Seguidores

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Estudo Bíblico nº 10 A Bíblia Fala “Perante o Tribunal”


Estudo Bíblico nº 10 A Bíblia Fala “Perante o Tribunal”

A versão da Bíblia utilizada neste estudo é JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA: Revista e Atualizada no Brasil - 2ª edição - Edição de Bolso - Impressa pela Sociedade Bíblica do Brasil
Perante o Tribunal

Já presenciastes alguma vez o drama de um caso no tribunal, perante o juiz e o corpo de jurados? Quando uma pessoa é julgada por sua vida, qualquer prova, por pequena que seja, é pesada por seu defensor e seu procurador. Sua sorte pode depender da declaração de uma só testemunha. Diz-nos a Bíblia que todos temos de comparecer perante o tribunal de Cristo. Não há meio de fugir a esse dia! A pergunta a que tendes de responder é esta: "Estou eu preparado para apresentar-me ante o tribunal e ouvir o veredito?"

Faz mais de 2500 anos, Belsazar, rei de Babilônia, com mil de seus nobres, banqueteavam-se num luxuoso salão de festas. Divertiam-se tranqüilos, julgando inexpugnável a cidade de Babilônia. Para mostrar seu desafio às divindades de outras nações, e demonstrar sua força, ordenaram que fosse servido vinho nos vasos de ouro que haviam sido tomados do templo de Jerusalém. Beberam até ficarem totalmente embriagados. Deus observou esse desafio da parte de Belsazar e escreveu uma mensagem na parede estucada desse salão de festas. Mesmo em meio a sua libertina embriaguez esse nobres ficaram atônitos ante a mão que surgia das trevas e escrevia sua senteça de morte.

Diz a Bíblia que quando Belsazar viu a mão escrevendo, "seus joelhos batiam um no outro." Daniel 5:6 página 797. Aquilo não foi um truque de mágica. Foi uma mensagem de juízo e condenação, vinda de Deus. Foi chamado Daniel. Leu ele ao rei a mensagem, que dizia: "Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino e deu cabo dele. TEQUEL: Pesado foste na balança e achado em falta." Daniel 5:26 e 27 página 798. O tribunal divino julgara-o culpado. Não só perderia a vida na Terra, mas, tendo-se descuidado do preparo, perderia também a vida eterna. Cuidemos, não sejamos achados em falta, como Belsazar!

A BÍBLIA FALA

1.Quantos de nós teremos que comparecer ante o tribunal de Cristo? Resposta Bíblica, 2 Coríntios 5:10 página 1040.

2.A quem terá o homem de dar conta, nesse dia? Resposta Bíblica, Romanos 14:12 página 1019.

3.Onde começará esse juízo investigativo? Resposta Bíblica, I Pedro 4:17 página 1097.

4.Como indica Paulo que haverá um tempo determinado para o juízo? Resposta Bíblica, Atos 17:31 página 993.

5.Que mensagem dever ser proclamada a todo o mundo, anunciando o começo desse juízo? Resposta Bíblica, Apocalipse 14:6 e 7 página 1117.

6.Que registros são usados para julgar o indivíduo? Resposta Bíblica, Apocalipse 20:11 e 12 página 1122.

7.Quem, disse Daniel, forma parte do tribunal do juízo? Resposta Bíblica, Daniel 7:9 e 10 página 800.

8.Quanto do que tivermos feito se tornará conhecido naquele dia? Resposta Bíblica, Eclesiastes 12:13 e 14 página 626.

9.Que disse Cristo acerca de nossas palavras? Resposta Bíblica, Mateus 12:36 e 37 página 863.

10.Que livro contém os registros dos que seguem ao Senhor? Resposta Bíblica, Malaquias 3:16 página 847.

11.Em que livro estão registrados os nomes dos que aceitaram a Cristo? Resposta Bíblica, Filipenses 4:3 página 1059.

12.Que sucede com o nome daquele que uma vez aceitou a Cristo, mas depois volta a uma vida de pecado? Resposta Bíblica, Êxodo 32:31, 32, 33 página 86.

13.Que promessa é dada ao vencedor? Resposta Bíblica, Apocalipse 3:5 página 1109.

14.Que lei será a norma do juízo? Resposta Bíblica, Tiago 2:10, 11, 12 página 1091.

15.Que faz Cristo em nosso favor, no juízo? Resposta Bíblica, Hebreus 7:25 página 1083.

16.Se pecamos, que esperança nos é oferecida? Resposta Bíblica, I João 2:1 e 2 página 1101.

Segundo o livro de Daniel, estamos agora na hora do juízo. Daniel 8:14 página 801. Estão sendo examinados os casos dos que aceitaram a Cristo. Os que, pelo Seu poder, se tornaram vencedores, serão purificados de todos os seus pecados. Os que fizeram profissão, mas por sua vida negaram seu Senhor, terão seu nome apagado do Livro da Vida. Perguntareis talvez: "Se somos salvos pela graça, terão nossas boas obras qualquer parte em nossa salvação?" Nossas obras indicarão até que ponto foi a entrega de nosso coração. Muitos há que têm forma de piedade, mas por seus atos negam o poder de Deus em sua vida. Estes não entrarão na cidade eterna. Suas obras testificam que eram cristãos de nome, apenas. Cristo descreve este grupo de pessoas em Mateus 7:21, 22, 23 página 857: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.".

Os justos, por outro lado, mostram pelos frutos de sua vida que é o Senhor que os dirige. A vida que vivem agora, vivem-na pelo poder que Deus lhes comunica, morando Cristo neles. Se somos de Cristo e Ele é nosso Advogado no Dia do Juízo, o registro de Sua vida perfeita de obediência será aplicado ao nosso registro no Céu. A culpa de nossos pecados e erros foi por Ele assumida, morrendo na cruz do Calvário. Naquele dia estaremos perante o Senhor como se nunca houvéssemos pecado. Desaparecido terá o registro de nossos erros.

O Salvador está pronto para defender vosso caso. Ele deseja ser vosso Advogado. Não querereis depor em Suas mãos o vosso caso? Então porque não expressar este desejo a Deus em oração?

( ) Quero aceitar hoje a Cristo como meu Advogado.
( ) Preciso de auxílio especial para solucionar um problema em minha vida.

A Bíblia Fala é uma iniciativa independente que visa a pregação do evangelho. Nosso email para contato:contato@abibliafala.com


Luís Carlos Fonseca

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque