Seguidores

sábado, 29 de junho de 2013

Sermão de Cerimônia de dedicação. - Móveis, utensílios de Santa Ceia, equipamentos de áudio e vídeo.



O sonho da Davi
2. crônicas 4: 6-22

Também fez dez pias; e pôs cinco à direita e cinco à esquerda, para lavarem nelas; o que pertencia ao holocausto o lavavam nelas; porém o mar era para que os sacerdotes se lavassem nele.
Fez também dez castiçais de ouro, segundo a sua forma, e pô-los no templo, cinco à direita, e cinco à esquerda.
Também fez dez mesas, e pô-las no templo, cinco à direita e cinco à esquerda; também fez cem bacias de ouro.
Fez mais o pátio dos sacerdotes, e o grande átrio; como também as portas para o pátio, as quais revestiu de cobre.
E pôs o mar ao lado direito, para o lado do oriente, na direção do sul.
Também Hirão fez as caldeiras, as pás e as bacias. Assim acabou Hirão de fazer a obra, que fazia para o rei Salomão, na casa de Deus.
As duas colunas, os globos, e os dois capitéis sobre as cabeças das colunas; e as duas redes, para cobrir os dois globos dos capitéis, que estavam sobre a cabeça das colunas.
E as quatrocentas romãs para as duas redes; duas carreiras de romãs para cada rede, para cobrirem os dois globos dos capitéis que estavam em cima das colunas.
Também fez as bases; e as pias pôs sobre as bases;
Um mar, e os doze bois debaixo dele;
Semelhantemente as caldeiras, as pás, os garfos e todos os seus utensílios, fez Hirão Abiú ao rei Salomão, para a casa do SENHOR, de cobre polido.
Na campina do Jordão os fundiu o rei, na terra argilosa, entre Sucote e Zeredá.
E fez Salomão todos estes objetos em grande abundância, que não se podia averiguar o peso do cobre.
Fez também Salomão todos os objetos que eram para a casa de Deus, como também o altar de ouro, e as mesas, sobre as quais estavam os pães da proposição.
E os castiçais com as suas lâmpadas de ouro finíssimo, para as acenderem segundo o costume, perante o oráculo.
E as flores, as lâmpadas e os espevitadores eram de ouro, do mais finíssimo ouro.
Como também os apagadores, as bacias, as colheres e os incensários de ouro finíssimo; e quanto à entrada da casa, as suas portas de dentro do lugar santíssimo, e as portas da casa do templo, eram de ouro.
2 Crônicas 4:6-22
O sonho da Davi
2. crônicas 4: 6-22

O sonho de Davi era construir um templo, que honrasse o nome de Deus a quem ele tanto amava.
Ele era músico. Gostava de cantar, tocava seu instrumento, uma harpa, e compunha músicas.
Gostava de estar na igreja, que ainda era o santuário construído por Moisés.  Que apesar de ter sido feito do melhor material possível, já estava bastante desgastado pelo tempo, e não satisfazia as necessidades da população, pois era apenas um templo portátil.

Davi pôs em seu coração o propósito construir um templo que fosse digno do Deus a quem adorava. Porém, por ordem divina, ele foi impedido de realizar o sonho. O profeta disse-lhe que ele não poderia executar a obrar por ter as mãos manchadas com sangue. Havia matado muita gente, por este motivo não deveria construir o templo, mais um filho seu faria isto por ele. 1Crôn. 22: 6-19

Davi aceitou a ordem divina e não construiu o templo; porém acumulou todo o material que pôde pedras e metais, para que quando o filho, Salomão resolvesse construí-lo, estivesse mais fácil.
Salomão tão logo empossado rei no lugar do pai tratou de por em execução o projeto

“Salomão pôs em execução sabiamente o plano tão longamente acariciado por Davi, de construir um templo ao Senhor. Durante sete anos Jerusalém esteve repleta de ocupados obreiros, empenhados em aplainar o local escolhido, abrir as grandes valas, assentar os amplos fundamentos - "pedras grandes, e pedras preciosas, pedras lavradas" (I Reis 5:17), talhar os pesados troncos vindos das florestas do Líbano, erguer o magnificente santuário.

“Simultaneamente com a preparação da madeira e pedra, em cuja tarefa muitos milhares estavam aplicando suas energias, a manufatura do mobiliário para o templo ia progredindo constantemente, sob a liderança de Hirão, de Tiro, "um homem sábio de grande entendimento, ..." hábil para "lavrar em ouro, e em prata, em bronze, em ferro, em pedras e em madeira, em púrpura, em azul, e em linho fino, e em carmesim". II Crôn. 2:13 e 14 Perfeitamente em harmonia com os Modelos

Assim, à medida que o edifício sobre o Monte Moriá ia sendo silenciosamente erguido com pedras preparadas, "de maneira que nem martelo, nem machado, nem nenhum outro instrumento de ferro se ouviu na casa quando a edificavam" (I Reis 6:7), os belos utensílios eram trabalhados conforme os modelos entregues por Davi a seu filho - "todos os vasos que eram para a casa de Deus". II Crôn. 4:19. Eles compreendiam o altar de incenso, a mesa dos pães da proposição, o castiçal com as lâmpadas, os vasos e instrumentos relacionados com a ministração dos sacerdotes no lugar santo - tudo "de ouro, do mais perfeito ouro". II Crôn. 4:21. O mobiliário de bronze - o altar de ofertas queimadas, o grande lavatório sobre doze bois, as pias de menor tamanho, com muitos outros vasos - "na campina do Jordão os fundiu o rei na terra argilosa, entre Sucote e Zeredá". II Crôn. 4:17. Esse mobiliário foi provido em abundância, para que não houvesse falta.

De inexcedível beleza e inigualável esplendor era o régio edifício que Salomão e seus homens construíram a Deus e ao Seu culto.
Guarnecido de pedras preciosas, circundado por espaçosos átrios com magnificentes vias de acesso, revestido de cedro lavrado e ouro polido, a estrutura do templo, com suas cortinas bordadas e rico mobiliário, era apropriado emblema da igreja viva de Deus na Terra, a qual tem sido edificada através dos séculos segundo o modelo divino, com material que se tem comparado ao "ouro, prata e pedras preciosas", "lavradas como colunas de um palácio". Deste templo espiritual Cristo "é a principal pedra de esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor". Efés. 2:20 e 21.

Apropriado emblema.

O conjunto. Edifício e utensílios formavam um todo.
Esse todo era o símbolo da igreja de Deus. Cada objeto, cada detalhe, cada enfeite, simbolizava cada um dos membros que compõe esse corpo místico que é a igreja, no qual a cabeça é Cristo.
Por isto que tudo na igreja deve ser do melhor, dentro de nossas condições financeiras, pois cada detalhe representa a entrega de nosso ser a Jesus, e não há ninguém mais ou menos importante. Se cada objeto representa um de nós, como parte desse corpo, cada detalhe dever do mais puro bom gosto.

“Afinal o templo planejado pelo rei Davi e construído por seu filho Salomão estava concluído. "Tudo quanto Salomão intentou fazer na casa do Senhor e na sua casa, prosperamente o efetuou." II Crôn. 7:11. E agora, para que o palácio que coroava as elevações do Monte Moriá pudesse ser, sem dúvida, como Davi havia desejado, um lugar de habitação não "para homem, senão para o Senhor Deus" (I Crôn. 29:1), restava a solene cerimônia da dedicação formal a Jeová e Seu culto.

O local em que o templo fora construído era, havia muito, considerado sagrado. Foi ali que Abraão, o pai dos fiéis, revelara sua disposição de sacrificar seu único filho, em obediência à ordem de Jeová. Ali renovara Deus com Abraão o concerto de bênção, que incluía a gloriosa promessa messiânica feita à espécie humana, de libertamento por meio do sacrifício do Filho do Altíssimo.
Foi ali que, quando Davi ofereceu sacrifícios queimados e ofertas pacíficas para deter a espada punitiva do anjo destruidor, Deus lhe respondeu com fogo enviado do Céu. I Crôn. 21.
E agora os adoradores de Jeová mais uma vez ali estavam, para encontrar-se com seu Deus e renovar-lhe os votos de fidelidade.” Profetas e Reis.Pag 37

Estes objetos não poderão ser usados em outras finalidades, que não estas a que estão sendo destinadas.
Não podemos retirar deste recinto qualquer destes móveis ou utensílios, para serem usados em qualquer evento, a não ser, em eventos que promovam a pregação do evangelho e a salvação de almas, pois é para este fim que eles estão sendo consagrados.

(Neste momento, passaremos a dedicar esses singelos utensílios, que serão usados nas cerimônias sagradas deste templo. )

Cerimônia de dedicação
Móveis, utensílios de Santa Ceia, equipamentos de áudio e vídeo.

Dirigindo-se à congregação, o ministro dirá:

Graças à prosperidade com que o Senhor nos aben­çoou, e tendo completado a aquisição dos móveis desta casa de ado­ração, mediante sua graça e seu poder, estamos hoje reuni­dos perante sua santa presença para dedicar-lhe estes móveis e utensílios, a fim de usá-los para a glória de seu nome.

"Neste templo será elevado ao Todo-poderoso o incenso do louvor, e estes utensílios serão usados  nas ordenanças sagradas da casa de Deus.

Estes receptores de televisão serão usados para transmitir a pregação do evangelho quando por via satélite, for pregado a mensagem da salvação,

A aparelhagem de som, com todos os seus componentes, levarão de modo audível, a todos, a mensagem que será proclamada neste lugar sagrado.

Os móveis adquiridos serão para o conforto dos fieis, e para que sejam atendidos com maior comodidade os que adentrarem neste lugar sagrado.

As bacias serão usadas exclusivamente para a cerimônia da purificação através do símbolo da humildade o Lava-pés

Os cálices e as baixelas conduzirão os símbolos sagrados do pão e do vinho que representão o corpo e o sangue de Jesus

As toalhas que fazem parte da cerimônia do lava pés, bem como, as que compõem o embelezamento desta casa e as demais peças do mobiliário, e os enfeites que os acompanham,  são a demonstração do cuidado, do carinho e do amor, das diaconisas e demais líderes desta igreja

Rogamos ao Altíssimo que abençoe a todos os que se dedicaram em adquirir estes bens móveis, colaborando de alguma forma para os mesmos fossem adquiridos.
É nosso desejo que Deus aceite a oferta destes utensílios  como a expressão sincera de corações agradecidos e mãos dispostas, e que Ele derrame suas ricas bênçãos sobre todos os que estão participando desta dedicação.
Neste empenho devemos nos consagrar hoje mesmo; para este fim, dedicamos estas dádivas a Deus, para sua honra, louvor e gloria, como demonstração da nossa gratidão e do reconhecimento da sua soberania sobre nós.

Rogamos que Deus aceite a entrega de nosso coração, que o fazemos com prazer, como oferta maior e desejo sincero de lhe obedecer.

Leitura responsiva

E agora, de acordo com o propósito para o qual estamos reunidos, devemos fa­zer as seguintes dedicações:

Ministro: "Dedicamos estas coisas, àquele de quem procede toda boa dádiva e todo dom perfeito, Deus nosso Pai, para a honra de Jesus Cristo seu Filho, nosso Senhor e Salva­dor, e para louvor do Espírito "Santo, o Consolador, fonte de luz e vida."

Igreja: "Dedicamos estes bens a Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo."

Ministro: "Dedicamos tudo isto, à pregação do evangelho, para que os pecadores se arrependam e para que os cren­tes sejam edificados no conhecimento espiritual da ver­dade, e em todas as esferas da vida em Cristo."

Igreja: "Dedicamos nossas dádivas à pregação do evangelho."

Ministro: "Para adoração de Deus com cânticos e orações, para o ministério da Palavra, e para o santo cumprimento das ordenanças, dedicamos estes utensílios a Deus nosso Pai em oração."

Igreja: "Dedicamos tudo para a glória de Deus."

Ministro: Para a pregação do evangelho; para que almas sejam alcançadas; para os fieis louvar a Deus; para a salvação das crianças, a preparação dos jovens, o consolo dos anciãos; para ajudar os ne­cessitados; para promover a fraternidade no gênero hu­mano; e finalmente, para a extensão do reino de Deus, dedicamos neste santo lugar, todos os seus móveis e utensílios."

Igreja: "Dedicamos tudo para a glória de Deus."

Ministro: "Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, declaro esta casa, com todos os seus móveis e objetos separados de todo uso profano, e consa­grados à adoração no serviço do reino de Deus Todo-poderoso, a quem seja a glória e a majestade, o domínio e o poder pelos séculos dos séculos. Amém."

Leitura bíblica

Todos - "Levanta-te, ó Senhor, e vem para o teu repouso, tu e a arca da tua força. Vistam-se os teus sacerdotes de retidão; alegrem-se os teus santos. Por amor de Davi, teu servo, não faças virar o rosto do teu ungido." (Salmo 132:8-10).


Nenhum comentário:

Postagens de Destaque