Seguidores

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Os maus-tratos na família

Maria de Fátima Damasceno Peresque

Enrique R. Falabella observou que "os maus-tratos físicos na família são uma prática que está ocorrendo com menos frequência em algumas sociedades, e regozijamo-nos com isso. No entanto, ainda estamos longe de eliminar os maus-tratos emocionais. O dano causado por essa forma de maus-tratos permanece em nossa lembrança, fere nossa personalidade, semeia ódio no coração, baixa nossa autoestima e nos enche de temor."
Na maioria dos casos (se não na totalidade deles) os maus-tratos emocionais decorrem de palavras ditas em meio a discussões, em geral, de forma impensada e sob o efeito da ira.
Como, então, evitar que essas situações ocorram?
Ora, se quisermos tornar nosso lar um pedaço do céu, precisamos incorporar em nosso agir virtudes celestiais, tais como:
1) Persuasão: o dicionário Priberam da Língua Portuguesa traz como definição do verbo "persuadir": levar o convencimento ao ânimo de alguém. A verdade é que ninguém consegue convencer ninguém aos berros e ofensas.
Em um diálogo, especialmente aqueles que envolvam assuntos delicados, é preciso melhorar a comunicação.

Evite:
Criticar
Desprezar
Ficar sempre na defensiva
Afastar-se física ou emocionalmente

Procure:
Mostrar-se interessado e atencioso
Ouvir atentamente
Expor de forma clara suas intenções
Concordar com o que for verdade
Assumir os próprios erros
Elogiar o cônjuge
2) Longanimidade: é a virtude daquele que suporta os desafios e segue adiante, apesar dos obstáculos. Uma atitude positiva em relação a si mesmo, ao cônjuge e até em relação a vida é fundamental para a manutenção de um casamento feliz e duradouro.
3) Brandura: é o oposto da severidade. Evite ser crítico ou implicante demais. Via de regra, cada pessoa conhece suas fraquezas. Não há a necessidade de ficar constantemente lembrando o cônjuge das que ele possui.
Críticas e reclamações constantes não mudam ninguém. Ao passo que tratar o outro com doçura pode realizar verdadeiros milagres!
4) Mansidão: ao contrário do que muita gente pensa, mansidão não consiste em ser passivo e apático.
Jesus Cristo ensinou: "Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra." (Mateus 5:5), sendo Ele mesmo o exemplo perfeito dessa virtude. Manso é aquele que não se deixa levar pela ira, que possui controle total sobre seu temperamento, sob qualquer circunstância.
5) Amor sincero: "(...) mas o maior destes é o amor." (I Cor 13:13)
A esse respeito, Spencer W. Kimball ensinou: "Não é suficiente abster-nos do adultério. Precisamos tornar o relacionamento matrimonial sagrado, sacrificar-nos e esforçar-nos para manter o afeto e o respeito que sentíamos durante o namoro. Deus deseja que o casamento seja eterno (...). Realizar diariamente atos de cortesia e bondade de modo consciente e amoroso, faz parte do que o Senhor espera de nós."
Agora, imagine um local tranquilo e cheio de paz. Um lugar onde as pessoas podem conversar e compartilhar sentimentos e ideias com confiança. É possível sentir o amor que as pessoas que ali vivem sentem umas pelas outras.
Conseguiu imaginar?
Pois saiba que com persuasão, longanimidade, benignidade, mansidão e amor sincero é possível transformar seu lar nesse lugar especial!


Maria de Fátima Damasceno é colaboradora desse Blog e mora em Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque