Seguidores

sexta-feira, 19 de julho de 2013

A Mentalidade de Ajudar

valnei
E-mail Imprimir PDF
Fomos criados para compartilhar. Entretanto, a sociedade tem funcionado com muita pressão competitiva. A competição é saudável quando você luta consigo para melhorar seu jeito de ser. O resto é estresse. Orgulho ou maldade.
Quanto mais feliz e mais equilibrada emocionalmente uma pessoa vai se tornando, mais ela adquire uma mente ajudadora. Isto significa que ela apresenta uma mentalidade que se volta facilmente para oferecer soluções para as pessoas que vivem algum problema ou dificuldade e que solicitam ajuda. Não há medo de dar. Dar-se.
Uma empresa que presa seu nome tem um bom departamento de atendimento ao consumidor e quanto mais honesta é a intenção dela em oferecer bons produtos e/ou serviços ao público, mais ela tem esta mentalidade de ajudar. Ajudar a encontrar uma solução para o cliente, desejando que ele fique realmente satisfeito. Exemplo de alguém que se dispõe a ajudar, eu cito ROBSON PRADO, gerente da loja insinuante do shopping jardins, em Aracaju, que desde ontem tenta resolver um problema que uma outra loja da rede me criou. Apesar do problema não ser dele, tem demonstrado empenho em ajudar. A Loja que me deu o prejuízo fica em um shopping em Campina Grande, (Se Robson não me resolver o problema, terei que escrever uma matéria alertando outros clientes a tomarem cuidado com essa rede de lojas)
Se isto existe em cada membro de uma família, ela é muito feliz de verdade.
O prazer de ver o outro feliz é maturidade. O Brasil tem a fama de que os funcionários dos serviços públicos do governo atendem mal, não possuindo esta mentalidade de ajudar, mas de adiar, dar respostas vazias às solicitações, exigir propinas para realizar a tarefa, etc. Isto é ainda verdade, se bem que há instituições governamentais com boas melhoras no serviço e atendimento ao público. Entretanto, isto não é exclusividade de empresas do governo. Firmas particulares muitas vezes tratam com deficiência seus clientes, o que é uma burrice. Ou prepotência? 
Você precisa estar bem consigo mesmo para poder ter esta capacidade de ser ajudador, de ter uma mentalidade de ajudar. É muito confortador encontrar pessoas assim. E encontramos. Elas não são necessariamente pessoas ricas ou possuidoras de cultura.
Pessoas egoístas não estão felizes. Podem ser eficientes fazedores de dinheiro, mas não estão com serenidade. Pode ser que para alguns esta mentalidade ajudadora exija um treinamento. Mas ela tem muito que ver com uma estrutura de caráter.
Você tem que estar realmente feliz, maduro, equilibrado, desapegado do eu, para poder demonstrar este tipo de mentalidade, a qual é totalmente oposta àquela de querer levar vantagem em tudo. Querer levar vantagem em tudo é uma ganância e toda ganância leva à morte. Já reparou que tudo na Natureza dá ao invés de reter? E ela não é bela?
Aprenda isto. Concentre-se em como ajudar alguém hoje. Amanhã de novo. Decida fazer algo bom para alguém hoje sem que ninguém fique sabendo necessariamente. Pode ser um sorriso para a caixa do supermercado sem más intenções. Ou colaborar com o varredor de ruas e jogar o lixo no lixo. Pode ser estacionar seu carro ocupando só uma vaga porque você pode raciocinar e considerar que alguém mais precisará ocupar o espaço anexo ao seu veículo. Pode ser dar preferência ao pedestre atravessar a rua quando não há semáforo ali. Ou ajudar um idoso a subir num ônibus. Telefonar para um amigo com quem não fala há tempos e desejar um dia feliz. Ceder a vez para outro motorista mais apressado. Tanta coisa pode ser feita cada dia!
Ter uma mentalidade ajudadora é algo grandioso. Não é para qualquer um. Não se consegue isto em Faculdades. Não se compra isto em farmácias. Nenhum político tem poder de dar isto ao povo. É tarefa individual. Depende de uma decisão pessoal e consciente. É fruto de um desenvolvimento do caráter que trás paz para quem pratica e facilita a vida dos demais. Tenha esta mentalidade. É bom. Faz bem à saúde. Talvez você até possa abandonar alguns remédios que toma depois de praticar isto.
Fonte - http://www.radioeusou.com.br

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque