segunda-feira, 7 de julho de 2014

Vida Social Cortesia Cristã


Como Eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. João 13:34.


O valor da cortesia é muito pouco apreciado. Muitos que são bondosos de coração não têm amabilidade nas maneiras. Muitos que se impõem ao respeito por sua sinceridade e correção, são lamentavelmente deficientes em simpatia. Esta falta prejudica sua própria felicidade, e afasta de seu serviço a outros. Muitas das mais agradáveis e valiosas experiências da vida são freqüentes vezes, por mera falta de lembrança, sacrificadas pelos descorteses. Educação, pág. 240.
As Santas Escrituras apresentam-nos marcantes exemplos do exercício da cortesia. Abraão foi um homem de Deus. Sempre que armava sua tenda imediatamente também construía um altar para sacrificar e convidar a Deus para habitar com ele. Abraão era um homem cortês. Sua vida não foi manchada pelo egoísmo, nem por qualquer condenável traço de caráter que fosse ofensivo à vista de Deus. Testemunhou sua conduta quando na questão da separação de Ló. Ainda que Ló fosse seu sobrinho, e muito mais novo, e a primeira escolha da terra pertencesse a Abraão, sua cortesia levou-o a declinar de seu direito e permitir que Ló escolhesse a parte da terra que parecia mais desejável. Ei-lo dando as boas-vindas aos três desconhecidos no calor do dia e apressando-se para suprir-lhes as necessidades. Observai-o empenhado numa transação comercial com os filhos de Hete, para comprar uma sepultura para Sara. Mesmo em sua aflição não se esqueceu de ser cortês. Inclinou-se diante deles ainda que fosse o nobre de Deus. Abraão sabia o que a genuína polidez significava, e qual o dever do homem para com o seu semelhante. Review and Herald, 8 de setembro de 1885.
Devemos esquecer-nos a nós mesmos, sempre ... atentos para observar oportunidades para animar outros, confortando-os em suas tristezas e aliviando-lhes as cargas por mostras de terna bondade e pequenos atos de amor. Essas atenciosas cortesias que, iniciando-se em nossa família, estendem-se até fora do círculo familiar, ajudam a tornar a soma da vida feliz. Mente, Caráter e Personalidade, vol. 1, págs. 85 e 86.


Ellen White 

Minha consagração Hoje - MM 1989 Pag. 192

Postagens de Destaque