Seguidores

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O Crente na Novela

Pr. Paulo Ramos

Realmente a internet é um lugar de muitas coisas interessantes e acabamos vendo o que está acontecendo com as pessoas em vários lugares e o que elas pensam sobre tudo.  Hoje vi uma coisa interessante, alguém postou na internet uma foto, creio que seja uma cena de novela, fazendo uma crítica a Rede Globo sobre a forma de como ela aborda o estilo de vida dos evangélicos em uma determinada novela.   
Atrevo-me a dizer que possivelmente a Globo, sempre que fez menção aos evangélicos em suas novelas foi de forma pejorativa, denegrindo a imagem deste grande segmento da sociedade brasileira.
Mas o que realmente me chama a atenção é a quantidade de “crente” que assiste tais novelas e suas reações: se emocionam com os romances, ficam atentos a toda a trama, se impressionam com a beleza dos(as) artistas e “babam” ao ver um beijo apaixonado. Não nos esquecemos das cenas de nudez, de sexo, de traição, adultério, corrupção, violência e tantas outras.
Para muitos, o capítulo do dia anterior é o comentário principal no trabalho, na escola e onde quer que os amigos se encontrem.  Assiste a todos os programas fúteis que passam à tarde, onde todos falam das novelas, lê as revistas que falam sobre o assunto e na internet busca todos os sites para ver o que aconteceu (novamente) e o que irá acontecer.
Em fim, para muitos crentes, a novela faz parte de seu cotidiano se tornando como um vício, digno de terapia para se libertar desta “droga”.
Como que alguém que se expõe a tudo isso pode reclamar quando a figura do crente é satirizada?  Como explicar alguém que é ávido por assistir cenas de sensualidade, sexo, intrigas e traições fica indignado quando aparece uma cena ridicularizando o crente?
Cena ridícula e patética é o crente que assiste as novelas fazer alguma crítica porque não gostou da maneira como os atores representam aqueles que deveriam lutar por uma vida de princípios cristãos.
A melhor campanha contra este tipo de coisa e tantos outros que ferem o estilo de vida do povo de Deus é deixar de assistir as tais novelas. Não estou criticando os que fazem campanha contra a TV Globo por estas afrontas aos crentes, mas creio que promover o verdadeiro estilo de vida cristão deveria ser o suficiente para o crente deixar as novelas de lado.  Infelizmente não é assim tão fácil e por isso a Globo vai continuar escarnecendo os crentes, pois não vivem aquilo que pregam.
Para terminar gostaria de deixar o pensamento de uma escritora americana:
“Cada ato da vida, por menos importante que seja, tem sua influência na formação do caráter. (...) Ninguém pode prejudicar nosso caráter tanto quanto nós mesmos. (...) A transformação do caráter é o testemunho para o mundo de que Cristo habita no ser.”   White, 2MCP, 545 e 549

Paulo Ramos

Do Site ARCRON
O Pr. Paulo Ramos é distrital em Tailandia, Pará e
Coordenador Geral do ARCRON

Um comentário:

Unknown disse...

É realmente isso é fato,eu levava uma vida fútil assim,mas depois que comecei trabalhar e estudar,não tenho tempo pra assistir porcaria.Mente vazia é oficina do diabo.

Postagens de Destaque