Seguidores

quarta-feira, 5 de março de 2014

A Bomba-relógio da “Velha Semente” - Quem entra na NOVA SEMENTE, nunca será Adventista!

Não conheço o autor da matéria abaixo, nem mesmo conhecia o blog Photo Jornalismo. 
Por acaso encontrei o blog, e ao ler a matéria, com tristeza, tive que concordar com ele. Também acho que a própria igreja soltou uma bomba relógio em seu meio. Não acredito que essas novidades, venham ganhar para Jesus, aqueles que tem sede de salvação. 
Tenho um amigo pastor em Manaus, que faz um trabalho semelhante com mentes secularizadas, sem tirar uma vírgula de nossas práticas tradicionais e, mesmo assim,  tem batizado dezenas de pessoas da elite da cidade.
Ainda que a ideia tenha sido bem intencionada, o que eu acredito é que a administração da igreja, deu um tiro no pé.

Leia a matéria e tire suas conclusões

A Bomba-relógio da “Velha Semente” 

Fonte:
 leniojornalismo.blogspot.com.br
pabloperfil.wordpress.com


Imagem
O fio vermelho, ou o fio azul. Quem irá ter peito para cortar o fio e evitar a explosão?
O “Projeto” Nova Semente foi trazido ao Brasil pelo Pr. Kleber Gonçalves, um especialista em missiologia urbana, e tinha por intenção promover uma nova abordagem de evangelismo para com pessoas de mente secularizada e totalmente avessas a ideia de se filiarem a uma igreja institucionalizada. Tais pessoas são produto do pós-modernismo. Em grande maioria elas sentem necessidades espirituais, porém não recorrem às igrejas por não se adequarem a sua cultura e visão de mundo. Normalmente são pessoas de bom nível acadêmico ou de famílias bem resolvidas em termos financeiros.
O método da Nova Semente para alcançar seu público alvo é o seguinte: Aliviar ao máximo a carga “igrejeira” das reuniões. Um Espaço que não pareça Igreja, um linguajar que não remeta a “fala de crente”, um culto bem vivo e uma mensagem que sempre concilie uma discussão culta á espiritualidade. Os temas das Mensagens são profundamente espirituais procurando evitar ao máximo os “não pode” ou os “não deve”. A ideia é quebrar a visão preconceituosa de pessoas secularizadas que acham que ser religioso é seguir normas rígidas de conduta que os escravizariam. A recepção aos visitantes é feita com muito esmero e carinho pelos membros para que eles se sintam muito bem. Esse é o enfoque, fazer de tudo para pessoas que não se sentem bem em Igreja possam enfim se sentir.
Creio que um projeto evangelístico que seja eficaz para alcançar diversos tipos de pessoas é de muita valia, afinal precisamos alcançar todos para Cristo. Porém quando o projeto virou Igreja, ou melhor, comunidade (como eles se julgam), a bomba-relógio começou a fazer “TIC”. A verdade é que a IASD no Brasil é, majoritariamente, uma igreja conservadora. O conceito “conservador” aqui utilizado foi escrito no sentido de apontar uma valoração ás regras de conduta privada quanto ao vestuário, hábitos e lazer e de conduta pública da membresia quanto às formas de adoração e louvor. São veementemente condenadas por algumas igrejas, por exemplo, o uso de calças para mulheres nos cultos, o uso de adornos e maquiagem forte, o frequentar cinemas e teatros, e uso de baterias e outros instrumentos que remetam à estilos de música considerados mundanos. Em algumas igrejas, inclusive, essas práticas são passíveis de disciplinamento (punição eclesiástica). Não é propósito meu questionar a validade ou não dessas regras de conduta, porém é lógico que algumas delas se tratam de normas engessadas e dissociadas culturamente de seu principio bíblico, outras, porém são ensinadas como crenças básicas da Igreja, como o não uso de joias. Só que a Nova Semente como Igreja não tem como foco essas normas, haja vista que se trata de práticas que pessoas de mente secularizada não se coadunam. Ou seja, tais práticas conservadoras não são ensinadas aos novos membros que se converteram pela Nova Semente. A mesma instituição que não trabalha para a superação de normas que não tem mais validade cultural, implanta uma Igreja em que o que não se pode lá se pode cá. É aí que a bomba-relógio criada pela própria “Velha Semente” faz “TAC”. Cria-se uma distinção cultural. E cultura religiosa, por vezes inadequadamente, é vista como principio moral.
Essa ruptura, criada administrativamente, possui duas nuances problemáticas: Primeiramente, os membros da Nova semente não se sentem a vontade nas ditas, por eles mesmos, igrejas adventistas tradicionais. Falam eles, que sua igreja é para pessoas de mente mais aberta e mais moderna. Um adventismo ligth, mais liberal, talvez um Neo adventismo. Eles não se sentem, em termos culturais, identificados com os membros tradicionais ou com as formas de culto tradicionais. Em segundo lugar, as práticas secularizadas de adoração, vestuário e conduta provocam escândalo e estranhamento nas igrejas tradicionais. Nessas igrejas existem dois tipos de reação quanto ás práticas da Nova Semente, ou daquelas de irmãos mais antigos que forçam a continuação da validade de suas práticas e que julgam os neófitos liberais como mundanos ou daquelas de irmãos que já lutam pelo avanço equilibrado de uma forma de adoração e de vestuário mais condizente com a cultura presente e que se veem de mãos amarradas em suas igrejas e não entendem como que na Nova Semente essas mudanças não são um problema, visto se tratar da mesma religião. A criação dessa “Igreja Adventista 2.0” está a jogar os próprios irmãos uns contra os outros. E membros têm sido perdidos dos dois lados. Exemplo disso é o da cantora Daniela Araújo que, antes assembleiana, ao se relacionar com seu marido, o cantor Leonardo Gonçalves, conheceu a IASD através da Nova Semente. Porém mesmo sendo membro da IASD, não deixou de usar suas joias e de possuir um vestuário mais liberal porque era da Nova Semente. Como pessoa pública, começou uma onda de julgamentos e condenações e dúvidas sobre sua instituição religiosa. Resultado: hoje ela frequenta uma Igreja Batista, um lugar que não a julga. É claro que, em primeiro lugar, nossos irmãos não tem dado exemplo de cristianismo com tais críticas. Porém, em segundo lugar, não culpo totalmente os irmãos escandalizados. Culpo a administração da Igreja que não está atenta à bomba-relógio que ela soltou em seu próprio seio. Se for preciso ter novos métodos para alcançar pessoas secularizadas, (sinceramente, quem não é secularizado no nosso mundo ocidental?), que se faça isso de forma institucional e que abranja todas as igrejas para que os novos membros quebrem realmente os preconceitos quanto á vida na Igreja e que os antigos membros possam avançar em suas práticas, principalmente no quesito “amor ao próximo”. O que acontece hoje com a convivência mútua de duas culturas distintas e conflitantes é a existência de uma hipocrisia institucionalizada em que aqueles que estão á frente e que apoiam esse “Projeto” serão responsabilizados. É preciso uma atitude. Será que alguém com coragem irá conseguir acabar tal conflito? Acho difícil, haja vista que o conceito da Nova Semente tem sido copiado em outras regiões. Porém tal negligência poderá levar a IASD á um colapso identitário. O fio vermelho, ou o fio azul. Quem irá ter peito para cortar o fio e evitar a explosão?

11 comentários:

Tulipa disse...

Sou adventisa, passei um ano e meio na Suiça, lá as adventistas usam calças na igreja, usam joias, maquiagem , não sei se é a cultura ,mas elas vestem bem , sem exageros . Melhor usar calças que saias curtas , vestidos transparentes... O que gostei lá é que toda igreja tem o seu pastor , pq aqui não tem ? Creio que o dizimo da igreja que congrego, dá para pagar o salário do pastor e sobra ainda para enviar para a associação . Lembrando que escolhi uma das mais humildes igrejas de Campinas, a maioria são moradores de uma favela ...Talvez eu tenha me desabafado no lugar errado ,

Adelaine Batista disse...

Interessante, mas intrigante, realmente. Eu vim de uma igreja muito tradicional ( Assembléia de Deus), onde vivi anos alhures como escrava da feiura, não podia cortar cabelo, não podia fazer academia, não podia usar calça comprida etc... Quando a igreja, no geral, se libertou de tais fardos, eu me sentia livre... mas foi quando vim para Igreja Adventista, e, em alguns momentos, não nego, sinto este fardo desnecessário, pois, se vivemos de julgamentos e comparações, sejamos sinceros, SOMOS HIPÓCRITAS e não seguimos a Cristo verdadeiramente, mas somos nós, humanos, mesmo sendo "cristãos" cheios de defeitos carnais. Analiso diuturnamente o quanto a Igreja Adventista do 7º dia, é, sem dúvida, a igreja que melhor interpreta e aplica a bíblia sagrada, porém, em nenhum momento a palavra de Deus nos proíbe, mulheres de usarmos calça comprida, tanto é, que no dia a dia das adventistas, TODAS usamos calça longa para o trabalho, passeios etc... Por outro lado, não se usa jóias/ adornos em excesso, mas usam, mesmo que discretamente, uma vez ou outra há anéis, há pulseiras etc... Mas, as sóbrias e sábias, usam maquilagem discreta e nada de roupa ou adornos extravagantes.... Isso é bom, mulheres moderadas... Mas, convenhamos, uma calça descente é mais bem composta para nós mulheres em qualquer situação. Vejamos os nossos altares, há momentos em que fechamos os olhos quando uma desleixada se abaixa para pegar uma criança e vimos então, lá da nave da igreja, seu útero, desculpe o exagero... Neste momento eu questiono, NÃO SERIA MELHOR permitir que se usem calça comprida e blusas descentes?? Acredito que a palavra de Deus em nada tem a ver com doutrinas humanas que não salva, ao contrário, irrita e leva à perdição de uns por tão pouco. Se temem que ao permitir irem de calça pra igreja possam começar a usar roupas muito coladas e indecentes, isso é ignorância, pois, as mesmas que usam saias descentes usarão calças decentes, mas, por outro lado, as mesmas que usariam calças provocantes são as que sentam de má forma e usam saias curtas ou blusas provocantes/sensuais. Quanto a tantas outras profundidades, nós humanos sempre tentamos impor regras ou somos submetidos a elas, mas, no fundo sabemos que a salvação é simples, porém, os humanos a complicam muito, por isso muitos se perdem. Jesus é simples, não impôs fardo a ninguém, nós humanos sempre pomos, de alguma forma, muito peso sobre as pessoas. Somos, na verdade, atalaias de Cristo, mas o fardo leve de Cristo, nem sempre conseguimos levar aos perdidos... É hora de repensar realmente...Manter as regras e doutrinas da igreja é um direito/dever da IASD, mas impor o que não está na bíblia torna um erro imperdoável diante de Deus e dos homens que assim realmente entendem. Não estou aqui para questionar formas e regras, estou e sou livremente uma Adventista, mas nem por isso deixarei de expor minha opinião.

Carlos Roberto disse...

Deus é um Arquiteto todo-sábio ; Ele organizou tudo em Seu imenso intelecto bem antes de realizá-lo; e tendo estabelecido de uma vez por todas, tenha certeza, Ele nunca alterará isso. "Isso será feito", diz Ele, e a mão forte do destino marca isso e o faz cumprir. "Este é o Meu propósito" e isto posto, nem terra ou inferno podem alterá-lo. "Este é o Meu decreto", diz Ele, promulgue-o anjos; sejam expulsos das portas do céu os demônios, mas vocês não podem alterar o decreto; ele será cumprido. Deus não alterou Seus planos; por que faria isso? Ele é todo-poderoso e por conseguinte pode executar tudo, segundo o Seu prazer. Por que faria isso? Ele é o onisciente, e, dessa forma, não poderia ter planejado erradamente. Por que faria isso? Ele é o Deus sempiterno e, sendo assim, não pode morrer antes que Seu plano seja realizado. Por que Ele deveria mudar? Nos, átomos desprezíveis de existência, efêmeros do dia! Rastejantes insetos nesse jardim da existência! Nos nao podem mudar seus planos, porém Ele nunca mudou, nunca muda e nunca mudara o Seu plano. Ele nos diz que Seu plano é para nos salvar?
Portanto, Malaquias 3:6 fala assim:Deus é um Arquiteto todo-sábio ; Ele organizou tudo em Seu imenso intelecto bem antes de realizá-lo; e tendo estabelecido de uma vez por todas, tenha certeza, Ele nunca alterará isso. "Isso será feito", diz Ele, e a mão forte do destino marca isso e o faz cumprir. "Este é o Meu propósito" e isto posto, nem terra ou inferno podem alterá-lo. "Este é o Meu decreto", diz Ele, promulgue-o anjos; sejam expulsos das portas do céu os demônios, mas vocês não podem alterar o decreto; ele será cumprido. Deus não alterou Seus planos; por que faria isso? Ele é todo-poderoso e por conseguinte pode executar tudo, segundo o Seu prazer. Por que faria isso? Ele é o onisciente, e, dessa forma, não poderia ter planejado erradamente. Por que faria isso? Ele é o Deus sempiterno e, sendo assim, não pode morrer antes que Seu plano seja realizado. Por que Ele deveria mudar? Vocês, átomos desprezíveis de existência, efêmeros do dia! Rastejantes insetos nesse jardim da existência! Vocês podem mudar seus planos, porém Ele nunca muda, nunca muda o Seu plano. Ele teria dito que Seu plano é me salvar?

Unknown disse...

Olá, sou adventista , vim tbm de uma igreja que era muito rígida, mas atualmente não vejo nas jóias ou nas roupas, clarto que sem exagero , nenhum pecado. e li já sobre a novo tempo, e sobre os índio e ambos usam jóias cada um conforme seu costume, agora pergunto: porque dizem que é cultura, se for tbm temos nossa culturade usar, não para os outros , mas para nós mesmos. E entendi que a igreja adventista está sendo preconceituosa e está com toda certeza frazendo acepçãode pessoas. Porque em alguns lugares podem e em outrios não.a igreja deveria se por de pé e analizar e liberar sim, e deixa que cada irmã ou irmão use ou não. isso é democracia. porque em um lugar é pecado e em outro não é, isso tá muito errado.

Unknown disse...

Isso para mim é divisão da própria igreja, devendo seu líderes repensarem o que está acontecendo, tbm para mim é acepção de pessoas alguns podem e outros não. Você nbão se desabafou e sim colocou , o que muitos não tem coragem de escrever.

Valdeci Junior disse...

Posição Oficial da IASD: http://noticias.adventistas.org/pt/noticia/evangelismo/fomos-chamados-para-pregar-a-todos-afirma-kleber-goncalves/

Unknown disse...

NA MINHA CONCEPÇÃO, A MULHER USAR JOIAS MODESTAS E PINTURAS DE CABELOS DENTRO DOS PADRÕES, E USAR RUGE NO ROSTO OU BATON QIUE NÃO SEJE EM EXAGERO, NÃO VEJO PECADO,MAIS SIM EXIGENCIA HUMANA DOS LIDERES QUE SÃO DESOBEDECIDOS POR SUAS ESPOSAS E USAM A POSIÇÃO PARA IMPOR SUA VONTADE CENDO DESNECESSÁRIA Á IMPOSIÇÃO , JÁ QUE EM I PEDRO 3 /VERS 3, DIZ SOMENTE QUE NÃO SEJA OS ADORNOS O CARATER INTERIOR DA MULHER, NÃO HAVENDO PROIBIÇÃO TOTAL., ACONSELHA A ESPOSA RESPEITAR E VIVER EM HARMONIA COM O ESPOSO. NA MINHA CONCEPÇÃO A IGREJA ADVENTISTA, TEM QUE SE PEREOCUPAR, EM DESFAZER OS GRUPOS SEPARATISTAS DENTRO DA CONGREGAÇÃO, OS QUE POSSUI FORMAÇÃO ACADEMICA PROCURAM NÃO SE UNIR AOS QUE NÃO SÃO FORMADOS OU DE POUCA RENDA, ESQUECEM QUE SEU DIZIMO ELEVADO TEM O MESMO PESO DO DIZIMO DO ASSALARIADO.e que diante de DEUS TODOS SÃO IGUAIS ,POIS TODOS PECARAM ROMANOS 3 /VERS 9 Á 1'7...E QUE AO IVÉ DE FICAREM CRIANDO QUESTÃOS, AO USO DE MAQUIOAGEM OU ADORNOS, DEVERIAM , RESTAURAR A SANTIFICAÇÃO DO PÚLPITO, NÃO PERMITINDO DIFULGAÇÃO DE ASSUNTOS SECULARES, OU DE ATOS EXTRANHOS A LITURGIA CONCERNENTE AO CULTO OFICIAIS NOS SABADOS,DOMINGO E QUARTAS- FEIRAS, EXIGINDO SÓMENTE A PRESENÇA NO PULPITO DO PREGADOR INDICADEO, E A EXCLUSÃO DE MUÇLHERES NA DIREÇÃO DE CULTOS OFICIAIS, JÁ QUE DEUS ESCOLHEU PARA TAL 12 DISCIPULOS MATEUS 1'0 / VERS 1 Á 15 E DEUS NÃO NMUDA, NUMEROS 23 / VERS 19, E TER O CUIDEADO DE POR NA DIREÇLÃO DOS TEMPLOS PR. EM CADA IGREJA CONSTITUIDA AUXILIADO POR DOIS OU MAIS ANCIÃO , DANDO AO PASTOR LOCAL AUTONOMIA COM CARGO ROTATIVO POR UM PERIODO DE TRES ANOS, .O 1QUA TERIA A PRINCIPAL RESPONSÁBILIDADE NO CRECIMENTO DA IGREJA, BEM COMO O FIM AOS CULTOS DE REUNIÃO SECULAR. OINDE O CRISTÃO ENTRA VAZIO E SAI MAIS VAZIO., A PALAVRA DE DEUS É VIDA E ALIMENTO SE OI CRISTÃO OU VISITANTE NÃO SENTILA, ESTRIVERAM NUMA CERIMONIA CULTURAL, FAZER MUDANÇA NA ESCOLA SABATINA, OU SER REALIZADAS EM SALAS SEPARADAS, OU8 SER REALIZADA PELO PASTOR E ANÇIÃO OU POR DOIUS ANÇIÃO PARA A ASSEMBLEIA GERAL. PONDO FIM A CONFUSÃO GERADA PELO FALATÓRIO AO MESMO TEMPO NA CONGREGAÇÃO, CAUSANDO CONFUSÃO AOS VISITANTE,. ESTES QUESITOS QUE DEVERIAM SER A PREOCUPAÇÃOM DO MINISTÉRIO GERAL. QUANTO AO USO E COSTUME, QUADA UM , UMA , USEM SEM PROVOCAR ESCANDALO, USEM O QUE PODEM DE4SDE QUE NÃO SEJE AFRONTANDO OS QUE NÃO TEM ,MAIS VIVENDO EM HARMONIA COMO SE NÃO TIVESSEM. PAZ DE CRISTO. FIQUE CLARO QUE NÃO TENHO INTENÇÃO DE FAZER DIVISÃO, MAIS SIM DE CONTRIBUIR PARA A SNTIFICAÇÃO DOS CULTOS E CRESCIMENTO DEA CONGREGAÇÃO TENDO UM PR, NA DIREÇÃO. ACDORDA ADVENTISTAS O TEMPO DO FIM SE APROXIMA,
NOS RESTA VIVER E PREGAR O EVANGELHO E DEIXAR USO E COSTUME DE LADO DESDE QUE NÃO ESCANDALIZE.NEM OBSCURE A SANTIDSADE DO CULTO.. DEUS É SANTO E IMPORTA QUE PROCUREMOS ENTRA NO TREMPLOEM BUSCA DA UNSÃO DO ESPIRITO SANTO.

Unknown disse...

Caro amigo.
Esse artigo é de minha autoria e está publicada originalmente no link: http://pabloperfil.wordpress.com/
O blog que vc referenciou copiou o artigo e ainda adulterou o título do mesmo. Ao acrescentar "Quem entra na Nova Semente nunca será adventista" o blogueiro deturpou o sentido do meu artigo que não pe contra a Nova Semente nem contra seus membros mas sim contra um racha identitário que a implantação desse projeto implementou. Por favor, peço que me referencie e que recorra ao artigo original, tanto em seu texto quanto em seu título. Dá uma olhadinha no meu blog e verá isso. Abraço

Unknown disse...

o método de evangelização de Jesus era diferente de alguns métodos adotados pela liderança da igreja de hoje, Jesus não bajulava os ricos e nem os tratava melhor do que os de menor condição financeira, todos tinham o mesmo tratamento e eram alvo da missão de Cristo; a forma de Jesus de alcançar os ricos era o mesmo para alcançar os pobres. O apóstolo Tiago em sua epístola no capítulo 2 enfatiza o perigo de se fazer acepção de pessoas, e assim tratar melhor um rico e menosprezar um pobre ao entrar ambos na igreja. na própria lição da Escola Sabatina deste trimestre no dia 05 de fevereiro e também no dia 06 diz que Jesus não tratava ricos e pobres de forma diferente, vejam o que consta na lição deste trimestre:
“Com Cristo, no entanto, não existiam distinções de classe. Ninguém era comum, cada um era uma exceção. Não é de admirar que Jesus tenha alcançado as multidões com ilustrações comuns e discurso objetivo. Nada em Suas ações sugeria que alguém estivesse excluído de Sua preocupação. Em sua ação evangelística, os modernos formadores de discípulos também devem ter muito cuidado para não dar a impressão de que têm mais consideração por alguns do que por outros”.
“Talvez a característica mais atrativa do cristianismo primitivo tenha sido a ausência de distinções de classe. Muros de separação haviam desmoronado sob o peso do evangelho. Por intermédio de Cristo, a pessoa comum triunfava. Jesus transformava o ordinário em extraordinário. Carpinteiros, cobradores de impostos, construtores, rainhas, empregados domésticos, sacerdotes, gregos, romanos, homens, mulheres, ricos e pobres se tornavam iguais no reino da graça de Cristo. Na realidade, a comunidade cristã devia ser uma sociedade sem classes".
'UMA SOCIEDADE SEM CLASSES" é isto que deve caracterizar o cristianismo moderno, sem acepção de pessoas. Quanto a questão dos princípios que estão sendo negligenciados Jesus Também nunca sacrificou os princípios para gabhar nenhum rico que fosse, Ellen Withe escreveu: "Quantos têm vindo a Cristo, prontos a unir seus interesses com o dEle e, como o jovem rico, desejam ardentemente herdar a vida eterna! Mas quando o custo lhes é apresentado; quando lhes é dito que precisam abandonar tudo, casas e terras, esposa e filhos, e não julgar sua vida preciosa para si mesmos, eles se retiram tristes. Eles querem os tesouros celestiais e a vida que se compara com a vida de Deus, mas não estão dispostos a abrir mão de seus tesouros terrenos. Não estão dispostos a renunciar a tudo para ganhar a coroa da vida" (Ellen G. White, The Advent Review and Sabbath Herald [Revista do Advento e Arauto do Sábado], 19 de abril de 1898). este "renunciar a tudo" pode muito bem ser aplicado aos prícnpios de modéstia e pudor cristão que estão sendo deixados de lado pelas pessoas que fazem parte da "Nova Semente", como diz o pastor no início deste post, "a administração da igreja, deu um tiro no pé."

Blog do Pastor Manoel Barbosa disse...

Concordo com tudo o que você escreveu, Leiton Pereira. pois se criarmos uma igreja diferenciada para os tais, "pós modernos", por que eles, "coitadinhos", estão aborrecidos com as igrejas e cultos tradicionais,e não suportam esses dogmas antigos, como dizem, teríamos que criar cultos diferenciados, para outras classes que também não aceitam as igrejas atuais, e querem igrejas que os aceitem como são, sem lhes exigir nenhuma mudança.
Como ficaria essas novas igrejas, ou sementes, ou plantinhas, ou seja lá o que for?... Como?
Se os pós modernos .tem direito a uma igreja ao gosto deles, os gays também deveria tem uma, não achas?.. Como seria?.. colorida? pintada de rosa?.. e o ritual do culto?, com gritinhos histéricos?...que músicas ficaria bem em uma igreja gay
Não amigo, eu também não concordo com essa distinção, que estão fazendo com uma classe em detrimento da outra.
Nossa igreja é uma, nossa liturgia tem que ser a mesma para todas as nossas igrejas, e nossos princípios devem ser os mesmos, para pobres e ricos, para doutores ou analfabetos, nas pequenas cidades do interior, como também para as igrejas das grandes metrópoles.Refiro-me a vestuário, uso de joia, e liturgia do culto.
Ou muda para todos, ou não muda para ninguém.
Quem em sã consciência teria coragem de jogar na lata do lixo, todos os nossos valores, e normas que prezamos ao longo dos anos?. ...

Érica disse...

Apenas para informar aos leitores que o autor do texto (Pablo Perfil) nunca assistiu a um culto na Nova Semente, nunca esteve lá. Olha o que ele mesmo afirma sobre esse texto que escreveu em seu blog:

"Para os leitores, só queria afirmar algumas coisas:
1º O artigo é fruto de uma interpretação pessoal minha, afinal esse é o enfoque do blog. Como interpretação pessoal, não advogo possuir toda a verdade. Posso estar errado ou posso estar certo, apenas me reservo ao direito de opinar.
2º Apesar de nunca ter ido a “Comunidade” Nova Semente, realizei uma pesquisa abrangente nos canais e redes sociais para obter depoimentos tanto de pessoas contra o Projeto e a favor e, inclusive do próprio Pr. Kleber Gonçalves. Creio ser passível de críticas quanto ao funcionamento interno da Nova Semente, porém o foco do artigo não é esse, mas o estranhamento interno entre os membros da IASD a partir de um projeto apoiado administrativamente e que causa um racha cultural jogando os irmãos uns contra os outros.
3º Prestem atenção ao foco do artigo, pois não estou criticando o trabalho evangelístico da Nova Semente que creio q tenha ganhado muitas almas para Cristo, Nem estou criticando as normas de conduta conservadoras ou liberais. Minha crítica, mais uma vez, é o apoio administrativo da Igreja ao surgimento de culturas religiosas diferentes que acabam por acirrar a convivência entre irmãos".

http://pabloperfil.wordpress.com/2014/03/04/a-bomba-relogio-da-velha-semente/#comment-346

Postagens de Destaque