Seguidores

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Etapa de discussão teológica sobre ordenação de mulheres é concluída


 
Fonte - http://noticias.adventistas.org/  

Etapa de discussão teológica sobre ordenação de mulheres é concluída


Etapa-de-discussao-teologica-adventista-sobre-ordenacao-e-concluida2

Pastor Reinaldo Siqueira (esquerda) explica teor das reuniões que ocorreram para discutir os temas

Brasília, DF … [ASN] O produto de dois anos de discussão de teólogos e membros adventistas de todo o mundo deverá ser avaliado no segundo semestre em reunião na sede mundial adventista, nos Estados Unidos. Um debate realizado sob o ponto de vista bíblico tratou de dois temas: a teologia da ordenação e a ordenação de mulheres ao ministério pastoral. No mês passado, a última reunião sobre as questões foi realizada. Nessa e nos três encontros anteriores houve a participação de dois representantes adventistas sul-americanos: o pastor Reinaldo Siqueira, reitor do Seminário Adventista Latino-americano de Teologia (SALT), e a teóloga Lilian Schmied, da Universidade Adventista do Chile.
O pastor Siqueira explica que a Igreja Adventista resolveu discutir com mais profundidade os dois temas nos últimos anos e, para isso, estabeleceu um processo para essa finalidade. Em resumo, foi estabelecida uma comissão com cerca de 100 pessoas formada por teólogos de instituições da Igreja, dois representantes de cada uma das 13 divisões, além de pastores e membros chamados leigos (sem formação teológica) com diferentes perspectivas sobre o assunto. Os encontros aconteceram em janeiro e junho de 2013 e em janeiro e junho desse ano.
primeiro passo
O primeiro passo foi definir uma teologia para a ordenação e dois documentos foram preparados: um mais extenso com 60 páginas e um resumo com apenas duas páginas, ambos enviados para conhecimento de todas as 13 divisões (administradores, pastores, teólogos, membros). A ideia, segundo Siqueira, foi ter primeiro esse material aprovado para depois, então, estudar mais o outro tema: ordenação de mulheres ao pastorado. Nesse processo, dezenas de monografias e estudos acadêmicos foram apresentados que deram embasamento para o debate e levaram às conclusões.


Segundo passo
Definido qual é a teologia da ordenação, segundo o entendimento da Igreja Adventista, o passo seguinte dessa comissão foi dialogar mais profundamente sobre a ordenação de mulheres ao ministério pastoral.
Siqueira relata que, a partir do debate, pelo menos três grupos ficaram bem claros. “Vimos que havia o grupo que apresentou argumentos bíblicos a favor da ordenação, grupos com argumentos contrários e um terceiro grupo que viu bons aspectos nos dois lados e resolveu entrar em uma posição intermediária”, comenta. O teólogo brasileiro reforça que o objetivo da comissão não foi avaliar o tema sob perspectivas sociológicas ou administrativas, mas teológicas. “A pergunta que se queria responder era se havia base bíblica para ordenar ou não”, explica Siqueira.
Com base nessa discussão e nas recomendações feitas por todas as divisões (inclusive a Sul-Americana), a Conferência Geral da Igreja Adventista definirá os passos a serem seguidos a respeito de uma decisão final. As recomendações e os trabalhos apresentados sobre o assunto e que embasaram a própria discussão, em inglês, podem ser lidas nesse link: http://adv.st/teologiaordenacao


[Equipe ASN, Felipe Lemos]

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque