Seguidores

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Desafio aos jovens: Você é um líder, ou um Mané?

 

Desafio aos jovens: Você é um líder, ou um Mané?

Manoel Barbosa da Silva

 

“Não devemos elevar nossa norma apenas um pouco acima das normas do mundo, mas devemos procurar que a distinção seja decididamente notória. A razão por que temos tido tão pouca influência sobre parentes e amigos incrédulos, é que tem havido muito pouca decidida diferença entre nossas práticas e as do mundo.

Muitos professores permitem que sua mente busque um nível demasiado estreito e baixo. Não conservam sempre em vista o plano divino, mas estão fixando os olhos em modelos seculares. Olhai para cima, onde o Filho do homem... está em pé à mão direita de Deus" (Atos 7:56), e lutai então para que vossos alunos sejam colocados em conformidade com o Seu caráter perfeito. Indicai aos jovens a escada de oito degraus de Pedro, e ponde-lhes os pés, não no último degrau, mas no primeiro, e com fervor pedi-lhes que subam até o último.

Cristo, que une a Terra e o Céu, é a escada. A base está plantada firmemente na Terra em Sua humanidade; o topo em sua extremidade final alcança o trono de Deus em Sua divindade. A humanidade de Cristo envolve a caída família humana, enquanto a Sua divindade Se firma no trono de Deus. Somos salvos pelo subir a escada degrau a degrau, olhando para Cristo, apegando-nos a Cristo, elevando-nos passo a passo até a estatura de Cristo, de modo que Ele Se faz para nós sabedoria e justiça e santificação e redenção. A fé, a virtude, o conhecimento, o domínio próprio, a perseverança, a piedade, a fraternidade e o amor são degraus desta escada. Todas essas graças devem ser vistas no caráter cristão; e "fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo". II Ped. 1:10 e 11.

Não é coisa fácil obter o incalculável tesouro da vida eterna. Ninguém pode fazer isto e flutuar com a corrente do mundo. Terá que sair do mundo, separar-se, e não tocar coisa imunda. Ninguém pode agir como mundano sem ser levado pela corrente do mundo. Ninguém fará qualquer progresso”. CE - Pag. 133 


"Para satisfazer a mais elevada norma possível, precisamos ser perseverantes e decididos. Em muitos casos, precisam ser vencidos hábitos e ideais estabelecidos, antes de podermos fazer progresso na vida religiosa. ... A obra essencial é conformar os gostos, os apetites, as paixões, os motivos e desejos com a grande norma de justiça. A obra deve começar no coração. A menos que este esteja em perfeita harmonia com a vontade de Cristo, qualquer paixão dominante, qualquer hábito ou defeito, tornar-se-á um poder para destruir".  Conselhos Professores, Pais e Estudantes Pag. 505 

Os jovens, gostam de desafios:

Desafio nos esportes. Nos estudos. Nos negócios

Nas faculdades os jovens estudam matérias difíceis, e aprendem. Matemática, química, física quântica, filosofia, astronomia, etc.

Na igreja, tratamos os jovens, como se fossem idiotas

Tratamento diferenciado, Sermões açucarados. Músicas de gosto duvidoso, programas sociais de segunda classe, pois achamos, que se apresentamos a eles, algo mais elevados, eles não entenderam, não aceitarão, e poderão até sair da igreja

Nas universidades, os jovens, são gênios. Nas empresas onde trabalham, são bons funcionários, nos negócios são empreendedores, jovens, bem-sucedidos, que orgulham os pais e amigos.

 Na igreja, são tidos como uns manés, uns idiotas, tem que tratá-los, como deficientes mentais.

Os pastores dizem:

“Não podemos pregar esses sermões sobre profecias, teologia, escatologia... jovens não entendem esses temas”.

“Não devemos falar sobre essas normas e regras, pois os jovens, não irão gostar nem entender, poderão até sair da igreja”

 “Não podemos tocar músicas sacras, tampouco, eruditas, pois não irão gostar”

“Não podemos sugerir que eles se vistam com gosto apurado, com roupas decentes, roupas que não mostrem partes íntimas do corpo, eles não irão compreender”

“Temos que quebrar “paradigmas” precisamos abolir as normas e regras, estabelecidas no passado; normas essas endossadas pela Bíblia e o Espirito de Profecia, sim, temos que abolir essas regras, se não esses coitados, não aceitarão a Jesus, e os nossos, que já são da igreja, poderão sair”

“Nem podemos lhes dar responsabilidades, pois eles não saberão desempenhar”

Jovem, na universidade, na empresa onde você faz estágio, você é gênio. Você é respeitado, pela sua inteligência, pela sua dedicação, pelo seu desempenho

Na igreja onde você foi batizado, você está sendo tratado como um coitado, um mané, um deficiente mental

Vocês têm sido tratados e alimentados, com: sermões açucarados, programas diferenciados, músicas bem populares, barulhentas, sacudidas; pois a liderança, acredita que vocês não são capazes de entender uma boa melodia, de gostar de uma boa música erudita, muito menos entender a letra escrita em um português clássico.

Os cantores oportunistas, da MPA (música popular adventista) cada dia fazem músicas piores que as anteriores, para ganharem dinheiro à custa de vocês, pois eles acreditam que só terão sucesso perante uma juventude alienada, de mau gosto, se lhes apresentarem músicas no estilo de Anita, Pablo Vitar, e Jojô  Todynho. É assim que eles, os cantores da MPA, pensam a respeito de vocês.

Nos acampamentos e congressos, até as palestras que os palestrantes fazem para os jovens, geralmente são em torno de namoro, se é certo namorar rapaz ou moça “do mundo” se é certo beijar na boca, sair sozinhos, etc., etc. como se estivessem falando a uns coitadinhos inocentes

Infelizmente, vocês jovens, têm aceitado essa humilhação. Têm se deixado dominar por essa cultura que lhes impuseram. Tem “vestido a camisa” que lhes apresentaram, infelizmente, que são bobinhos, coitadinhos, uns alienados, gostaram, e até exigem que sejam tratados,  realmente assim. Vestiram a carapuça.

 

 

 

Hora de mudar

Jovens. Está na hora de vocês se rebelarem contra essa imposição. Vocês são iguais e talvez mais inteligentes e melhores, que essa velharia que expulsaram vocês da nave da igreja, para um salão qualquer, pomposamente chamado de “Salão Jovem” 

Está na hora de vocês, fecharem o Salão Jovem, voltarem para a nave da igreja, assumirem a liderança da igreja, e dos principais departamentos da mesma.

Vocês precisam ser os melhores pregadores, melhores líderes, grandes evangelistas, excelentes missionários.

Mostrem a todos que vocês são capazes de amar, música sacra, música clássica e erudita; que vocês dão conta de cantar grandes clássicos da música evangélica, até ópera, mostrem que vocês compreendem a diferença entre um violino clássico, e um tambor de crioula, chamado ultimamente de kahon

Sigam a orientação de Helen White que diz:

Não devemos elevar nossa norma apenas um pouco acima das normas do mundo, mas devemos procurar que a distinção seja decididamente notória”

A fé, a virtude, o conhecimento, o domínio próprio, a perseverança, a piedade, a fraternidade e o amor são degraus desta escada. Todas essas graças devem ser vistas no caráter cristão”

Você jovem, que está lendo esse texto. Topa esse desafio? ... ou você é mesmo um mané, um coitado, que só gosta de frivolidades, músicas e programas de segunda categoria?

Eu acredito em você jovem. Você não o é. Pois na universidade e no mundo profissional, você é um gênio. Respeitado por professores, colegas e chefes de repartição.

Voltem à nave da igreja. Assuma a liderança da mesma. Leia a Bíblia, os livros do Espirito de Profecia, e outros livros teológicos. Informe-se, cresça, suba a escada proposta no parágrafo anterior, mostre a Deus, a você mesmo, à igreja, e ao mundo que você é não é um incapaz, um alienado, um “maria vai com as outras” que segue, faz, e pensa como todo o mundo, só para não ser diferente.

Seja diferente. Mas que essa diferença seja no caminho do bem, do altruísmo, do crescimento intelectual, moral e espiritual. Que esse crescimento não seja apenas um pouco, mas que seja, grande, decididamente notória

Que o Nosso bom DEUS, te abençoe. Que todos os jovens da igreja, sejam grandemente abençoados por DEUS

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque