Seguidores

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Cinco razões porque eu prego - Por que você prega?

 

Fonte - http://www.opregadorfiel.com.br/2014/05 


Cinco razões porque eu prego - Por que você prega?

Cinco razões porque eu prego - Por que você prega?














Muitos grandes sermões são registrados no Novo 
Testamento, como o Sermão da Montanha (Mateus 5-7), a história da nação judaica de Estevão (Atos 7), o sermão de Paulo no Areópago (Atos 17), e o primeiro sermão de Pedro sob a nova aliança ( Atos 2).
Os homens de hoje têm muito pouco ou nenhum respeito pela pregação - talvez seja porque eles não conhecem o propósito da pregação

Por que pregamos

1. Para explicar as Escrituras

Isso parece tão simples, mas muitas vezes é esquecido pelos homens de hoje. Em Atos 7, um terço do sermão de Estevão era do Antigo Testamento. Sua audiência sabia o que os versos diziam, mas ele teve que explicar o que eles queriam dizer e como se aplicava a eles.
Quando Filipe pregou em Atos 8, explicou Isaías 53. O eunuco queria saber "de quem o profeta falava, de si mesmo ou de algum outro?" (Atos 8:34)
Depois de Artaxerxes libertou os israelitas, Esdras, um escriba e sacerdote de Deus, leu o "Livro da Lei de Moisés" para o povo. Com a ajuda dos levitas, Esdras "ajudou as pessoas a entender a lei" (Neemias 8:7) "Assim leram no livro, na lei de Deus, distintamente; e deram o sentido, de modo que se entendesse a leitura" (Neemias 8:7).
A sua pregação explica as escrituras? 

Leia também: Como se Preparar para Pregar
 

2. Levantar as escrituras como a luz

Nos sermões apostólicos, não se apelou ao pensamento teológico moderno. Os homens de Deus simplesmente proclamaram a palavra de Deus. Jesus disse: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João 8:32)
Os apóstolos nunca reivindicaram uma experiência emocional como base para a salvação. Eles apresentaram Deus como tendo revelado Sua vontade ao homem (1 Coríntios 2:6-13 ). Esta vontade revelada foi colocada em forma escrita "pelo que, quando você lê, você pode entender" (Efésios 3:4)
Você considera as escrituras suficientes para iluminar a vida dos homens?

3. Incomodar as pessoas que estão no erro

Pedro não suavizou a verdade em Atos 2. Ele acusou sua audiência de matar o Filho de Deus. Como resultado, essas pessoas "compungiu-se lhes o coração" (Atos 2:37 ) Cortar o coração do homem não é uma tarefa a ser apreciada - é o resultado final da liberdade, alegria e salvação para o qual buscamos.
A maneira como alguns homens pregam hoje, o homem perdido pode nunca conhecer sua condição. Os pecadores nunca vão gritar: "O que devo fazer para ser salvo?" ao ouvir a pregação feita por alguns hoje: o que acontece com suas mensagens? 

4. Apresentar Cristo como a única esperança do mundo

A primeira coisa que Paulo fez em todas as cidades que ele visitou foi levantar Cristo e apresenta-lo perante os homens como única esperança para eles. Paulo disse aos coríntios que "determinado a não saber nada entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado" (1 Coríntios 2:2). A salvação não vem pela pregação política ou chavões morais - a nossa esperança está no céu, não nas capitais terrenas. 

5. Falar sobre a igreja

Alguns aconselham: "Pregue o Homem, e não o plano" Mas, não podemos pregar o rei sem o Seu reino, nem o noivo sem a Sua noiva. Quando o evangelho foi pregado em Atos 2, os homens foram acrescentados à igreja (Atos 2:47). Esta é a igreja que Jesus prometeu construir (Mateus 16:18) , e é a única que ele salvará (Efésios 5:23).
Não vamos colocar a nossa confiança nas instituições construídas pelos homens, pois elas serão arrancadas (Mateus 15:13). “Respondeu-lhes ele: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada”. 

"Os reinos da terra passam, um por um, mas o reino do céu permanece”.
Espero que esse artigo possa lhe ajudar a determinar se suas mensagens focam o Rei e Seu reino: quais são os seus propósitos para a pregação? Por que você prega?

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque