Seguidores

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Lição 1 3° Trimestre 2013. - Reavivamento: nossa grande necessidade


29 de junho a 6 de julho






Sábado à tarde

Ano Bíblico: Sl 81–85



VERSO PARA MEMORIZAR:

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Ap 3:20).



Leituras da Semana:

Laodiceia é a última na sequência das sete igrejas do Apocalipse. O nome significa “povo julgado”. É também um símbolo apropriado para o povo de Deus nos últimos dias.

Laodiceia estava localizada em um vale aberto, no sudoeste da Turquia. Era uma importante capital financeira, um centro da moda, educação e medicina. Seus habitantes eram independentes, autoconfiantes e ricos.

Entretanto, na cidade havia falta de água, um recurso natural vital. A água era canalizada através de aquedutos romanos, a partir de uma fonte localizada oito quilômetros ao sul da cidade. No momento em que a água chegava a Laodiceia, estava morna. Jesus usou esse simbolismo para representar a condição de Sua igreja nos últimos dias, descrita como autoconfiante, complacente, apática e indiferente espiritualmente. Uma igreja que perdeu sua paixão e que precisa de um reavivamento espiritual.

Apesar disso, a mensagem de Laodiceia está cheia de esperança. Cristo fala ao Seu povo com amor, oferecendo-Se para satisfazer as necessidades dele e reavivar seus mais profundos anseios espirituais.






Domingo

Ano Bíblico: Sl 86–89



Esperança para Laodiceia


Jesus Se dirigiu a cada uma das sete igrejas de Apocalipse 2 e 3 com um título para Si mesmo apropriado à condição espiritual delas. Os títulos usados em Sua mensagem à igreja de Laodiceia ressoam com a certeza de renovação espiritual para todos os que atenderem ao Seu chamado.

1. Por que Jesus usou os títulos “o Amém”, “a Testemunha fiel e verdadeira” e “o princípio da criação de Deus”? Ap 3:14, 15; 2Co 1:20; Jo 3:10, 11; Cl 1:13-17

Em Apocalipse 3:14, a palavra grega para “princípio” é archê. Pode significar “princípio” no sentido de que a pessoa a quem ela se refere é o iniciador do evento ou ação. Nesse contexto, archê se refere a Jesus como Aquele que dá início, ou é a causa primeira de toda a criação. Em outras palavras, Ele é o Criador (Jo 1:1-3;
Ef 3:8, 9).

Isso é extremamente significativo. Jesus, que por Sua Palavra trouxe os mundos à existência, que criou a Terra, Aquele cuja palavra fez com que existisse vida, esse mesmo Jesus falou de esperança para Laodiceia. O Criador Todo-poderoso pode criar nova vida. Pode criar novos anseios espirituais em nosso coração. Ele pode transformar nossa vida espiritual.

2. Leia 2 Coríntios 5:17 e Gálatas 6:14, 15. O que esses textos significam para você?

Que esperança existe na mensagem à Laodiceia? Que encorajamento obtemos na introdução a essa mensagem de forte repreensão? Com qual dos três títulos de Jesus você mais se identifica, e por quê?




Segunda

Ano Bíblico: Sl 90–99



Uma repreensão amorosa


3. Por que Jesus repreendeu de modo severo a igreja de Laodiceia? O que significa ser morno? Que outras palavras Jesus poderia ter usado em lugar de “morno”? Ap 3:15, 16

Comentando Apocalipse 3:15, 16, Ellen G. White afirma: “A mensagem à igreja de Laodiceia se aplica mais claramente àqueles cuja experiência religiosa é insípida, que não dão decidido testemunho em favor da verdade” (The SDA Bible Commentary [Comentário Bíblico Adventista], v. 7, p. 962). Essa é uma afirmação fascinante. Uma experiência religiosa insípida é destituída de vida. Ela tem a “casca” de cristianismo, mas não tem a substância. Tem a forma externa, mas não tem o poder vivo. Os laodiceanos não são hereges nem fanáticos inflamados. Eles são, simplesmente, indiferentes. Parecem ser moralmente bons. Têm o que Paulo chama de “forma de piedade”, mas negam seu poder (2Tm 3:5). Jesus falou de pessoas religiosas em Seu tempo que O “[honravam] com os lábios, mas o seu coração [estava] longe [dEle]” (Mt 15:8).

4. Qual é o propósito da repreensão divina? Hb 12:7-11; Jó 5:17-19; Sl 94:12; Pv 29:15, 17

Nosso Senhor ama tanto Seu povo que não quer permitir a perdição dele. Deus fará o que for preciso para reacender a chama espiritual no coração desse povo. Sua forte repreensão é motivada por um amor ainda mais forte. O castigo revela Seu desejo de nos curar. O profeta Oseias ecoa esse sentimento com este chamado ao arrependimento: “Vinde, e tornemos para o Senhor, porque Ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará” (Os 6:1).

Será que Deus já usou experiências dolorosas, e até mesmo embaraçosas, para humilhar você e atraí-lo para perto dEle? As lições aprendidas nessas experiências garantem que você não terá que passar por elas novamente?






Terça

Ano Bíblico: Sl 100–105



Percepção e realidade


Existe um abismo entre o que Laodiceia diz e faz. Há um abismo ainda maior entre a experiência espiritual que ela acha que tem e o que ela tem realmente.

5. Como Laodiceia avalia a si mesma? Como Deus a avalia? Por que o povo estava cego acerca de sua verdadeira condição espiritual? Estamos cegos em relação à nossa condição espiritual? Ap 3:17

Um dos enganos fatais de Satanás é cegar-nos para a realidade de nossas necessidades espirituais. Alguns dos líderes religiosos do tempo de Jesus eram cegos para a própria pobreza espiritual. Eles eram membros da “igreja” que, enquanto esperavam a vinda do Messias, liam a Bíblia, guardavam o sábado e devolviam o dízimo. No entanto, muitos estavam em trevas quanto ao tipo de reino espiritual que o Messias anunciaria. Jesus os chamou de “guias cegos” (Mt 23:24). Paulo escreveu à igreja de Corinto sobre os incrédulos “nos quais o deus deste século cegou o entendimento” (2Co 4:4). Por isso, Jesus disse que veio para proclamar a “restauração da vista aos cegos” (Lc 4:18). Se permitirmos, Ele vai restaurar nossa visão espiritual perdida. No Novo Testamento, toda vez que Jesus abria os olhos dos cegos, estava revelando Seu desejo de abrir os olhos da nossa mente, a fim de nos habilitar a vê-Lo claramente.

6. Quais são as semelhanças entre as virgens insensatas e os membros da igreja em Laodiceia? Mt 25:1-13

De que maneiras você pode se manter espiritualmente alerta? Por que é tão fácil se tornar espiritualmente indiferente? Como podemos neutralizar a apatia religiosa?





Quarta

Ano Bíblico: Sl 106–110




O remédio divino


Há esperança para Laodiceia e para todos os que sofrem apatia espiritual e indiferença. Nosso Senhor tem o remédio divino. O fato de que o Senhor fala com a igreja mostra que existe esperança para ela, se Seu povo aceitar e seguir Seu conselho.

7. O que Jesus quis dizer quando falou de “ouro refinado pelo fogo”, “vestiduras brancas”, e “colírio”? Ap 3:18, 19; 1Pe 1:7; Zc 3:1-5; Ap 19:7-9; Ef 4:30

“Jesus vai de porta em porta e Se coloca diante do templo de cada coração, proclamando: ‘Eis que estou à porta e bato’ (Ap 3:20). Como celeste negociante, Ele abre Seus tesouros e clama: ‘Compre de Mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez’ (Ap 3:18, NVI). O ouro que Ele oferece é sem mistura, mais precioso do que o ouro de Ofir, pois consiste em fé e amor.

“As vestiduras brancas que Ele convida a pessoa a vestir são Suas próprias vestes de justiça, e o colírio para a unção é Sua graça, que dá visão espiritual para a pessoa em cegueira e escuridão, para que ela perceba a diferença entre as obras do Espírito de Deus e as do espírito do inimigo. O grande Negociante, possuidor de riquezas espirituais, diz: ‘Abra a porta, e negocie comigo. Sou Eu, seu Redentor que aconselha você a comprar de Mim’” (Ellen G. White, The Advent Review and Sabbath Herald [Revista Adventista e Arauto do Sábado], 7 de agosto de 1894).

Ellen G. White cita Apocalipse 3:20, mencionando que Jesus está à porta e bate. Jesus bate. Ele não derruba a porta para forçar a entrada. Isso significa que, no fim, independentemente do que Deus esteja disposto a fazer por nós, temos que fazer a escolha de deixá-Lo entrar.

Somos resistentes em abrir a porta para Jesus? Por quê? Qual é sua dificuldade? Que pecado ou prazer você não quer abandonar? O que é tão difícil renunciar?






Quinta

Ano Bíblico: Sl 111–118



Amor incansável


8. Compare Apocalipse 3:20 com Cantares 5:2-5. Que semelhanças você encontra nos dois exemplos? O que essas passagens revelam sobre o amor de Deus?

O jantar no Oriente Médio era e ainda é extremamente importante. Quando terminava o trabalho do dia e os homens voltavam dos campos para a refeição da noite, toda a família se reunia em torno da mesa. Na maioria dos casos, uma família vivia junto com outros parentes. Geralmente o número de pessoas no jantar era muito grande. Avô e avó, irmãos e irmãs, tias e tios, sobrinhos e primos, adultos e crianças podiam estar presentes. Nessa grande reunião, depois de um árduo dia de trabalho, histórias eram contadas, experiências compartilhadas e conselhos dados. Era um momento de comunhão, calor e intimidade familiar. Jesus deseja ter esse tipo de comunhão conosco.

9. Qual é o grande desejo de Cristo para cada um de nós? O que Ele prometeu? Ap 3:21

O Apocalipse menciona o trono de Deus 37 vezes. Isso é mais do que o número de ocorrências de qualquer outro livro da Bíblia. Diante do trono de Deus, vamos nos unir ao coro celestial e alegremente proclamaremos: “Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor” (Ap 5:12). Ele prometeu que, quando a longa saga do pecado chegar ao fim, poderemos participar dessa grande cena de festa e alegria.

Cristo usa a maior motivação para Seu povo indiferente no tempo do fim. Seu amor proveu a eternidade para nós. Temos sangue real correndo em nossas veias. Somos filhos e filhas do Rei do Universo. Podemos reinar para sempre com Ele, sentados no Seu trono. A maior motivação para nos acordar do sono espiritual é o infinito amor de Jesus, pois Ele deseja passar toda a eternidade conosco. Se isso não é suficiente para nos tirar da apatia espiritual, o que será? Se isso não é suficiente para nos colocar de joelhos dobrados, buscando o reavivamento, o que será?




Sexta

Ano Bíblico: Sl 78–80



Estudo adicional


“Reavivamento e reforma são duas coisas diferentes. Reavivamento significa renovação da vida espiritual, vivificação das faculdades da mente e do coração, ressurgimento da morte espiritual. Reforma significa reorganização, mudança de ideias e teorias, hábitos e práticas. A reforma não produzirá os bons frutos da justiça a menos que esteja ligada a um reavivamento do Espírito. Reavivamento e reforma devem fazer a obra que lhes é designada e, ao fazerem essa obra, têm de se unir” (Ellen G. White, Serviço Cristão, p. 42).

“As igrejas ainda podem obter o ouro da verdade, fé e amor, e ser ricas do tesouro celestial. ‘Aconselho-te que de Mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez’ (Ap 3:18). As vestiduras brancas são a justiça de Cristo, que pode ser introduzida no caráter. Pureza de coração e de motivo caracterizarão os que estão lavando suas vestiduras e tornando-as brancas no sangue do Cordeiro” (Ellen G. White, The Advent Review e Sabbath Herald [A Revista do Advento e Arauto do Sábado], 24 de julho de 1888)..


Perguntas para reflexão

1. Qual é o perigo da mornidão? Ela pode nos levar ao autoengano espiritual?

2. Por que alguns cristãos são tão radiantes e outros são tão indiferentes? Será isso apenas uma questão de personalidade, ou há algo mais profundo?

3. Como podemos manter a vibração e o crescimento espiritual? Como podemos nos proteger da mornidão?

4. Por que Deus preferiria que fôssemos “frios” em vez de “mornos”? Por que ser morno não é melhor do que ser totalmente frio? Dica: o que é mais confortável, ser morno ou frio?


Respostas sugestivas: 1. Porque Sua mensagem é verdadeira e Seu testemunho é fiel. Ele é o princípio porque é o Criador e Redentor, a causa básica de todas as coisas. Jesus cumprirá Suas promessas. 2. Estar em Cristo significa ser recriado. A criação destruída pelo pecado é renovada pela presença de Cristo. O passado de pecado se torna um presente vitorioso em Cristo. A mudança mais importante em nossa vida é operada pelo poder da cruz de Cristo. 3. Porque Deus ama a igreja e deseja resolver os sérios problemas espirituais representados por sua mornidão: indiferença, indecisão, orgulho e hipocrisia. 4. A nossa felicidade, justificação e santificação. Deus quer nos tornar sábios e obedientes. 5. Laodiceia se considera rica e sem necessidade de coisa alguma; Deus a considera infeliz, miserável, cega e nua; a igreja não consegue ver sua verdadeira condição espiritual porque olha para si mesma e deixa Jesus do lado de fora do coração. Perto de Jesus, a igreja perceberia sua miséria espiritual. 6. As virgens insensatas eram mornas porque não se preparam totalmente para o encontro com o noivo; não tinham o azeite, assim como Laodiceia não tem o colírio do Espírito Santo; as lâmpadas estavam vazias, sem óleo; Laodiceia é rica, mas não tem o ouro, vestes brancas e colírio; as virgens insensatas, assim como Laodiceia, não conheciam a Jesus. 7. Ouro: fé que atua por amor. Vestes brancas: justiça obtida pelo perdão e purificação concedidos por Cristo que nos leva a praticar atos de justiça. Colírio: o Espírito Santo, que nos convence da nossa necessidade e produz arrependimento em nosso coração. 8. Jesus bate à porta do coração de Seu povo e deseja comunhão plena com ele. Para isso, precisamos ouvir Sua voz, acordar, abrir a porta e ficar com Ele, dar atenção ao nosso Amado. A Sulamita ouve a voz do Seu amado, que bate na porta, pedindo permissão para entrar, mas não queria sair do conforto do seu sono para abrir a porta ao amado. 9. Que sejamos vencedores para que nos sentemos com Ele em Seu trono.

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque