Seguidores

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Concílio reúne líderes das igrejas adventistas de Sergipe

Fonte 
http://www.portalulb.org.br/mse/noticias


09/05/2013 - Publicado por Érica Lucile Assunção Barbosa Dresch da MSE

 

Aracaju, SE... [ASN] O dia 5 de maio reuniu em concílio um grupo de líderes de igreja conhecido por “anciãos” e “diretores de grupos”. O título de Ancião não tem a ver com homens velhos ou avançados em idade, até porque o trabalho de um “ancião” demanda bastante energia, mas é dado por causa da função que requer experiência, responsabilidade, caráter cristão e profunda comunhão com Deus.
Na Igreja Adventista do Sétimo Dia esse líder é responsável por auxiliar o pastor no desenvolvimento da congregação local. Visto que os pastores têm mais de uma igreja para atender, em sua ausência, é o ancião quem dá todo o suporte necessário aos fiéis, sob as orientações do pastor.
O evento, chamado Concílio Anual de Anciãos e Diretores de Grupos, reuniu na Igreja Adventista Central de Aracaju aproximadamente 500 participantes que foram ao encontro a fim de obter mais informações sobre o trabalho e as atividades da igreja e como alcançar melhor desempenho em suas funções.

Este ano o tema do encontro foi cuidado com a família. Por causa da correria do dia-a-dia, muitas vezes o casal acaba se distanciando e os filhos ficam sem a atenção devida. Por isso, o Concílio veio com a finalidade de fortalecer os lares desses líderes, a fim de que eles possam crescer em união e, assim, servir melhor à igreja local.
O pastor Luiz Carlos Gondim foi um dos palestrantes, ele acredita que o seu papel no evento, assim como dos demais participantes, foi ajudar os casais, para que eles possam crescer juntos. “Os casais vivem dificuldades naturais, como é comum em toda conjugalidade, portanto o que está envolvido na vida deles não é somente o serviço à igreja, mas também os seus relacionamentos, com os seus filhos e com seus cônjuges. Eles precisam aprender a buscar a Deus e viver na dependência dEle para poder servir de maneira mais profunda, de maneira mais identificada com a unção de Cristo”, declara Gondim.
Pelas declarações de quem assistiu aos seminários é possível perceber que os resultados do evento foram positivos. O representante de vendas Valdir Santos de Souza salienta a importância de eventos que venha a colaborar com o crescimento do líder no aspecto religioso. “Esse evento significou para mim uma aproximação maior de Deus, como ancião na minha igreja creio que vou levar uma bagagem forte para o crescimento da minha igreja. Isso foi um suplemento para minha força espiritual”, enfatiza Souza.
O casal José Antônio Santos Souza, professor, e Maria Lucia Feitosa Ulisses Souza, dona de casa, ficaram felizes com o encontro. Este ano foi a primeira vez que as esposas dos anciãos e diretores de grupos foram convidadas a participar, motivo de alegria para elas que saíram do concílio com uma visão diferente do papel das mulheres no trabalho da Igreja. Agora, cientes que seus maridos, como líderes de uma congregação, precisam de total apoio e que as esposas podem ser grandes auxiliadoras. “Eu aprendi principalmente sobre interação. Ter comunhão com Deus, e também interação no casamento. Preciso ter comunhão no casamento e com meus filhos”, conta Maria Lucia.
Ros’Helena de Lima Braga, nutricionista, é casada com um pastor. Ela entende que o papel da esposa de um ancião é semelhante ao da esposa de pastor e os temas explanados durante o dia serviram para esclarecer isso na mente delas. Ros’Helena expressou a sua satisfação com o evento: “Grandioso! Nossa foi sem palavras, muito emocionante, muito edificante, para a vida ministerial e de todos os líderes da igreja, anciãos e esposas de anciãos que estavam aqui presentes. Eu tenho certeza que todos gostaram bastante porque focou muito a importância da base da igreja, que é a família desses líderes, então foi bem interessante”, declara.
O casal Souza ficou empolgado com o evento. José Antônio afirma: “foi um encontro maravilhoso porque trouxe a importância da comunhão, da missão e do relacionamento. Auxiliou muito no contato do ancião com a sua esposa, com seus filhos e também com seus irmãos na fé. Foi maravilhoso! Gostei muito!”.
Se depender da administração da Igreja Adventista no estado de Sergipe, não irão faltar eventos como esse. O pastor Jorge Luís de Oliveira Sousa, secretário da sede Adventista para o Estado, afirma que toda a administração quer ver as igrejas funcionando de uma forma simples e saudável, por isso tem oferecido cursos, “a gente quer ver a nossa liderança fortalecida, porque eles ocupam os púlpitos. O objetivo do programa de hoje é colocar a nossa liderança em comunhão, relacionamento e envolvidos na missão, e ver os nossos líderes tendo lares mais felizes”, diz Sousa.
Para o cozinheiro Manoel Messias de Lima, o maior aprendizado do dia é que ele precisa estar envolvido no processo de comunhão, relacionamento e missão, porque assim poderá desenvolver um trabalho melhor com seus liderados. “E aí eu posso passar mais experiência e também adquirir mais experiência com eles”, reitera Lima.
Para todos que participaram do Concílio Anual de Anciãos e Diretores de Grupos não será preciso esperar 2014 para apreciar outros eventos como o desse domingo, pois novos projetos estão por vir. O pastor Jorge Luís explica: “A gente vai continuar dando outros cursos, estamos indo nas igrejas. Toda a administração está mobilizada para o crescimento da igreja e eu acredito que dessa forma nós teremos uma liderança mais preparada para apressar a vota do Senhor Jesus”. [Equipe ASN, Érica Lucile Dresch]

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque