Seguidores

terça-feira, 23 de abril de 2013

1° encontro de pioneiros da IASD central de Palmas


por Heloísa Kayser

Um grupo alegre e cheio de histórias para contar se reuniu no domingo, dia 21 de abril. Acompanhados dos filhos e netos, os pioneiros da Igreja Adventista do 7° dia em Palmas realizaram seu primeiro encontro oficial.

A reunião foi realizada em clima descontraído na Chácara Raio de Sol, a cerca de 15 quilômetros de Palmas. Juntos, todos cantaram e relembraram suas experiências nos primeiros dias da construção da capital, quando os primeiros adventistas começaram a se reunir em um barracão de madeirite. Atualmente, o terreno dá lugar a Escola Adventista de Palmas.

Foi Dorival Silva, também pioneiro em Palmas, que organizou o encontro. Ele assistiu a expansão da Igreja Adventista na capital e no Estado e decidiu preservar essa história.

“Deus me mostrou que eu devia organizar esse encontro. O objetivo é brincar, confraternizar, mas principalmente manter viva a fé e o trabalho.” Declarou.


Dorival também demonstrou preocupação por amigos que se afastaram da fé, ou que apenas deixaram que atuar na Igreja depois da aposentadoria. “Meu sonho é que esse encontro os traga de volta, para que continuemos a caminhada trabalhando e esperando Jesus voltar”, contou Dorival.

Um momento que alegrou os presentes no encontro foi a leitura da primeira ata, que organizou a congregação e elegeu os primeiros líderes.

A leitura, realizada pela primeira secretária da Igreja, a professora Jeane Henke, a leitura despertou mais lembranças e histórias. “20 anos se passaram, e nós damos graças ao Senhor que tem nos conduzido”, agradeceu Wanderley Costa – o bioquímico é um dos fundadores da Igreja Central de Palmas e ainda atua no ancionato.

O primeiro pastor na cidade, Manoel Barbosa, compareceu à reunião. Contente de rever os amigos, Manoel preparou com antecedência um livreto com suas memórias dos primeiros dias de Palmas.


“Muita gente chegava de várias partes do Brasil; a maioria maioria com a família. Muitos desses ficavam apenas um ou dois sábados na Igreja Central e logo que se instalavam em alguma nova quadra da cidade, por lá começavam uma nova Igreja Adventista” relembra o ministro. Hoje, Manoel Barbosa atua no distrito de Divinópolis, também no Tocantins.


Ao redor da chácara Raio de Sol existem várias outras, com várias famílias habitando. Alguns desses pioneiros também têm propriedades da região. O encontro gerou uma nova proposta entre os participantes, de fundar uma nova Igreja Adventista no local.



Nenhum comentário:

Postagens de Destaque