Seguidores

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Congresso no interior do Maranhão reúne pioneiros adventistas



Uma única esperança une cristãos ao longo da história do mundo. A confiança na promessa da volta de Jesus tem sido passada de geração em geração, através de pessoas que tiveram a coragem de enfrentar desafios, espalhar o evangelho, lançar raízes e unir suas famílias em um mesmo caminho. Em julho, famílias e amigos puderam se encontrar para relembrar o passado e olhar para o futuro.


Veja as Fotos


Nunca esquecer. Esse era o sentimento que permeava o encontro de famílias e amigos realizado em Governador Archer, Maranhão, entre os dias 04 a 06 de julho de 2013. Na igreja fundada em 1963, filhos, netos, bisnetos e vários pioneiros relembraram suas raízes e reafirmaram sua confiança na promessa que impeliu a vida de seus antepassados.

50 anos de história

O encontro foi aberto com uma festa de aniversário. Em 2013, a Igreja Adventista de Governador Archer – MA, completou 50 anos, e uma cerimônia reuniu membros de diversas igrejas da região de Dom Pedro – MA, e famílias pioneiras que voltaram de diversas partes do Brasil para o encontro.

A cerimônia de aniversário foi conduzida pelo pastor Janio, do distrito local; e contou com a presença do pastor Francinaldo, ministerial da Missão Sul-Maranhense, dos pastores Quirino e Francisco Oliveira, hoje aposentados; e do pastor Manoel Barbosa da Silva. Todos são filhos da Igreja Adventista de Governador Archer

O encontro

Foram três dias de louvor, confraternização e mensagens espirituais. A cidade recebeu com alegria os pioneiros e suas famílias. Os cultos foram recheados de histórias, relembrando histórias como a das famílias:

Família Barroso. Dessa família surgiram dois pastores de sucesso: José Barroso, que foi o primeiro da família a se tornar adventista e ajudou na conversão dos demais familiares; e Mateus Barroso que foi distrital bem sucedido por onde passou e departamental de publicações. Ainda há o Carlos Franca, genro do José Barroso. O Carlos foi evangelista bem sucedido e hoje se dedica educação na iniciativa privada.

Família Sousa
Manoel Sousa foi o primeiro adventista a chegar em Gov. Archer. Foi ele que juntamente com José Camilo, levou a mensagem do advento à cidade. Com o trabalho dos dois, e posteriormente com o trabalho do irmão Cirilo, dezenas de pessoas se tornaram adventistas do sétimo dia.

Família Barbosa
Elói Barbosa era fazendeiro e foi o primeiro morador de Governador Archer a se tornar Adventista do Sétimo Dia. Com a decisão dele, 45 pessoas, entre familiares e amigos, o acompanharam. Manoel Barbosa, autor desse blog, é neto de Elói Barbosa.

José Pereira dos Santos
Conhecido como Zé Liandra, foi um colportor de sucesso no maranhão. O resultado do trabalho feito por ele, só o céu poderá dizer. Zé Liandra e família foram evangelizados pela família Barbosa. O autor desse blog era criança e lembra-se de quando acompanhava o avô Elói nos estudos bíblicos dados aquela família no povoado “Centro da Lagoa” todos os sábados à tarde.

Irmão Luiz
Família de Dedé Lima
Conhecemos o irmão Dedé, em um povoado depois do Cocalinho, onde tínhamos roça. Nos finais de semana, íamos estudar a Bíblia com eles. O irmão Pedro Lima (pai, já falecido) aceitou a mensagem e com ele toda a família. Hoje o Dedé é o primeiro ancião da igreja

Tereza Martins e familiares
Tereza Martins, filha da Irmã Mariosa, sempre foi muito ativa na igreja, área da música. Por onde ela passa, surge um grupo musical. Foi evangelizada pela família Mendes Leal. Toda a família da irmã Mariosa é adventista, fruto do exemplo de uma mãe exemplar.

Família Mendes Leal
A família Mendes Leal é descendente do patriarca Raimundo Mendes, conhecido como Raimundo Vitória. Hoje essa família está espalhada pelos estados Piauí, Maranhão, Pará e São Paulo. Todos adventistas, em qualquer lugar onde moram são atuantes na Igreja. Destaque para o José Mendes que já fundou cinco igrejas.

O encontro foi encerrado no sábado à noite, com bolo e clima de saudade. Mas ficou combinado que esse foi o primeiro de muitos. A cada três anos, todo mês de julho, haverá um novo congresso de famílias e amigos da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Governador Archer, Maranhão. Fica o convite para 2016!

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque