Seguidores

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O Amor que Deus Odeia

Pr. Aldenir Araújo  
 
 
Texto: I João 2:15-17
 
Introdução: É um título estranho para um sermão - o amor que Deus odeia. Como Deus pode odiar qualquer tipo de amor? Deus odeia o amor pelo mundo e proíbe o cristão de amar o mundo. Ele diz: "Não ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo" Por quê? Deus proíbe o amor pelo mundo por causa do que é o mundo e por causa do que o amor ao mundo faz para os cristãos.
 
O amor ao mundo é mundanismo. Alguma vez ouviu uma pessoa dizer de outra pessoa: "Ele é mundano?" O que essa pessoa quer dizer? O que significa o termo mundano? Para algumas pessoas, ser mundano é participar de certas atividades questionáveis. No entanto, o mundanismo não é tanto uma questão de atividade, pois é uma questão de atitude. É possível um cristão ficar longe de atividades questionáveis ​​e ainda amar o mundo, porque o mundanismo é uma questão do coração.
 
Esta mensagem lida com mundanismo - amor ao mundo. Será um exame da ordem de Deus para não amar o mundo. Quando os cristãos amam o mundo, é um amor que Deus odeia.

I. A ordem expressa. (I João 2:15a)

Uma vez que Deus proibiu amar o mundo e as coisas do mundo, é essencial que nós compreendamos claramente o que o amor para com o mundo representa. Se é um amor que Deus odeia, é preciso evitá-lo a todo custo. Vamos voltar nossa atenção, em seguida, para a fonte da ordem, o principio da ordem, e o alcance da ordem.
A. A fonte da ordem
Devemos entender que a fonte desta ordem é o próprio Deus.
A Bíblia não é apenas um registro do que os cristãos do primeiro século pensavam acerca dos assuntos. É a autoridade, a Palavra eterna de Deus.
Quando a Bíblia fala, é Deus falando e nós devemos recebê-lo como tal. Hebreus 4:2 nos admoesta a misturar a Palavra de Deus com fé, quando a ouvimos. "Porque também a nós foram pregadas as boas novas, assim como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram"
Que a Palavra nada lhes aproveitou significa que ela não produziu o efeito desejado, porque não misturaram com fé. Em outras palavras, eles não creram e agiram sobre ela.
Quando o homem de Deus dá uma exposição das Escrituras, não é apenas um homem falando, mas é Deus falando através do homem.
Portanto, devemos prestar atenção a esta ordem, pois é Deus quem dá a ordem.
B. O principio da ordem
Devemos entender completamente esta ordem, a fim de obedecê-la.
Talvez a melhor maneira de se entender a ordem é definir alguns termos.
Vamos começar com o verbo "amor". Este é o mesmo verbo que é usado em Mateus 22:37, onde nos é dito "amaras ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma e com toda tua mente"
"Amar o Senhor teu Deus" dessa maneira é amá-Lo acima de todos os outros amores. Trata-se de dar-Lhe o primeiro lugar em nossas vidas.
O verbo é usado aqui em I João 2:15 com a partícula de proibindo o amor ao mundo e as coisas do mundo. Amar o mundo é dar-lhe o primeiro lugar em nossas vidas. É a cortejar o favor do mundo, seguir seus costumes, adotar seus ideais, cobiçar seus prêmios, e buscar a sua comunhão.
Por causa do que é o mundo, amar o mundo, nesse sentido, é o equivalente a abandonar a Deus. Tiago 4:4 nos adverte que ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. "Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.
Este versículo constitui uma forte censura à mentalidade mundana ou o pensamento mundano.
Por uma questão de fato, equivale mentalidade mundana com a idolatria. Os mundanos são chamados de "adúlteros e adúlteras" "Ou não sabeis" denota que essas pessoas sabiam muito bem que não deveriam ser amigos do mundo.
"Amizade com o mundo" denota uma atitude que é marcada por amabilidade e afeto pelo mundo. “Amizade" vem de um verbo que significa "amar, ter afeição por" algo ou alguém. A palavra significa também, "beijar" como uma indicação de afeto. A frase "do mundo" marca o "mundo" como o objeto deste afeto.
Claramente os destinatários da repreensão são entretidos com um sentimento de afeto pelo mundo. A mensagem é que ser controlado pelo espírito do mundo é totalmente incompatível com a lealdade a Deus e torna culpado de adultério espiritual.
"Inimizade" denota uma atitude de hostilidade pessoal, o oposto da amizade. A declaração "Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" declara que a decisão de promover a amizade do mundo, o indivíduo toma sua posição como um inimigo de Deus.
O presente do indicativo do verbo “será" aponta para a condição de continuar, enquanto a voz do meio faz uma posição de auto escolhido.
Como podemos ver, então, os cristãos estão proibidos de amar o mundo e as coisas do mundo.
O que significa o termo "mundo"? "Mundo" é usado de três maneiras diferentes nos escritos do Espírito Santo através do apóstolo João.
Em primeiro lugar, a palavra mundo é usada para se referir ao mundo da natureza, a ordem criada, o universo material (João 1:10; I João 4:17).
Em segundo lugar, a palavra é usada para se referir à raça humana que por causa do pecado está na necessidade de redenção. Este é o mundo que Deus ama (João 3:16).
Em terceiro lugar, a palavra mundo refere-se a uma sociedade pagã descrente considerada como um fim rebelde incorporando as influências e as forças hostis a Deus. É este mundo que os cristãos são proibidos de amar. João falou deste mundo, um sistema espiritual invisível, como estando em oposição ao povo de Deus e ameaçando sua própria existência. É o amor para este mundo que Deus odeia.
C. O alcance da ordem.
A proibição é o mundo e as coisas do mundo.
A frase "as coisas que estão no mundo" refere-se às paixões, ambições, motivações e princípios dominantes do mundo.
As coisas que estão no mundo encontram-se resumidas no versículo dezesseis.

II. A escolha explicada. (I João 2:15b -16)

Os cristãos são confrontados com uma escolha; entre o amor ao mundo e o amor do Pai.
Não podemos amar ambos, porque eles são mutuamente exclusivos. Ao considerarmos a escolha que enfrentamos, vamos considerar a natureza exclusiva do amor e uma exposição de apelo mundano.
A. A natureza exclusiva do amor. (I João 2:15b)
A afirmação "Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele", significa que o amor ao mundo exclui o amor do Pai.
O uso do presente do indicativo deixa claro que o amor pelo mundo e o amor pelo Pai governam os princípios da vida. Como tal, eles são mutuamente exclusivos. Onde um está o outro não pode estar.
Uma vez que Deus e o mundo pertencem a duas esferas diferentes, o amor por um exclui o outro.
É impossível buscar o favor de Deus, seguir os seus mandamentos, e buscar a Sua comunhão enquanto cortejamos o favor do mundo, seguimos seus costumes, e buscamos sua comunhão.
B. A exposição de apelo mundano. (I João 2:16)
"As coisas que estão no mundo" são totalmente diferentes e diretamente antagônicas a tudo o que é "do Pai".
Deus tem um plano ou programa de vida para o seu povo e o mundo tem outro.
Ao dizer que essas coisas não são "do Pai", o escritor quer dizer que elas não se originam em Deus, não mostram nenhuma semelhança de Seu caráter, e são contrárias à vida que Ele quer para o seu povo.
Como já observamos anteriormente, as coisas que estão no mundo encontram-se resumidas no versículo dezesseis.
"A concupiscência da carne" refere-se aos desejos ilícitos que são produzidos pela natureza carnal.
A palavra “carne” descreve a natureza humana corrompida pelo pecado. É a "natureza inferior" ou "a natureza não regenerada" A concupiscência da carne inclui todos os desejos e apetites que estão centrados na natureza física do homem e são exercidas sem levar em conta a vontade de Deus.
"A concupiscência dos olhos" fala do desejo ilícito por aquilo que seduz nossos olhos.
Esta frase é ampla o suficiente para incluir todo o tipo de desejo ilícito que apela para o olho. Abrange o entretenimento ímpio, a procura pelo materialismo, e o desejo de coisas. Os olhos são a porta de entrada para a mente. Portanto, a concupiscência dos olhos pode incluir atividades intelectuais, que são contrárias à Palavra de Deus.
"A soberba da vida" significa algo como o orgulho, ou uma exibição pomposa, a riqueza material e as vantagens mundanas. A frase implica um espírito arrogante de autossuficiência e uma sensação vã de segurança, as quais são baseadas em uma falsa estimativa de estabilidade e no valor das coisas mundanas.
A palavra "soberba" sugere exibição arrogante. Ela decorre de uma garantia vã em seus próprios recursos, ou na estabilidade das coisas terrenas, que emite o desprezo pelas leis divinas.
"Vida" denota a forma de apoiar a vida e pode ser entendido como "modo de vida" ou "bens".
"Soberba da vida" então descreve uma atitude que ignora Deus e Sua vontade para a vida.
O mundo apela para os cristãos através da concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. Quando entendemos esta verdade e submetemos nossas vidas ao controle de Deus, seremos vitoriosos em nossas vidas cristãs. Lembre-se que essas coisas podem nos levar a um amor pelo mundo, um amor que Deus odeia.

III. O contraste exposto. (I João 2:17 )

Deus ordena aos cristãos "Não ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo”.
Os cristãos são confrontados com uma escolha. O mundo atrai os cristãos através de nossa natureza carnal. Essas coisas que nos atraem não são de Deus, no entanto. Deus nos dá o contraste do resultado da escolha do mundo, ou a escolha do Pai. Ele o faz, apontando o sistema mundano que passa e a vontade permanente de Deus.
A. O sistema do mundo passa
O verbo traduzido "passa" está no presente do indicativo apontando o fato de que o mundo já está passando. O sistema do mundo que se opõe a Deus já está fracassando ou morrendo.
Lembre-se que o "mundo" refere-se ao sistema organizado que é marcado pela hostilidade a Deus.
A palavra "concupiscência" pode ser entendida como desejo pelo mundo, como a luxuria que o mundo estimula ou, simplesmente, como a luxúria ou desejo de pertencer ao mundo.
B. A vontade permanente de Deus
Deve-se notar que o mundanismo não afeta apenas a resposta de alguém ao amor de Deus, mas também afeta a resposta de alguém à vontade de Deus.
Um dos benefícios adicionais de ser salvo é o privilégio de conhecer a vontade de Deus. Na verdade, Deus quer que sejamos "cheios do conhecimento da Sua vontade" (Colossenses 1:9).
Deus revela Sua vontade a nós através da Bíblia, a Palavra de Deus.
Aquele que "faz a vontade de Deus permanece para sempre"
A palavra "faz" é um particípio presente ativo e tem o sentido de "aquele que continua a fazer a vontade de Deus" ou "aquele que pratica a vontade de Deus"
A vontade de Deus não é algo que nós consultamos ocasionalmente como uma enciclopédia. É algo que controla nossas vidas.
Devemos praticar a vontade de Deus para nossas vidas.
A pessoa que prática a vontade de Deus "permanece para sempre"
O verbo "permanece" está no presente do indicativo e significa alguém que vai permanecer.
O termo "para sempre" significa o tempo e a eternidade.
 
Conclusão: Há um amor que Deus odeia. É o amor ao mundo ou ao mundanismo por parte dos cristãos.
 
Ele nos ordena "Não ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo" É realmente uma ordem para deixar de amar o mundo ou não ter o hábito de fazê-lo. O amor ao mundo exclui o amor do Pai. Portanto, Deus odeia. Somos tolos quando amamos o mundo, porque ele está agora mesmo passando.
 
Devemos praticar a vontade de Deus, amando o Pai, e guardando os Seus mandamentos. Aqueles que assim fazem, permanecerá para sempre. Vamos tomar cuidado com o amor que Deus odeia. Devemos amar a Deus, não o mundo.
 
Pr. Aldenir Araújo
 
 

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque