Seguidores

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

A Arte de Evitar a Imoralidade


Muitos líderes cristãos perderam sua capacidade de influência por causa da imoralidade sexual. Tenho certeza de que cada leitor pode contar uma história pessoal dessa triste situação. Minha intenção não é condenar aqueles que caíram, mas ajudar cada um de nós a lidar com essa realidade sóbria em nossa própria liderança. Paulo ordena: “Fuja da imoralidade sexual” (1 Coríntios 6:18). Cada um de nós, como servos-líderes, podemos tomar várias medidas para evitar essa tentação.

Evite a Imoralidade Reconhecendo o Cerne da Questão.

Não gostamos de admitir, mas Jesus deixa bem claro que a imoralidade vem de nossos corações (Mateus 15:19). Tiago nos lembra que o primeiro estágio da tentação são nossos próprios desejos (Tiago 1:14). Nossos corações desejam o que é proibido e o inimigo de nossas almas se esforça para nos convencer de que “água roubada é doce” (Provérbios 9:17). Nossa cultura nos bombardeia com anúncios e exemplos que alimentam esses desejos.

Todos nós precisamos clamar a Deus para transformar nossos corações e nos dar corações como os Dele, corações de amor genuíno pelos outros e profundo respeito por cada indivíduo como uma criação única de Deus. Os líderes-servos reconhecem diariamente que seus corações precisam do poder transformador de Deus.

Evite a Imoralidade Estabelecendo Limites.

Os líderes-servos percebem que, especialmente nesta área que causou a queda de tantos, a sabedoria exige que eles exerçam extrema cautela e estabeleçam limites cuidadosamente. O escritor de Provérbios avisa: “Afasta para longe dela o teu caminho, e não te aproximes da porta da sua casa” (Provérbios 5:8). Os cargos mais elevados de liderança geralmente fornecem um lugar onde os líderes sentem que têm o direito de se entregar a alguma forma de prazer como recompensa por seu trabalho árduo.

Enquanto alguns líderes usam sua posição como um lugar para saciar seus próprios apetites, os líderes-servos reconhecem um chamado mais elevado para servir a Deus por meio de sua posição e deliberadamente estabelecem limites para se protegerem. Eles evitam locais de tentação, como eventos sociais, a internet, a banca de revistas ou outros locais em que enfrentam fortes tentações. Eles identificam momentos de tentação, como viajar sozinho ou depois de uma temporada de grandes responsabilidades, e tomam medidas para ser especialmente cautelosos nesses momentos. Eles identificam as tentações emocionais em que seus corações são facilmente atraídos para uma proximidade inadequada, como reuniões de almoço ou sessões de aconselhamento. Quando eles identificam essas áreas, os líderes-servos estabelecem limites que os permitem evitar até mesmo a aparência do mal.

Evite a Imoralidade Fugindo.

A linguagem de Paulo é forte, "Fuja da imoralidade sexual". Em algumas áreas, somos ordenados a resistir e lutar, mas Paulo nos diz que quando se trata de tentações sexuais, devemos correr! José, quando confrontado com extrema tentação, deixou seu casaco e correu. Os líderes-servos reconhecem que fugir da tentação é um sinal de sabedoria, não de covardia.

Evite a Imoralidade, Estabelecendo Responsabilidade.

Os líderes precisam de responsabilidade nesta área para chegar à linha de chegada. Tenho sido muito ajudado por mentores em minha vida que podem me fazer perguntas difíceis e com quem posso compartilhar falhas ou momentos de fraqueza. Os líderes-servos reconhecem que Deus não nos chamou para liderar sozinhos e eles são humildes o suficiente para pedir ajuda!

Para Mais Reflexão e Discussão:

Pare um momento e pergunte se você está se saindo bem em evitar a imoralidade. Use as perguntas abaixo para orientar seus pensamentos.

Avalie a si mesmo. Em que ocasiões sou mais tentado à imoralidade? Existem lugares que desencadeiam essa tentação? Há coisas que vejo que me levam à tentação? Por exemplo, sou fiel na forma como utilizo a internet?

Que limites estabeleci em minha própria vida para me proteger contra essas tentações? Especificamente, existem lugares que me recuso a ir? Filmes / revistas que me recuso a olhar? Que limites eu já tenho? Quais limites adicionais eu preciso estabelecer?

Existem relacionamentos nos quais estou envolvido atualmente que estão levando ao envolvimento emocional? Eu guardo meu coração nas relações de escritório / negócios / trabalho? O que preciso fazer para mudar de direção?

Existem atualmente relacionamentos ou envolvimentos em minha vida dos quais preciso fugir? O que seria isso para mim?

A quem posso pedir para me responsabilizar nesta área? Que medos eu tenho sobre entrar em um relacionamento de responsabilidade? Quem posso abordar para responsabilidade (mentor ou colega)? Quando vou iniciar esse relacionamento?

Reserve um momento para orar pelos líderes que você conhece. Peça a Deus para mantê-los fortes contra a tentação da imoralidade.

Escrituras Para Reflexão e Estudo:

2 Timóteo 2:22; 1 Coríntios 5:9-11; 6:18; 10:12-13; 1 Tessalonicenses 4:3; Provérbios 5:8; Tiago 1:13-15. Pode ser útil escrever esses versículos à mão, em lembretes para criar um “suplemento nutricional” ou um kit espiritual de primeiros socorros; ou envie uma mensagem de texto para você mesmo. Essas passagens poderosas também podem ser usadas como base para a oração.

Do Blog  -   https://www.opregadorfiel.com.br/2020/12

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque