Seguidores

segunda-feira, 4 de março de 2013

Papisa, Olimpia mandou e desmandou no Vaticano

Fonte http://entretenimento.r7.com/blogs/r7-cultura

Tags: , , , , , , , ,

Por mais incrível que possa parecer, o Vaticano teve, sim, uma líder mulher, a papisa  Olimpia Maidalchini. Ela mandou e desmandou na Igreja Católica, enriqueceu e tonou-se tanto amada como odiada pelos fiéis. Por uma década do século 17, uma mulher comandou a Igreja Católica através de seu cunhado e suposto amante, o papa Inocêncio 10. Articulando assuntos de política internacional, travando guerras e patrocinando os maiores artistas barrocos de Roma, Olimpia mostrou-se uma mulher de extremo poder e fez fortuna com o ouro do Vaticano.
Descendente de uma família sem muitas posses, aos 15 anos ela escapou dos confins do convento, Olimpia jurou que nunca mais seria pobre, indefesa e submissa de novo. Casando-se pela primeira vez por dinheiro e pela segunda por um título da nobreza, ficou viúva duas vezes e, virtualmente sozinha, colocou o indeciso cunhado no altar da Basílica de São Pedro.
Ela acabou por tornar-se figura fundamental na instituição mais poderosa do mundo, a Igreja Católica – que proíbe veementemente mulheres de ocupar posições de liderança. Por mais de uma década no século XVII, no entanto, Olimpia foi tão poderosa quanto seu cunhado, o papa Inocêncio X, conhecido por ser um tanto indeciso. Ela nomeava cardeais, negociava com embaixadores e se servia de boa parte do tesouro dos Estados Pontifícios.
Oculto por quase quatro séculos, o best-seller Senhora do Vaticano investiga a história do poder absoluto de uma mulher sobre a igreja. Contra todas as expectativas, Olimpia tornou-se uma mulher de poder e sacudiu as bases do catolicismo. Admirada, odiada, invejada e temida, ela era uma mulher inteligente, ambiciosa e astuta num mundo dominado pelos homens. O cardeal Alessandro Bichi, em 1644, chegou a afirmar: “Acabamos de eleger uma papisa.”
(Indicado por Ligia Braslauskas, gerente de jornalismo do R7, @ligiakas)
Leia também:
Nem o papa está acima da lei dos homens: a Justiça
Livro revela cartas secretas do papa Bento 16
senhora do vaticano a verdadeira historia de olimpia maidalchinin a paisa secreta eleanor herman450 Papisa, Olimpia mandou e desmandou no Vaticano

Leia o Livro - Senhora do Vaticano - A Verdadeira História de Olimpia Naidalchini, a Papisa Secreta
496 páginas
R$ 49,90
Editora Objetiva
Compre no R7 Livros!

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque