Seguidores

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Estudo Bíblico nº 12 A Bíblia Fala “O Dia do Senhor”

http://temasbblicos.blogspot.com.br/

Estudo Bíblico nº 12 A Bíblia Fala “O Dia do Senhor”

A versão da Bíblia utilizada neste estudo é JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA: Revista e Atualizada no Brasil - 2ª edição - Edição de Bolso - Impressa pela Sociedade Bíblica do Brasil

O Dia do Senhor

Faz anos, uma pessoa cristã, indo de casa em casa, animando os outros a estudarem a Bíblia, deteve-se para falar a um homem que trabalhava em um jardim. Quando lhe sugeriu que tomasse algum tempo para familiarizar-se com a Bíblia e com a mensagem que contém, disse-lhe aquele, categoricamente, que estava por demais ocupado para estudar a Bíblia. E para acentuar mais o pouco tempo de que dispunha, acrescentou: - Ora, tenho tanto trabalho que nem me sobra tempo para ler as revistas cômicas!

Muita gente tem a mesma atitude. Hoje em dia parece que todos andam tão ocupados que se acham incapazes de fazer tudo que deviam. Muitas pessoas têm o desejo íntimo de dedicar mais tempo a Deus. Gostariam de fazê-lo, mas a questão é: De onde tirar esse tempo?

Devemos ser muito gratos a Deus por entender Ele os problemas que nos assoberbam hoje. Ele tomou providências para que tivéssemos tempo para estudo, devoção e comunhão com Ele. Deus bem sabia que à medida que o tempo passasse e a vida se tornasse mais complexa, o homem teria a tendência de esquecer a relação existente entre ele e seu Criador. Por isso pôs à parte um período especial para que o homem pudesse refrigerar-se, deixando de lado seus muitos problemas, dificuldades e perplexidades, renovando sua relação com o Pai celestial.

Um psiquiatra disse a um paciente, não faz muito, que o que precisava era afrouxar completamente a tensão. Mediante o pagamento de alguns dolares por semana, o psiquiatra comprometeu-se a ensinar-lhe a arte. Devia simplesmente afastar de seu espírito todos os problemas. Afirmava o psiquiatra que se todas as pessoas removessem para longe todas as perplexidades por um dia na semana, afrouxando completamente a tensão, haveria pouca necessidade de instituições para doentes mentais.

Deus pôs de parte um dia no qual Ele deseja que renovemos nossas forças físicas e espirituais. DEle aprendamos agora alguma coisa acerca desse dia.

A BÍBLIA FALA

1.Em o Novo Testamento, como chama Cristo, nosso Senhor, Seu dia especial de repouso e adoração? Resposta Bíblica, Apocalipse 1:10 página 1108.

2.De que dia, disse Jesus, era Ele Senhor? Resposta Bíblica, Mateus 12:8 página 862.
NOTA: O Senhor diz que esse é o Seu santo dia. Isaías 58:13 página 675.

3.Que dia é o sábado do "Senhor teu Deus?" Resposta Bíblica, Êxodo 20:8, 9, 10, 11 página 72.

4.Quando foi o sábado criado, abençoado e posto à parte por Deus, como dia santo? Resposta Bíblica, Gênesis 2:1, 2, 3, 4 página 4.
NOTA: De Colossenses 1:16 página 1060 e João 1:1 página 944, aprendemos que foi Jesus o agente ativo da criação. Foi Ele, pois, que descansou no sétimo dia, e o abençoou e santificou.

5.Por causa de quem fez Deus do sábado um memorial de Seu poder criador? Resposta Bíblica, Marcos 2:27 e 28 página 887.

6.A quantos habitantes da Terra foi o sábado dado como um dia de recordação e repouso? Resposta Bíblica, Isaías 56:1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 página 673.

7.Que punição predisse Cristo que sobreviria à nação judaica se deixassem de santificar o sábado? Resposta Bíblica, Jeremias 17:27 página 698.

8.Que exemplo deu Jesus acerca do descanso do sétimo dia? Resposta Bíblica, Lucas 4:16 página 912.

9.Como protegeu Jesus o caráter sagrado do sábado, quarenta anos depois de Sua ressurreição? Resposta Bíblica, Mateus 24:20 página 878.
NOTA: Jerusalém foi destruída no ano 70 A.D.

10.Como honraram os seguidores de Cristo o Seu santo dia, depois da crucifixão? Resposta Bíblica, Lucas 23:56 página 943.

11.Quando pediram o gentios que Paulo lhes pregasse a verdade de Cristo? Resposta Bíblica, Atos 13:42, 43, 44 página 988.

12.Da mesma forma que seu Senhor, que fazia Paulo no dia de sábado? Resposta Bíblica, Atos 17:2 página 992; Atos 18:3 e 4 página 992.

13.Em que dia da adorarão todos a Deus, na Terra renovada? Resposta Bíblica, Isaías 66:22 e 23 página 681.

14.Que pede o Senhor ao Seu povo que faça em relação ao Seu santo dia? Resposta Bíblica, Isaías 58:13 e 14 página 675.

15.Como expressamos nosso amor a Deus por nos haver criado e redimido? Resposta Bíblica, I João 5:1, 2, 3 página 1104.

16.O exemplo de quem seguirão os cristãos, ao escolher um dia de adoração? Resposta Bíblica, I João 2:6 página 1101.

Várias vezes Deus afirma, na Bíblia, que o ato que O destaca como o Deus verdadeiro é Seu poder criador. Foi Ele que criou o mundo. A Terra não veio à existência por algum misterioso acaso, alguma explosão cósmica ou processo evolucionista. Ensina-nos a Bíblia que Deus, em Sua sabedoria, planejou este mundo e por Seu poder criador o trouxe à existência.

O sábado foi instituído como monumento comemorativo de Seu poder de criar. Deve também ser como um oásis para a alma do homem, no qual possa encontrar repouso e refrigério mediante a comunhão com seu Criador. A relação da criatura para com o Criador é a verdadeira base de todo culto. Visto como essa relação jamais se poderá mudar, através de toda a eternidade toda a criação adorará a Deus no Seu santo dia de sábado.

Nunca mais do que hoje careceu o homem de um tempo para se lembrar de Deus e de Sua obra de criação. Nunca mais do que hoje precisou o homem de um tempo de repouso e de completo afastamento dos cuidados da vida, de seu espírito. Unicamente seguindo o exemplo de nosso Senhor e usando o Seu tempo da maneira em que Ele nos instruiu, poderemos encontrar a bênção que Deus prometeu aos que O honram como o Criador. Jesus insta conosco para seguirmos Suas pegadas, imitando-lhe o exemplo. Não devemos fazer isso, também em relação com a observância do sábado?
Então porque não expressar este desejo a Deus em oração?
( ) É desejo meu, honrar a meu Senhor como Criador e Redentor.
( ) Estou disposto a seguir as pegadas de meu Senhor.

A Bíblia Fala é uma iniciativa independente que visa a pregação do evangelho. Nosso email para contato:contato@abibliafala.com


Luís Carlos Fonseca

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque