Seguidores

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Quem São os Vinte e Quatro Anciãos?

Quem São os Vinte e Quatro Anciãos?

Os Vinte e Quatro Anciãos

Apocalipse 4:4 menciona sobre a existência de 24 anciãos no céu. Eis o texto: "Havia também ao redor do trono vinte e quatro tronos; e sobre os tronos vi assentados vinte e quatro anciãos, vestidos de branco, que tinham nas suas cabeças coroas de ouro." Vinte e quatro tronos representam aqueles que reinam com Deus. Esta é uma descrição viva da igreja de Cristo e dos vencedores vestidos de branco que recebem suas coroas e reinam com o Senhor. Ver Apoc. 2:10, 26 e 27; 3:4-5, 11 e 21.

Porque vinte e quatro anciãos? É bom lembrar que o santuário terrestre era dividido em 24 turnos de trabalho através dos sacerdotes. Ver I Crônicas 24:7 -19. Lembramos ainda que o santuário terrestre foi feito seguindo o modelo do santuário que está no céu. Ver Hebreus 9:23 e 24. Chamo a atenção também para o juízo que Deus já começou no céu e necessitou de ter consigo os 24 anciãos por isso levou alguns homens santos para o céu, através da ressurreição.  A Bíblia não identifica quem são esses 24 anciãos, apenas dá algumas características deles: A) Vestidos de branco: Vestes brancas significa a santidade e a pureza dos servos fiéis. As únicas vestes adequadas dos vencedores sobre o pecado. B) Coroas de ouro: Coroa, aqui, vem da palavra grega stephanos, usada na Bíblia para identificar as coroas dos vencedores. Há uma outra palavra; diadema, usada tanto para falar dos falsos líderes, ver Apoc 12:3; 13:1 como para descrever o verdadeiro Rei, ver Apoc 19:12. Os anciãos sentados nos vinte e quatro tronos têm todo direito de usar coroas verdadeiras.

Encontramos também os vinte e quatro anciãos no capítulo 5 e 19 de Apocalipse, em sinal de adoração a Jesus:Veja os textos: “E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.” Apocalipse 5:8.

“E os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia!” Apocalipse 19:4

Alguns interpretam que eles são anjos, mas a maioria dos intérpretes da Bíblia afirmam que são homens, que representam a igreja de Cristo. Tanto anjos como homens adoram Jesus e encaixam-se nas descrições acima. Os que defendem que são seres humanos dizem que é improvável que sejam anjos, assim como poucos sugerem. A palavra grega traduzida como anciãos nunca é usada para se referir a anjos, mas apenas a homens, particularmente a homens de uma certa idade.

As características descritas mostram que são homens: a) Vestes brancas. Seu modo de vestir indica que são homens. Embora os anjos também apareçam descritos vestidos de branco; vestes brancas são mais usadas pelos crentes, simbolizando a justiça de Cristo que nos é dada na salvação. Ver Apocalipse 3:5,18 e 19:8. b) Coroa de ouro.  As coroas de ouro usadas pelos anciãos também indicam que estes são homens, não anjos. As coroas nunca são prometidas a anjos, assim como nunca vemos anjos as usando. A palavra traduzida como coroa aqui refere-se à coroa do vitorioso, usada por aqueles que venceram na batalha espiritual. Os anjos não caíram em pecados e não conhecem a luta dos humanos. c) Tronos. Sentar em tronos é prometido apenas aos homens.

Se os vinte e quatro anciãos são homens, quem são eles? A Palavra de Deus menciona que apenas algumas pessoas subiram aos céus; Enoque, Elias e Moisés. Mas ainda falta gente para completar o número de vinte e quatro. Quando Jesus ressuscitou, com Ele também ressuscitaram muitas pessoas para testemunharem da ressurreição de Cristo em Jerusalém. Veja o texto: “E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.” Mateus 27:52-53. 

Mas, para onde foram essas pessoas ressuscitadas? A Bíblia menciona que na ascensão de Cristo Ele levou consigo pessoas que estavam cativas na sepultura. Veja o que Deus diz: “Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.” Efésios 4:8. A tradução na linguagem de hoje traduz assim: “Quando ele subiu aos lugares mais altos, levou consigo muitos prisioneiros e deu dons às pessoas.” Uma interpretação literal da Bíblia permite-nos afirmar que os vinte e quatro anciãos, que foram visto por João, fazem parte desta pequena multidão de pessoas que ressuscitaram com Cristo e estão no céu. Veja que Maria, mãe de Jesus, viveu por mais tempo para além da ressurreição, por isso ela não foi para o céu. Mas curiosamente podemos deduzir que João Batista pode ter ressuscitado e ido ao céu com aquele grupo especial de arrebatados. Ele pode ser um desses anciãos. 

Os vinte e quatro anciãos estão lá porque foram escolhidos por Cristo, e gozam a alegria antecipada do céu. Para todos os filhos de Deus que forem fiéis estão reservadas vestes brancas, coroa de ouro e um trono. Temos as promessas, basta aceitarmos e estarmos preparados para a eternidade: “Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” II tim. 4:8

“O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” Apocalipse 3:5.

“Ao vencedor, Eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como Eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.” Apoc 3:21.


Luís Carlos Fonseca

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque