Seguidores

terça-feira, 9 de agosto de 2011

O ESPÍRITO SANTO

O ESPÍRITO SANTO



O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO


“O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, a sua mãe, ia casar com José. Mas antes do casamento ela ficou grávida pelo Espírito Santo”.** Mateus 1:18
Não diz a bíblia que foi uma energia, ou uma força especial que levou Maria a gravidez, mas diz claramente que ela ficou grávida pelo Espírito Santo.
“Então o Espírito Santo levou Jesus ao deserto para ser tentado pelo Diabo”. Mateus 4:1
Neste verso o Espírito Santo aparece como agente divino que tem personalidade, que executa tarefas, no caso, levou Jesus ao deserto.
“Por isso eu afirmo a vocês que as pessoas serão perdoadas por qualquer pecado ou blasfêmia que disserem contra Deus. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. Mateus 12:31
“Se alguém disser alguma coisa contra O Filho do Homem, será perdoado; mas quem falar contra O Espírito Santo não será perdoado, nem agora nem no futuro”. Mateus 12:32
Precisa ter muita má vontade, ou pouquíssima inteligência para não entender que estes dois versos falam de três pessoas distintas: Deus, O Filho do Homem (Jesus) e O Espírito Santo.
Claramente Mateus afirma que quem pecar contra Deus será perdoado. Quem pecar contra o filho do homem será perdoado, mas quem pecar contra o Espírito Santo, não será perdoado.
Ora se o Espírito Santo não existisse, se fosse apenas um atributo de Deus, ou como dizem; uma força, uma energia, ou um poder que emana de Deus, logo não tinha cabimento Mateus destacar essa força, já que não é ela uma pessoa.
Sabemos que Deus tem poder, santidade, onisciência, presciência, bondade, misericórdia, etc, etc, são todos os atributos de Deus. Quem rejeita o poder de Deus, esta rejeitando o próprio Deus. Quem não aceita a santidade de Deus também o está rejeitando. E quem duvida da presciência, ou onisciência de Deus também está rejeitando a Deus.
Porém todos esses atributos não são citados como uma pessoa distinta, como o é o Espírito Santo. Só este é citado separadamente. O Pai, O Filho do Homem, e O Espírito Santo. E assim como Deus e Jesus, o Espírito Santo tem os mesmos atributos.
“Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Mateus 28:19
Eu “batizo vocês com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo”. Marcos 1:8
. “Mas as blasfêmias contra o Espírito Santo nunca serão perdoadas porque a culpa desse pecado dura para sempre”. Marcos 3:29
Leia com atenção esses três versos acima.
 O primeiro é uma ordem. Batizar em nome do Pai, do filho, e do Espírito Santo. Não diz que é para batizar em nome do Pai, do Filho e da energia divina, ou do poder de divino, ou mesmo da força ativa.
Diz com todas as letras, em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Portanto o Espírito é uma pessoa, como o Pai e o Filho o são.
O verso seguinte diz que essa pessoa divina chamada Espírito Santo, fez com que Jesus fosse para o deserto. Como Jesus havia tomado à natureza humana, e se tornado um como nós, ele, o Espírito Santo que tem personalidade, tomou a iniciativa de levá-lo ao deserto.
O verso seguinte lembra que quem pecar contra esse Ser misterioso, e poderoso, não tem perdão. Portanto cuidado em não minimizá-lo “porque a culpa desse pecado dura para sempre”.
Lucas 4:14 “Jesus voltou para a região da Galiléia, e o poder do Espírito Santo estava com ele. As notícias a respeito dele se espalhavam por toda aquela região”.
Atente bem para essa frase. “E O PODER DO Espírito Santo esta com ele”.
O Espírito Santo não é poder. Ele tem o poder. Não é uma força. Ele tem a força. Não é uma energia. Ele tem a energia cósmica, assim com Deus tem poder, assim como Jesus tem poder, o Espírito Santo também tem poder. Por isto Lucas escreveu. “E o poder do Espírito Santo estava com ele”. (Jesus).

Leia mais esses versos,


Lucas 10:21 “Naquele momento, pelo poder do Espírito Santo, Jesus ficou muito alegre e disse: —Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos. Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso”.
Romanos 15:13 “Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que vocês têm nele, a fim de que a esperança de vocês aumente pelo poder do Espírito Santo”!
Lucas 12:12 “Pois naquela hora o Espírito Santo lhes ensinará o que devem dizer”.
Atos 8:29 “Então o Espírito Santo disse a Filipe: - Chegue perto dessa carruagem e acompanhe-a’.
Atos 10:19 “ Pedro ainda estava pensando na visão, quando o Espírito Santo disse: —Escute! Estão aí três homens procurando você”.
Atos 15:28 “Porque o Espírito Santo e nós mesmos resolvemos não pôr nenhuma carga sobre vocês, a não ser estas proibições que são, de fato, necessárias:
Efésios 4:30 “E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste. Pois o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus os libertará”.
Atos 16:6 ‘Como o Espírito Santo não deixou que anunciassem a palavra na província da Ásia, eles atravessaram a região da Frígia-Galácia”.
Atos 20:22 ‘ Agora eu vou para Jerusalém, obedecendo ao Espírito Santo, sem saber o que vai me acontecer’. l
Atos 20:23 “Sei somente que em todas as cidades o Espírito Santo tem me avisado que prisões e sofrimentos estão me esperando’.
Atos 20:28 “Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho que o Espírito Santo entregou aos seus cuidados, como pastores da Igreja de Deus, que ele comprou por meio do sangue do seu próprio Filho”.
Atos 28:25 “Então todos foram embora, conversando entre si. Mas, antes que saíssem, Paulo ainda disse mais uma coisa: —O Espírito Santo tinha razão quando falou por meio do profeta Isaías aos antepassados de vocês”.
Hebreus 9:8 “Por meio disso tudo, o Espírito Santo nos ensina, de modo bem claro, que a entrada para o Lugar Santíssimo ainda não foi aberta enquanto a parte da frente, que é o Lugar Santo, continuar sendo usada’.
Percebeu?
Leia com mais atenção e perceba.
O Espírito Santo ensina, tem razão, entrega, fala, diz, avisa, impede as pessoas de fazer alguma coisa, não deixa outros fazerem o que querem, fica triste, resolve, toma decisões, impede alguns de sair e envia outros e você ainda acredita que Ele não é uma pessoa?
Ainda não está convencido?
Veja o que o espírito de profecia diz sobre o assunto.

PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO NOS LIVROS DE ELLEN WHITE


“Mas Deus aborrece a hipocrisia e a falsidade. Ananias e Safira praticaram fraude em sua conduta para com Deus. Mentiram ao Espírito Santo, e seu pecado foi punido com juízo rápido e terrível. Quando Ananias chegou com sua oferta, Pedro disse: " Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para, que mentisse ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus." Atos 5:3 e 4. Atos dos apóstolos pág. 72.
Este texto deixa claro duas coisas.
Primeiro que o Espírito Santo é uma pessoa, pois só a uma pessoa pode-se mentir. Não dar para mentir a uma energia ou a um poder. Mente-se a alguém, a uma pessoa dotada de raciocínio. E é isto que o Espírito Santo é.
Segundo que o Espírito Santo é Deus. Veja o que o apóstolo Pedro disse. Primeiro disse que Ananias havia mentido ao Espírito Santo. Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisse ao Espírito Santo?
Depois disse que ele havia mentido a Deus. “Não mentiste aos homens, mas a Deus.” Atos 5:3 e 4. Atos dos apóstolos pág. 72.
Se o apóstolo Pedro disse que o Espírito Santo é Deus, não serei eu que direi o contrario.
O que diz Ellen White?“Precisamos reconhecer que o Espírito Santo, que é tanto uma pessoa como o próprio Deus, está andando por esses terrenos”. Manuscrito 66, 1899.
O Espírito Santo é uma pessoa, pois dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus. Uma vez dado esse testemunho, traz consigo mesmo sua própria evidência. Em tais ocasiões acreditamos e estamos certos de que somos filhos de Deus”. Evangelismo pag. 616
O Espírito Santo tem personalidade, do contrário não poderia testificar ao nosso espírito e com nosso espírito que somos filhos de Deus. Deve ser também uma Pessoa Divina, do contrário não poderia perscrutar os segredos que jazem ocultos na mente de Deus. “Por que qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está”? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus." I Cor. 2:11. Manuscrito 20, 1906.

O Poder de Deus na Terceira Pessoa


“O príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus na Terceira Pessoa da Trindade, o Espírito Santo”. Special Testimonies, Série A, nº 10, pág. 37.
O Consolador que Cristo prometeu enviar depois de ascender ao Céu é o Espírito em toda a plenitude da Divindade, tornando manifesto o poder da graça divina a todos quantos recebem e crêem em Cristo como um Salvador pessoal. Há TRES PESSOAS VIVAS pertencentes à Trindade celeste; em nome destes TRÊS GRANDES PODERES - O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO - os que recebem a Cristo por fé viva são batizados, e esses poderes cooperarão com os súditos obedientes do Céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo. Special Testimonies, Série B, Nº 7, págs. 62 e 63.


Em Cooperação com os Três Poderes Mais Altos


“Cumpre-nos cooperar com os TRÊS PODERES MAIS ALTOS NO CÉU - O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO - e esses poderes atuarão por nosso intermédio, fazendo-nos coobreiros de Deus”. Special Testimonies, Série B, nº 7, pág. 51.


Meu querido irmão, se com argumentos tão claros, você ainda não acreditar na Trindade é por que você não quer ver a verdade.


Que tenha misericórdia e te ilumine


Pr. Manoel Barbosa da Silva




Nenhum comentário:

Postagens de Destaque