Seguidores

terça-feira, 14 de maio de 2013

O Vestuário na Igreja ASD-MR

Materia colhida no Blog "História do Movimento de Reforma". Cuja autora, Silvana Abreu, sabiamente abandonou aquele barco furado, quando descobriu a igreja verdadeira.

O Vestuário na Igreja ASD-MR

Nesse post todos poderão ver o quanto os reformistas são fanáticos  extremistas e obcecados pelo tema do vestuário. Postei todo material que possuo sobre o que eles escreveram sobre o tema ao longo dos meus 16 anos nesse movimento.

O assunto do vestuário na Bíblia se resume em alguns versículos e nos testemunhos de Ellen White também não são muitos.

Como Ellen via a questão do vestuário: 
"Não considero a questão do vestido de importância tão vital como o sábado" pág. 542 1Test. para a Igreja. 

"Ninguém precisa temer que eu faça da reforma do vestuário um dos meus assuntos principais..." pág 543 Test.p Igreja vol 1 

"Não impelirei nem condenarei ninguém. Esta não é a obra que me foi designada. Idem
"Muito sentimento infeliz foi suscitado por aqueles que estavam constantemente impondo a reforma do vestuário sobre suas irmãs. Com os extremistas, essa reforma parecia constituir a síntese e a substância de sua religião. Era o tema de conversação e a preocupação de seu coração; e a mente deles era assim desviada de Deus e da verdade". Testemunho para a Igreja vol. 4, pág. 636.

"Muitos há cuja religião consiste em criticar os hábitos de vestuário e as maneiras. Querem levar todos à sua própria medida. Desejam alongar os que parecem demasiado curtos para sua norma, e cortar outros que parecem por demais compridos. Eles perderam o amor de Deus do coração; porém, julgam possuir espírito de discernimento. Acham que é prerrogativa sua criticar, julgar, devem, porém, arrepender-se de seu erro, e desviar-se de seus pecados..." R&H, 27-8-1889, citado em "Ellen White- Mensageira da Igreja Remanescente" p.201. 

Não é isso que se vê na reforma o tempo todo? Foi isso que vi nos 16 anos que estive lá e em suas publicações.

Abaixo preparei um apanhado da obsessão (preocupação constante) reformista pelo tema do vestuário. E poderão ver pelos seus frutos que são os extremistas e fanáticos de quem falou Ellen White.

1- A lei do vestuário na igreja da reforma



2-As cartas circulares 
Todas as cartas circulares que recebi no tempo que fui membro dessa igreja. Todas falando sobre a reforma de vestuário e o mundanismo na igreja




Carta Circular de 28 de junho de 1999


Carta Circular de 31 de agosto de 1999 



2 Cartas Circular de 2002 - uma distribuída na igreja e outra para os assinantes da revista Observador da Verdade que recebi na época

3-Lições da Escola Sabatina
O assunto do vestuário na lição da escola sabatina é bem comum. Fiz uma pequena pesquisa sobre o assunto nas lições que possuo e encontrei dois estilos de abordagem do tema na lição. Um é dedicar todo o assunto da semana ao tema e o outro é inserir uma pergunta sobre o tema. Na minha pesquisa encontrei duas com uma lição totalmente dedicadas ao assunto e uma lição com a questão misturada com outros assuntos, como poderão ver abaixo.

O estilo da primeira lição que coloquei a imagem é a mais comum e não coloquei outras por ser bem cansativo ficar lendo as lições para achar uma pergunta com a temática do vestuário, mas o assunto é bem recorrente na igreja da reforma como podem observar.




Lição do 1º trimestre de 2002, pág. 21


 Lição do 3º trimestre de 2002, págs. 48 a 53



Lição do 1º trimestre de 2007, págs. 84 a 90




4-Revista Observador da Verdade

O assunto do vestuário na Revista Observador da Verdade, revista oficial do movimento também é recorrente e as vezes repetem o mesmo artigo, como é o caso da revista de 1999 e 2011. Não tenho muitas revistas da igreja porque nos últimos anos para receber a revista tinha que pagar separadamente. Quando a revista vinha junto com quem fazia a assinatura da lição da escola sabatina, eu as tenho, mas depois não recebi mais.

Uma vez que fiz a assinatura me arrependi muito, pois não me enviaram as revistas corretamente, faltando uma que nunca recebi. Fiquei bem indignada e decidi não mais assinar, pois eles não eram confiáveis em cumprir o negócio feito. Reclamei, mas nunca me mandaram a revista e nem reembolsaram o meu prejuízo  um péssimo exemplo de cristianismo. Nem as revistas do mundo nós deixam no prejuízo como fez a reforma comigo.

Revista Observador da Verdade de julho/agosto de 1992, ano 52, nº4 - págs. 19-22
Revista Observador da Verdade de setembro/outubro de 1999, ano 59, nº5 - págs. 11-18








Revista Observador da Verdade de abril/junho de 2011, ano 71, nº 2 - págs 4-11









5-Semana de Oração:
Na minha pesquisa encontrei duas revista da Semana de Oração falando sobre o tema do vestuário.

Revista Observador da Verdade - edição especial - Semana de Oração de dezembro de 2004 - págs. 22-23



Revista Observador da Verdade - edição especial - Semana de Oração de dezembro de 1984 - págs. 16-19




6-Sermões
Eles pregam bastante sobre o assunto, apesar dos membros, principalmente as mulheres não gostarem muito. Na minha pesquisa encontrei esse sermão programado pela liderança da igreja. Coloquei-o como prova de que isso existe.


Nenhum comentário:

Postagens de Destaque