos manter essas crenças somente por meio de grande distorção dos próprios textos do Antigo e do Novo Testamento.

Medite no fato de que você foi feito à imagem de Deus. De que forma isso deve afetar sua própria autoestima, independentemente de suas falhas, fraquezas e deficiências?

Segunda
Ano Bíblico: Mc 4–6

A imagem de Deus: parte 1


Como vimos ontem, Adão e Eva foram pessoas literais. Não símbolos ou mitos, mas seres reais de carne e osso feitos “à imagem de Deus”. Obviamente, ser criado à imagem de Deus é algo bom, sagrado, algo que nos confere valor inerente. No entanto, o que isso realmente significa?

3. Leia atentamente Gênesis 1:26. Que declaração de intenção parece estar ligada à criação do homem à imagem de Deus? Isto é, Deus disse que a humanidade devia ser feita à Sua imagem e, como resultado, algo ocorreu imediatamente. O que foi isso, e como nos ajuda a compreender o conceito de “imagem de Deus”?


Gênesis 1:26 é a declaração de intenção de Deus. Deus cria o homem à Sua imagem e, em seguida, ordena que ele faça alguma coisa. Ser criado à imagem de Deus parece ser necessário para uma determinada função, no caso, ter “domínio” sobre o restante do que havia sido criado. Portanto, “a imagem de Deus” aponta para faculdades físicas, intelectuais, sociais e espirituais necessárias para que a humanidade cumprisse o propósito de Deus para ela. Qualquer que fosse o significado de ter “domínio sobre” o restante da criação, isso certamente incluía respeito, cuidado e correta mordomia. A humanidade devia, talvez, relacionar-se de modo dinâmico com a ordem “inferior” de criaturas de uma forma que refletisse o modo pelo qual Deus Se relacionava com os seres humanos. Ser feito à imagem de Deus significa também que os seres humanos deviam representá-Lo no mundo. Que responsabilidade!

4. O que mais significa ser feito à imagem de Deus? Mc 12:13-17


A mensagem prática de Jesus parece ser: “‘Dê a César o seu dinheiro, pois a imagem de César está no dinheiro e, portanto, pertence a ele. Mas deem a si mesmos a Deus. Vocês têm Sua imagem, e pertencem a Ele’” (Millard J. Erickson, Christian Theology [Teologia Cristã]; Michigan; Baker Book House, 1998, p. 515).

Como isso deve ser traduzido em termos práticos? Muito provavelmente, também demonstramos que temos a imagem de Deus em nosso amor, comprometimento e lealdade a Ele, bem como na maneira pela qual tratamos os outros. Lembre-se: Ser feito à imagem de Deus pode envolver qualquer outra coisa, mas significa também algo manifestado por nossas ações.

Terça
Ano Bíblico: Mc 7–9


A imagem de Deus: parte 2


Sejam quais forem os significados de ser “feito à imagem de Deus”, isso também mostra que fomos feitos para viver em relacionamentos. Quais são esses relacionamentos e como devemos lidar com eles, mesmo sendo como somos?

5. O que a Bíblia diz sobre o relacionamento que deveria haver entre a humanidade e o mundo? Gn 2:19, 20


Observe a autonomia e a liberdade dadas a Adão. Ele devia nomear as criaturas que Deus havia criado. Deus não deu os nomes, mas deixou esse trabalho para Adão. O texto sugere que Deus aceitaria quaisquer nomes que Adão desse às criaturas.

6. O que mais é revelado sobre os aspectos de relacionamento desses seres feitos à imagem de Deus? Gn 2:20-25


Muitos comentários foram escritos ao longo dos séculos sobre o significado desses versos. O que é fascinante neles, entre outras coisas, é a intimidade que deveria existir entre Adão e Eva. Adão foi criado da terra; e Eva, de Adão (algo que ajuda a distingui-la de todas as outras criaturas terrenas). Ser feito à imagem de Deus, então, certamente implica a capacidade para relacionamentos íntimos e amorosos (algo que seguramente reflete o relacionamento na própria Divindade).

7. De que maneira a unidade do primeiro casal se estende na unidade de toda a humanidade? O que a unidade da humanidade diz sobre questões éticas, como justiça, racismo, etc.? Gn 1:27; 3:20; At 17:26


Quarta
Ano Bíblico: Mc 10–12


Uma imagem corrompida


Um dos muitos e grandes obstáculos para os que dão o sentido de evolução ao relato bíblico da criação é a queda. Na Bíblia, o mundo e a humanidade eram perfeitos quando foram criados, um ensino que contradiz a evolução no nível mais básico. Somente por meio da transgressão o sofrimento e a morte entram no mundo, um conceito contrário ao modelo evolutivo, no qual o sofrimento e a morte fazem parte dos próprios meios de criação.

Imagine como seria o caráter de Deus se Ele nos tivesse criado da forma ensinada pela evolução. Deus usa processos de violência, egoísmo e domínio dos fortes contra os fracos a fim de criar um ser moralmente perfeito e abnegado, que “cai” em um estado de violência, egoísmo e domínio dos fortes sobre os fracos, um estado do qual ele tem que ser libertado ou, caso contrário, enfrentará o castigo final.

Pense, também, no que a evolução causa ao plano da salvação. O Senhor encarna em um macaco evoluído, criado por meio do perverso e assassino ciclo da seleção natural, tudo para eliminar a morte, “o último inimigo” (1Co 15:26)? Mas como a morte pode ser o “inimigo” quando ela foi um dos meios escolhidos por Deus para criar os seres humanos? O Senhor deve ter gasto muitos homo erectus, homo heidelbergensis e homo neanderthalensis mortos para finalmente conseguir uma criatura à Sua própria imagem (homo sapiens). E aí, Jesus vem para salvar a humanidade do próprio processo que Deus usou para criar a humanidade no princípio? Essa ideia é tola e antibíblica.

8. O que o pecado fez com a humanidade? Qual é a parte do grande conflito nessa questão? Rm 5:12-19; Cl 3:10; 1Jo 3:8


O pecado afetou todos os aspectos da vida humana, e até mesmo a própria Terra. Ellen White falou sobre uma “tripla” maldição que tem repousado sobre o mundo: a primeira resultante da queda de Adão, a seguinte causada pelo assassinato de Abel, por parte de Caim, e, em seguida, a destruição causada pelo Dilúvio. Os teólogos também falam sobre a “depravação total”, a ideia de que todos os aspectos da humanidade, vida e personalidade, foram prejudicados pelo pecado. Quando olhamos para o mundo ao redor, e até mesmo para nossa vida, não é difícil perceber isso, não é verdade?

Alguns acreditam que violência, sofrimento e morte faziam parte do método divino de criação da humanidade. Outros creem que a violência, sofrimento e morte faziam parte do método de Satanás para destruir a humanidade que Deus havia criado. Pense nas diferenças acerca do caráter de Deus apresentadas por essas duas visões opostas.

Quinta
Ano Bíblico: Mc 13, 14


Restauração


Embora os efeitos do pecado sobre a humanidade sejam muito profundos e penetrantes, nossa situação não é irreversível. A Bíblia fala sobre a possibilidade de renovação e restauração da imagem de Deus em nós, pelo menos até certo grau.

9. Que promessas de transformação trazem esperança ao nosso coração? Rm 8:29; 2Co 3:18; Ef 4:23, 24


A Bíblia claramente apresenta a esperança de que podemos ser recriados à imagem de Deus. A renovação da imagem de Deus na humanidade é acompanhada de uma redução dos efeitos do pecado sobre nós e nossos relacionamentos. Nada disso, porém, é resultado da realização do próprio homem. A Bíblia aponta para Cristo como sendo a base da esperança de renovação do homem. Além disso, todas as mudanças operadas em nossa vida e nossa esperança de salvação devem repousar sempre no que Cristo realizou por nós e na oferta de salvação com base na Sua justiça, não na nossa.

10. Que condição deve ser cumprida para que seja iniciado o processo de recriação do homem à imagem de Deus? Ser uma nova criatura coloca a pessoa fora do alcance do pecado e de seus efeitos? O que sua experiência lhe diz sobre a resposta? 2Co 5:17


De modo geral, as evidências das Escrituras levam à conclusão de que a renovação espiritual ocorre ao custo de vigilância em uma guerra espiritual. É uma guerra entre a carne e o espírito (Gl 5:16, 17). Os que estão sendo renovados à imagem de Deus percebem que essa guerra espiritual é a realidade da experiência humana e, por isso, eles abraçam o desafio na força do Senhor (Ef 6:10-13). Decidir ser recriado à imagem de Deus é se colocar ao lado do Senhor no grande conflito. Escrevendo sobre os que experimentaram o poder renovador de Cristo, Ellen White observou: “Mas porque esta é sua experiência, o cristão não deve cruzar os braços, satisfeito com o que já conseguiu. Aquele que está determinado a entrar no reino espiritual perceberá que todos os poderes e paixões da natureza não regenerada, apoiados pelas forças do reino das trevas, estão arregimentados contra ele. Ele precisa renovar sua consagração cada dia, e cada dia batalhar contra o mal. Velhos hábitos, tendências hereditárias para o erro, lutarão para manter a supremacia, e contra isso ele deve estar sempre em guarda, lutando na força de Cristo pela vitória” (Atos dos Apóstolos, p. 476, 477).

Sexta
Ano Bíblico: Mc 15, 16


Estudo adicional


Leia de Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 44-51: “A Criação”.

No princípio, o homem foi criado à imagem de Deus. Estava em perfeita harmonia com a natureza e com a lei de Deus; os princípios da justiça estavam escritos em seu coração. O pecado, porém, o alienou do Criador. Não mais refletia a imagem divina. O coração estava em guerra com os princípios da lei de Deus. ‘A inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser’ (Rm 8:7, RC). Mas ‘Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito’ (Jo 3:16, RC), para que o homem pudesse ser reconciliado com Ele. Mediante os méritos de Cristo, o ser humano pode ser reconduzido à harmonia com o Criador. O coração deve ser renovado pela graça divina; deve receber nova vida de cima. Essa mudança é o novo nascimento, sem o qual, disse Jesus, o homem ‘não pode ver o reino de Deus’” (Jo 3:3; Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 467).

“No princípio Deus criou o homem à Sua semelhança. Dotou-o de nobres qualidades. […] O pecado desfigurou e quase apagou a imagem de Deus no homem. Foi para restaurar essa imagem que se concebeu o plano da salvação, e a vida foi concedida ao homem como um tempo de prova” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 595).

Perguntas para reflexão
1. Pense mais na ideia de ser restaurado à imagem de Deus. De que maneira devemos entender isso, especialmente como seres sujeitos à morte, decadência, debilidade e doença?
2. Os dois ensinamentos mais importantes da física, a teoria quântica e a relatividade geral, contradizem diretamente uma à outra. O que isso deve nos dizer sobre o cuidado que precisamos ter ao aceitar algo como “fato” apenas porque a ciência diz que é assim?

Respostas sugestivas: 1. O fato de que Deus criou o homem e a mulher à Sua imagem. 2. Judas disse que Enoque foi o sétimo depois de Adão; portanto, Adão existiu, o que foi confirmado por Paulo. 3. O homem foi criado à imagem de Deus para que pudesse, como representante de Deus, exercer domínio e cuidado sobre a natureza e os animais. 4. Cumprir os deveres cívicos: dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. 5. O homem deveria cuidar do ambiente com carinho, porque havia sido criado da terra; o homem deu nome aos animais porque deveria cuidar deles e se relacionar com eles. 6. A mulher foi criada a partir do corpo do homem, para mostrar que deveriam ter um relacionamento profundo; o casamento faria deles uma só carne. 7. O homem e a mulher foram criados por Deus e à imagem de Deus; toda a humanidade provém do mesmo Criador e do mesmo casal; compartilhamos do mesmo ambiente e somos uma única família de Deus; somos irmãos. 8. Trouxe morte e condenação; o pecado, introduzido por Satanás, traz morte, e a graça, oferecida por Jesus, traz vida; o pecado destruiu e a graça restaura. 9. Fomos planejados para ser semelhantes ao Filho de Deus; pela contemplação seremos transformados e revestidos do novo homem, criado segundo Deus. 10. Estar em Cristo; enquanto ocorre o processo de recriação, ainda somos pecadores, lutando ao lado de Deus para vencer as tendências do mal, até o dia da vitória final.

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque