Seguidores

terça-feira, 21 de maio de 2013

Adolescentes do estado de Sergipe participam do Adole 2013


Fonte  http://www.portalulb.org.br/mse/noticias
  21/05/2013 - Publicado por Érica Lucile Assunção Barbosa Dresch da MSE
 
   

São Cristovão, SE... [ASN] Radical com Jesus. Este foi o tema do Adole 2013, encontro que todos os anos reúne adolescentes adventistas de Sergipe, com idade entre 13 e 17 anos. O evento aconteceu entre os dias 17e 19 de maio e foi exclusivo para meninos. Assuntos como estilos de vestimenta, finanças, alimentação, uso de anabolizantes, espiritualidade, namoro e sexualidade, escolha da profissão e internet foram temas de discussão e palestras.

Marcos Vinícius Souza Nascimento tem 13 anos e veio da cidade de Lagarto para o acampamento. Ele diz ter aprendido muito com o programa. “As palestras me incentivaram a não fazer as coisas erradas. Falou sobre a sexualidade, sobre o namoro, sobre as coisas erradas que eu não estava sabendo. É que menino é muito difícil de interagir com as mães e a gente se abriu mandando perguntas por mensagens. Aprendemos mais e agora não vamos fazer mais coisas erradas”, declara Marcos.

O evento serviu para aproximar e fortalecer as amizades com outros garotos que partilham da mesma fé e dos mesmos princípios de vida. O estudante Wesley Feitosa de Moura Santos disse que o Adole 2013 para ele foi marcante em diversos pontos. “Está sendo muito legal porque está unindo muito o pessoal da cabana, do nosso distrito, nós não tínhamos muito contato antes, mas agora a gente está praticamente como melhores amigos aqui, isso é muito legal para nós que somos dessa idade, por que temos que nos relacionar bem para produzir um futuro melhor para nossa sociedade”, afirma.

O Adole 2013 foi organizado pelo Ministério do Adolescente da Igreja Adventista para o Sergipe. Marciley Militão Melros, diretora do ministério para o Estado, acredita que a proposta do evento só para garotos melhora o aprendizado e pode se abordar assuntos próprios para eles. “O objetivo de fazer um acampamento com essa faixa etária era de deixá-los mais próximos de Jesus e levantar questões que para eles são importantes, porque estão em uma fase de transição, de formação. Então a gente queria deixá-los num ambiente mais à vontade, para que as questões fossem naturalmente esclarecidas e que eles dissessem assim ‘a nossa igreja realmente se preocupa com a gente e quer que a gente tenha um crescimento em todas as áreas, tanto profissional, como a intelectual, a questão espiritual, principalmente, emocional e até a sexual’”, explica.

“Foi super legal, muitas coisas que eles passaram vai ficar para nossa vida inteira”, diz José Lucas da Silva, que tem 15 anos e mora em Itabaiana.

Os garotos entenderam que ser radical não significa fazer tudo o que os amigos fazem, mas se manter firme nos seus princípios independente da pressão do grupo. Por isso o tema do Adole 2013 foi Radic@l.com.Jesus. Durante o programa os garotos foram presenteados com um livro que tinha como título o tema do evento.

Willian Victor Câmara da Paixão mora em Aracaju e conta a importância do encontro para sua vida: “Esse é meu primeiro Adole, então é muito especial para mim que tenho só três anos de batismo. O nosso compromisso aqui foi que todos nós fizéssemos um voto que é o de fazer sexo só depois do casamento, porque isso é especial”, salienta.

O último dia foi marcante e cheio de atividades, logo às 5 da manhã foi realizada uma trilha até o alto da serra, para se exercitar e realizar um culto ao nascer do sol. Em seguida tiveram um torneio de jogos de futebol. Mesmo com chuva 11 equipes disputaram o 1º lugar, que acabou sendo da equipe de Novo Paraíso, da cidade de Aracaju. Junto com a premiação, também veio uma surpresa: depois de três dias convivendo apenas com rapazes, uma torcida feminina veio realizar a entrega dos troféus. Esse foi o único momento em que eles tiveram a presença de garotas no evento, mas foi por poucos minutos, pois logo após o almoço as atividades foram encerradas.

Marciley adimirou a conduta dos adolescentes, que tiveram um ótimo comportamento durante o Adole 2013. "Tudo o que nós gostaríamos de passar para eles, nós conseguimos. Alcançamos 100% do que estava proposto ao sonharmos com o Adole 2013 e eles estão felizes, eles gostaram”, declara Marciley.

A administração da Igreja Adventista do estado de Sergipe, juntamente com a equipe do Ministério do Adolescente para a região já está preparando a próxima edição do Adole, que acontecerá em 2014 e que reunirá meninos e meninas. [Equipe ASN, Érica Lucile Dresch]

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque