Seguidores

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Passaporte de saúde em tempos de pandemia, ou Controle social, mundial?

 Do blog,  - http://ultimaadvertencia.blogspot.com/2020/12


Passaporte de saúde em tempos de pandemia


Postado em 21 de dezembro de 2020 por Freddy Silva



Vamos precisar de um 'passaporte de saúde' para viajar? Já existe um projeto para implementá-lo

'CommonPass' é o nome deste aplicativo desenvolvido pela organização sem fins lucrativos Commons Project Foundation, que realiza este projeto em conjunto com o Fórum Econômico Mundial, com o objetivo de facilitar "o poder de retorno com segurança para voos ”, trabalho, escola, atividades públicas e vida em geral.
O que é 'Passe comum'?

De acordo com este relatório, o Passe Comum é uma plataforma “globalmente confiável e interoperável” para as pessoas documentarem seu status em relação ao coronavírus, ou seja, suas próprias declarações de saúde, sintomas, testes de PCR ou vacinas , de forma que possa ser cumprido com os requisitos de entrada de cada país.

O 'CommonPass' também notifica os usuários sobre os regulamentos de viagem de cada lugar e tenta verificar se eles são seguidos. Por exemplo, se o estado ou país exigir um teste covid-19 negativo antes do embarque. Se atendidos, o aplicativo emite códigos de confirmação, que permitiriam ao passageiro embarcar no voo.

Isso é possível porque as pessoas podem acessar por meio do 'Passe comum' seus resultados de laboratório e registros de vacinação e dar seu consentimento para que essas informações sejam usadas para validar seu status em relação a covid-19, supostamente sem revelar mais nenhuma outra informação pessoal. O aplicativo também avaliará se esses resultados vêm de uma fonte confiável, para evitar falsificações.

Os primeiros testes 'CommonPass' foram realizados em outubro com as companhias aéreas Cathay Pacific (Hong Kong-Singapura) e United Airlines (Londres - Nova York) em colaboração com a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP) e os Centros de Controle e prevenção de doenças (CDC).

“Esta é provavelmente uma nova necessidade normal com a qual teremos que lidar para controlar e conter esta pandemia”, disse o Dr. Brad Perkins, diretor médico da Commons Project Foundation, citado pelo The New York Times.

Este tipo de credencial eletrônico pode ter um grande impacto na retomada de atividades cotidianas e vitais para a economia, desde a reabertura de campi universitários ou todo tipo de ensino até o relaxamento das restrições ao turismo, gastronomia, cinemas , teatros e principalmente, como já foi dito, os voos aéreos, mercado profundamente afetado pela pandemia.

No entanto, esse tipo de mecanismo levanta alguns alarmes e impõe um dilema ético ao segregar quem não o possui, principalmente se seu uso começar a se tornar um imperativo. Especialistas em liberdades civis alertam que esse tipo de 'passaporte' pode se tornar um sistema invasivo de controle social, semelhante a algumas medidas que a China tem tomado para conter o vírus, com a diferença que desta vez, em vez de governos, eles poderiam ser empregadores e outros atores privados que exerçam o controle .








Nenhum comentário:

Postagens de Destaque