Seguidores

sexta-feira, 20 de março de 2015

Santificação


Resultado de imagem para imagens santificação

Santificação

A palavra santificação vem de um termo grego que significa "estar separado" ou "ser posto à parte com um propósito". Paulo diz que o crente fui "santificado pelo Espírito Santo" (Rom. 15:16). Escreveu aos coríntios que eles, santificados, são "chamados para ser santos" (1 Cor.1:2). Nós cristãos devemos ser "progressivamente santificados" ou "justificados" em santidade, à medida que permanecemos diariamente em Cristo – e obedecemos a Sua Palavra. Permanecer e obedecer são as chaves para uma vida dominada com sucesso pelo Espírito. Tanto quanto somos do Espírito Santo, somo santificados. A questão nunca é quanto você ou eu temos do Espírito, mas quanto Ele tem de nós.
As Escrituras ensinam que a "santificação" é composta de três etapas. Primeiro: no momento em que recebemos a Cristo há uma santificação imediata. A segunda etapa: à medida que progredimos na vida cristã, somos santificados progressivamente. A terceira: quando formos para o céu a santificação será total e "completa", que chamamos de "glorificação".
Um amigo nosso, que mora em uma das ilhas do Caribe comprou as ruínas de uma velha mansão. Aos seus olhos ela já é o que um dia será: bonita, restaurada, perfeita. É "santificada". Enquanto este dia não chaga, ele vai trabalhando nela, com seus recursos limitados, sua ingenuidade e seu amor. Para o transeunte em geral ela pode parecer parte de um filme de terror, com suas venezianas caídas, suas grades de ferro retorcidas, seu telhado de madeira remendado, seu assoalho liso de cerâmica. Mas para o nosso amigo ela é especial. Amada. Ele a vê como será um dia. Talvez o mundo esteja vendo o corpo de Cristo (a verdadeira Igreja) como outros vêem este mundo. Mas Deus o vê como será no fim. Perfeito, completo. Ele está sendo santificado. Aos olhos do nosso amigo a mansão já é bonita, porque sua mente a vê como já terminada. Trabalhando nela, ele a está restaurando, e quando algum dia terminar seu trabalho, a mansão será na realidade o que ele sempre esperava que ela seria.
De uma maneira muito mais profunda Deus olha para nós em Jesus Cristo. Ele já nos vê como se estivéssemos completamente santificados, porque Ele sabe como um dia seremos. Ele também está trabalhando na nessa restauração – estamos sendo santificados. Algum dia este processo estará concluído, quando formos para estar com Ele por toda a eternidade. Estaremos totalmente santificados.
J. B. Phillips diz que Deus nos predestina para "sermos familiarmente parecidos com Seu Filho" (Rom. 8:19). É o que está acontecendo a nós crentes agora. Estamos sendo santificados progressivamente – em direção à maturidade espiritual – para sermos parecidos com Jesus como irmãos Seus. Lembre-se que Jesus Cristo foi perfeito – e nós devemos esforçar-nos para obter a perfeição. Mesmo que receberemos só no céu completamente, ela já deve ser nossa meta agora. É isto que a Bíblia quer dizer quando ordena: "Como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pedro 1:15,16). Nós crescemos espiritualmente a cada conflito, turbulência, dificuldade, tentação, prova, etc., que afligem a cada cristão, lenta ou rapidamente, conscientes disto ou não. Mas chegará o dia em que tudo isto será coisa do passado, e nós estaremos completamente santificados: "Sabemos que, quando ele se manifestar seremos semelhantes a ele, porque havemos de vê-lo como ele é" (1 João 3:2).
Enquanto este dia não chega, os cristãos, dia a dia, semana após semana, mês após mês, devem andar no Espírito. Andar no Espírito significa ser dirigido e guiado pelo Espírito Santo. Isto acontece à medida que submetemos cada vez mais áreas da nossa vida ao controle da Espírito. Paulo disse: "Andai no Espírito, e jamais satisfareis à concupiscência da carne (os desejos da natureza humana, BLH)" (Gál. 5:16). O desejo em si mesmo não é errado; errado é o que desejamos ou cobiçamos – e quando cedemos.

Billy Grahan 



Nenhum comentário:

Postagens de Destaque