Seguidores

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Omissão ou Manifestação? Silêncio ou Protesto?

Erzon Aduviri
  • Bom dia, nossa postura como pastores diante das manifestações devia estar baseado na Palavra do Sen hor.
  •  
    Admiro a coragem dos cristãos que participaram dos protestos. É louvável desejar mudanças positivas para um povo que sofre com a exploração insana de governos corruptos, organizações ou empresas que dilapidam os recursos, sem nenhuma responsabilidade social e ambiental. Como deveriam reagir os cristãos diante das injustiças sociais? Omissão ou Manifestação? Silêncio ou Protesto?
    Os cristãos devem se posicionar e não devem se calar, mas serão essas manifestações o modo apropriado de os cristãos reagir as injustiças?
    As manifestações desses últimos dias foram diametralmente opostas aos conselhos bíblicos, os quais deveriam nortear as ações, intenções e reações dos cristãos nesse momento de crise. Quais são elas? Eis algumas:
    "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem." Romanos 12:21
    "Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos." 1 Tessalonicenses 5:15
    "Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a." 1 Pedro 3:11
    "Quanto àquele que paga o bem com o mal, não se apartará o mal da sua casa." Provérbios 17:13
    Apenas para pensar um conselho bíblico, aqui vai mais um: "Fique longe das discussões tolas e sem valor, pois você sabe que elas sempre acabam em brigas." (2 Timóteo 2:23 NTLH)
    Não parece ser sábio ou prudente a um cristão estar em meio a manifestações onde o Espírito de Deus não está. E como saber se Ele não está?
    Simples: "Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz. (1 Coríntios 14:33) e "Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. (Tiago 3:16)
    Essas explosões de ânimo, violência e destruição é a mais clara evidência da atuação de um outro espírito contrário ao de Deus. "Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito." (Judas 1:19)
    O salmista expressou seu desejo a Deus: "Não apanhes a minha alma com os pecadores, nem a minha vida com os homens sanguinolentos, Salmos 26:9
    A justiça é desejável, mas o cristão entende que ela não é fruto de manifestações, pois "Nossa alma espera no SENHOR; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo. (Salmos 33:20), "A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele. (Lamentações 3:24), e que "Nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça. (Gálatas 5:5)
    O desejo de mudança e melhoria das condições humanas é legitimo e próprio aos cristãos. Atividades e iniciativas que levem o bem estar e minimizem o sofrimento é dever cristão. Mas o Espírito de Deus não se faz presente nessas manifestações onde predomina a violência, depredação, gritaria e ódio. Em realidade, o que ocorre ali é uma clara evidência da presença de um outro espírito contrário ao de Deus. Não devemos criticar nem julgar aqueles que decidem fazer parte dessas manifestações, mas não é prudente ou seguro estar onde possivelmente o Senhor não esteja. Pense nisso: "Quando é retirada a mão de Deus que restringe, o destruidor começa sua obra. Então ocorrerão as maiores calamidades em nossas cidades. (Manuscript Releases, vol. 3, pág. 314).
    Diante de tudo que esta acontecendo no Brasil, como cristão volto meus olhos para a volta de Jesus. Este mundo de acordo com as profecias, vai de mal a pior, só Jesus é a nossa Esperança. Levanta a bandeira de Jesus e se envolva na pregação do evangelho.

    Erzon Aduviri é pastor adventista e mora em Itajaí, Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque