Seguidores

domingo, 21 de agosto de 2011

Católicos e Luteranos celebram proximidade

Ellen White escrveu há cem anos, o texto a seguir. Na época que ela escreveu este texto niguem em são juizo acreditaria que um dia haveria união das igrejas, principalmente que a Igreja luterana, pivô da separação do catolicismo no século 16, viesse aceitar essa união. Hoje o Ecumenismo é uma realidade, e a Igreja Luterana acaba de estender a mão à igreja catolica para não mais se separarem.

Leia o texto de Ellen White e logo a seguir a notícia que foi publicada no  Site Noticias Cristãs

"Quando o protestantismo estender os braços através do abismo, a fim de dar uma das mãos ao poder romano e a outra ao espiritismo, quando por influência dessa tríplice aliança a América do Norte for induzida  repudiar todos os princípios de sua Constituição, que fizeram dela um governo protestante e republicano, e adotar medidas para a propagação dos erros e falsidades do papado, podemos saber que é chegado o tempo das operações maravilhosas de Satanás e que o fim está próximo. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 151.
Roma Recuperará a Supremacia Perdida

Ao aproximar-nos da última crise, é de vital importância que existam entre os servos do Senhor harmonia e união. O mundo está cheio de tempestade, guerra e contenda. Contudo, ao mando de um chefe - o poder papal - o povo se unirá para opor-se a Deus na pessoa de Suas testemunhas. Essa união é cimentada pelo grande apóstata. Testemunhos Seletos, vol. 3, 
Eventos finais Pág. 132 e Pág. 171.

Católicos e Luteranos celebram proximidade

As duas igrejas evocaram o 10.º aniversário da Declaração conjunta sobre Doutrina da Justificação, um marco histórico nas relações ecuménicas.
Celebrou-se neste Sábado, em Augsburgo, na Alemanha, o 10.º aniversário da Declaração conjunta da Igreja Católica e da Federação Luterana Mundial sobre a Doutrina da Justificação. O evento contou com a participação do presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Walter Kasper.
"Deus é unidade e quer a unidade, quer uma só Igreja como instrumento e sinal da unidade da humanidade", afirmou o cardeal responsável pelo diálogo ecuménico do Vaticano. "A separação das nossas Igrejas é um contra-testemunho do Evangelho, um escândalo", acrescentou.
Na alocução que proferiu na oração de Vésperas, Walter Kasper destacou o papel do movimento ecuménico que, afirmou, "não é obra do espírito do liberalismo e do indiferentismo", mas é "impulso do Espírito de Jesus Cristo, do Espírito Santo". Por isso, "devemos permanecer fiéis à opção ecuménica; não há alternativas", observou.
Ao evocar a Declaração, assinada em Augsburgo, o cardeal contestou as “críticas acerca de uma aparente estagnação no ecumenismo, que em hipocritamente ressaltam somente o que ainda não se alcançou, esquecendo o que nos últimos anos foi conquistado”, afirmando que essas análises manifestam uma “ingratidão nua e crua”.
O Bispo alemão lembrou as palavras pronunciadas durante a assinatura do acordo: "Damos as mãos e agora não mais as deixaremos, nunca mais nos separemos".
Por outro lado, o responsável sublinhou que é preciso "sermos realistas" e conscientes de que "o caminho para reunir o povo de Deus ainda não acabou", e de que no percurso existem, por vezes, também obstáculos.
Durante a sua intervenção, o cardeal desejou que "o ecumenismo seja, em primeiro lugar da oração", o que implica a comum meditação orante da Bíblia.
A data foi também lembrada por Bento XVI, durante a oração do Angelus na Praça de São Pedro, no Domingo passado. O Papa recordou as palavras do seu antecessor que, na altura, descreveu o dia como “um marco na difícil caminhada para reconstituir a união total entre cristãos”.
O problema teológico da justificação, se o homem é salvo exclusivamente pela fé ou pelas obras, foi uma das disputas entre Lutero e a Igreja que terá levado à separação inicial. A declaração assinada há uma década resolveu em grande parte essas disputas.

Acabei de copiar do Site Notícias Cristãs, mas como SOU CRISTÂO E ÉTICO, EU CITO AS FONTES ORIGINAIS E O NOTÍCIAS CRISTÃS. Link Original: http://news.noticiascristas.com/2009/11/catolicos-e-luteranos-celebram.html#ixzz1Vh8HmeWn


Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque