Seguidores

domingo, 31 de março de 2013

São Adventistas do Sétimo Dia, os seguidores da Nova Semente?

Hoje ao acompanhar o início do culto de adoração e louvor a Deus na Nova Semente via internet - pelo motivo de estar fora de São Paulo, percebi um diálogo pelo chat entre uma integrante da Igreja Adventista do Sétimo Dia e dois integrantes de nossa sede.

A irmã, que parecia admirada, lança sua pergunta inicial ao assistir as integrantes do louvor: “Eu não entendo bem…esse povo é Adventista do Sétimo Dia??” (sic). Os integrantes da NS respondem apropriadamente que sim, esse “povo” aqui é adventista do sétimo dia. De imediato, ela afirma que também faz parte desse “povo”, mas não entende o que vê, porque na Igreja que frequenta é bem diferente, pois se fizesse parte do louvor vestindo calças compridas, não seria bem vista pelos membros.

Os integrantes explicam a ela que a NS tem uma nova metodologia, que nada tem a ver com rebeldia, pois acreditam nas mesmas coisas que ela em sua igreja, e, acima de tudo, é a Sede Global do novo projeto apoiado pela Conferência Geral. Um projeto para seculares e pós-modernos. Ainda assim, não convencida, compreensivelmente pelos hábitos que adquiriu, sem examinar tudo e reter o bem, replicou defendendo os costumes da igreja adventista dizendo que na igreja que frequenta eles têm regras, e ressalta – a Igreja tem regras.

Com toda a propriedade e respeito, os integrantes da NS responderam à irmã de fé que a Igreja a que ela se refere também obedece às regras advindas da direção geral da IASD, inclusive fazendo parte da Missão Mundial da IASD, tratando-se de um movimento de grandes ajustes nos formatos, sem comprometer os princípios bíblicos e adventistas. Nesse momento ela afirma não ser isso o que vê, e que tal mudança de paradigma ainda não havia chegado a sua Igreja, afirmando inclusive que seus pastores pregam que devemos ficar longe das influências do mundo.

Foi então que uma quarta pessoa entra no chat e, contrariado com o diálogo conduzido por um ancião e um diácono, que faziam seu papel como deve ser, qual seja esclarecer as dúvidas de nossa irmã de fé, e pergunta se não tem como desligar o chat, pois julgava que era um absurdo aos seus olhos que aqueles três estivessem discutindo durante a oração.

Diante deste diálogo profícuo e respeitoso por parte dos três, que terminou com trocas de endereços eletrônicos para dirimirem as dúvidas, com amor endereço ao irmão que se incomodou com o chat (que não emite sons a fim de atrapalhar-lhe a oração), a lembrança de um filme que retrata a hipotética existência de um quarto rei que deveria estar na companhia dos outros três que visitaram Jesus menino, mas lhe foi impossível, pois as jóias que tinha para presenteá-lo, ele delas se utilizou pelo caminho para salvar pessoas que se encontravam aflitas por algum motivo. Ao final do filme, passados mais de trinta anos cuidando dos carentes mediante o uso das pedras preciosas que tinha em seu poder, ele encontra o Mestre e ao reconhecê-lo diz não ser digno, pois não tinha mais as jóias com que deveria presenteá-lo. Quando então Cristo lhe diz que viu durante todos aqueles anos a maneira como o rei delas dispôs, afirmando-lhe que com tal atitude, ele Lhe concedeu o melhor presente dos quatro reis.

Para nossa amada irmã, portanto, deixo a seguinte passagem para que reflita – João 4: 7-10. A história do encontro de Jesus com a Samaritana. Samaritanos eram julgados pelos judeus por não seguirem as regras, em especial por se casarem com pessoas de outros povos. Por tudo isso os judeus não falavam com os samaritanos e nem mesmo os permitia frequentarem o templo. Jesus quebrou essa ignorância essencialmente humana ao se aproximar dela, não a julgando de forma alguma, ao contrário, pedindo a ela que lhe desse um pouco de água para beber.

E para todos nós, adventistas ou não, aos que se preocupam com as formas de adoração que justifiquem a aceitação de Deus, ou julgam aqueles que paralelamente ao culto estejam fazendo a obra de Deus, sem se preocuparem com a regra, mas apenas com o que lhes toca o Espírito Santo naquele momento, a resposta de Jesus:

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” João 4:23-24.
 Shabbat Shalom
Ṣadi – Um Peregrino da Palavra

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque